62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 3. Ecologia Terrestre
EFEITOS DO AUMENTO DA DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES EM UMA ÁREA DE CERRADO SENTIDO RESTRITO SOBRE A ANATOMIA DE FOLHAS DE DUAS ESPÉCIES NATIVAS ARBÓREAS
Lucas Evangelista Gonçalves 1
Mercedes Maria da Cunha Bustamante 1
1. Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:
As características edáficas são relevantes na determinação da morfologia e anatomia da vegetação em sistemas naturais. Nas últimas décadas, porém, a vegetação nativa vem sofrendo impactos, devido principalmente à expansão das fronteiras agrícolas sendo o aumento da disponibilidade de nutrientes um fator importante. Estudos em anatomia ecológica visam entender a relação entre a estrutura anatômica vegetal e os diversos fatores ambientais. O enfoque no presente trabalho é na essência ecológico, mais que botânico, pois são as diferenças anatômicas que foram analisadas, de maneira qualitativa e quantitativa, mas sem a finalidade taxonômica ou sistemática. Este estudo procura avaliar quais são os efeitos do aumento da disponibilidade de nutrientes em médio prazo, na anatomia de duas espécies nativas arbóreas: Blepharocalix salicifolius e Styrax ferrugineus.
METODOLOGIA:
A área de estudo é um cerrado sentido restrito localizado na Reserva Ecológica do IBGE situada a 35 km ao sul de Brasília - DF, submetido a quatro tratamentos de adição de nutrientes, sendo eles nitrogênio (N), fósforo (P), cálcio (Ca), fósforo mais nitrogênio (NP) e o controle sem fertilização. Indivíduos dos tratamentos Ca e P não foram incluídos neste trabalho. Folhas de indivíduos das espécies estudadas foram coletadas e fixadas no campo em FAA 70 e armazenadas posteriormente em etanol 70%. O estudo foi feito a partir da região mediana de folhas adultas completamente expandidas de três indivíduos de cada espécie por tratamento, as quais foram retiradas na altura de alcance das mãos ao redor da árvore. Secções transversais foram feitas a mão livre com navalha e auxílio de base fixada em mesa. Posteriormente segui-se o protocolo amplamente utilizado no laboratório de anatomia vegetal para a obtenção de lâminas permanentes.
RESULTADOS:
Após a descrição anatômica de ambas as espécies, nenhuma diferença aparente entre as folhas de S. ferrugineus foi observada entre os tratamentos de adição de nutrientes. São necessários estudos mais detalhados que vão além da comparação visual a partir da descrição anatômica para se verificar se de fato não há diferenças. Em B. salicifolius, no entanto, observou-se estruturas que apareciam dispersas no mesofilo e que aparentemente tinham diferenças entre as folhas dos tratamentos, em especial os idioblastos com cristais de oxalato de cálcio. Para a contagem foi definido o número de vinte cortes por folha e uma área de 350.000 µm2 próxima à nervura central em cada corte. A maior diferença entre o número de estruturas nos tratamentos foi em relação aos cristais de oxalato de cálcio. Os tratamentos controle e nitrogênio apresentaram valores semelhantes, enquanto o tratamento nitrogênio + fósforo apresentou média bem superior aos outros dois tratamentos.
CONCLUSÃO:
Resultados de estudos anteriores no mesmo projeto de pesquisa deste trabalho, mostraram que a concentração de cálcio em folhas de B. salicifolius foi significativamente maior no tratamento NP em relação aos outros tratamentos. Esse dado corrobora o fato de haver mais cristais de oxalato de cálcio nas folhas dessa espécie nesse tratamento. O aumento da concentração de Ca nas folhas, e por conseqüência também do número de cristais de oxalato, se deve ao fato de o fertilizante superfosfato simples (tratamento com P) conter Ca em sua fórmula. As folhas de S. ferrugineus não responderam da mesma maneira que as folhas da outra espécie estudada. Existem vários motivos que possam ter levado a isso. Apesar de estar exposta às mesmas condições, é preciso saber qual é o tipo de metabolismo de Ca que S.ferrugineus apresenta e caso ela faça depósitos de cristais de oxalato, quais são os órgãos e tecidos em que isso ocorre.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: anatomia ecológica, adição de nutrientes, cristais de Oxalato de Cálcio.