62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A AULA-CAMPO COMO RECURSO DIDÁTICO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AÇÃO DA SALA VERDE IFF- CAMPOS
Hamilton Cassiano Dias 1, 2
Gisele da Silva Gonçalves 1, 2
Ricardo Pacheco Terra 1, 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF-Campos)
2. Programa Sala Verde IFF-Campos(MMA)
INTRODUÇÃO:
Esse artigo relata uma das atividades que vem sendo implementadas pela "Sala Verde IFF - Campos". Nesse caso, uma Aula-Campo que foi realizada com os alunos do curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental do Instituto Federal Fluminense, no Delta do Rio Paraíba do Sul. O objetivo foi sensibilizar os alunos a utilização do "estudo do meio" como recurso didático no processo de ensino/aprendizagem, pois o curso contempla profissionais de diversas áreas, como Educação, História, Geografia, Biologia e outros. A relevância desse trabalho está em estimular a importância da prática da Aula-Campo nos cursos de Educação Ambiental, pois é um procedimento que envolve a relação sociedade e natureza. O Programa Sala Verde é um Centro de Informação Ambiental coordenado pela Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, para democratizar o acesso a materiais, publicações e informações ambientais. E realizar atividades sobre Educação Ambiental (cursos, palestras, oficinas, aulas de campo) que são iniciativas onde se articulam as dimensões da informação e da formação em Educação Ambiental. A Sala Verde IFF - Campos propõe novas formas de relacionamento e sinergia entre os diversos grupos sociais e as questões ambientais da Região Norte Fluminense.
METODOLOGIA:
O Estudo do Meio (Aula-Campo) permite treinar os olhos para ver, como também, a mente para generalizar os conhecimentos obtidos, além disso, permite fazer relações entre as escalas global, regional e a local, possibilitando uma melhor interpretação da realidade (FREINET, 2001; REIGOTA, 2004). Assim, os alunos do curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental puderam perceber na observação direta as paisagens locais na escala real. A Coleta de dados secundários proporcionou uma "reflexão teórica" através da análise de documentos, artigos, livros e periódicos que respaldam o estudo do tema. Na Coleta de dados primários foi utilizado o recurso das "Notas de Campo", onde o pesquisador toma nota sobre o que deve observar e descrever no campo, resultando em um registro escrito detalhado. Outro recurso aplicado foi o "Diagnóstico de campo/paisagem", o que possibilitou elaborar um banco de registros fotográficos que contempla um roteiro com os principais pontos de parada, observados durante a aula-campo. A área de estudo contemplou um percurso no Delta do Rio Paraíba do Sul, localizado na zona costeira do Município de São João da Barra, na Região Norte Fluminense. Esse trecho apresenta um significativo fragmento de vegetação de restinga, lagoas costeiras e manguezais.
RESULTADOS:
O percurso da aula-campo permitiu que conhecimentos fossem contextualizados a partir das paisagens que estavam sendo observadas. Sendo assim, os resultados apontam que a aula-campo foi uma proposta viável para sensibilizar e conscientizar alunos do curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Onde foi possível contextualizar na aula as questões sociais e ambientais, criando a possibilidade de formar profissionais mais críticos quanto à fragilidade dos ecossistemas locais. Na Primeira parte do percurso da aula-campo (Delta do Rio Paraíba do Sul), os alunos puderam observar o ecossistema de manguezal nas ilhas da Foz do Rio Paraíba do Sul. Na Segunda parte do percurso da aula-campo foram identificadas restingas e lagoas costeiras do complexo Iquipari-Açú, nesse trecho, os alunos puderam perceber a formação de espécies pioneiras de vegetações rasteiras e gramíneas, como a "salsinha da praia" ou cipó-da-praia. Mais para o interior da restinga de formação do período quaternário foi possível identificar que os substratos tornam-se mais densos e volumosos em forma de vegetação de moitas de clúsias, cactus, guriri, bromélias e outras.
CONCLUSÃO:
A ação da Sala Verde IFF-Campos, em promover aulas de campo com os alunos do curso de Educação Ambiental, estimula professores de várias disciplinas a promoverem esse tipo de aula em suas escolas. Como também, demonstrar que não é preciso se deslocar muito para a realização do estudo do meio. Já que o mesmo ensina e promove a aprendizagem de conteúdos sócio-ambientais como forma vivenciada, sensibilizando e promovendo transformações no comportamento dos alunos, desenvolvendo assim, atitudes e valores éticos do ser humano em relação à natureza. Nesse sentido, com a realização dessa atividade foi possível refletir a respeito dos ecossistemas, geomorfologia, uso e cobertura da Zona costeira do Delta do Rio Paraíba do Sul, apontando para a necessidade de preservação e sensibilização, no qual pesquisas relativas à educação ambiental são de extrema importância, pois esta compreende o ambiente como um todo, de forma holística e não fragmentada. Assim, o auxílio da Aula-Campo no curso de pós-graduação em educação ambiental, estimula os alunos à percepção ambiental de forma mais crítica.
Palavras-chave: Aula-Campo, Pós-Graduação em Educação Ambiental, Ação Sala Verde IFF-Campos .