62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
A PESQUISA COM IMAGENS NO CAMPO EDUCACIONAL: UM OLHAR SOBRE O CONTO "BRANCA DE NEVE"
Carolina Barrozo Sampaio Mendonça 1
Ane Rose de Jesus Santos Maciel 2
Marilúcia Pereira do Lago 3
Giovana Scareli 4
1. Depto. de Ciências Biológicas e Saúde, Curso de Psicologia - UNIT
2. Depto. de Ciências Humanas e Sociais, Curso de História - UNIT
3. Profa. Dra. - Depto. de Ciências Biológicas e Saúde, Curso de Psicologia - UNIT
4. Profa. Dra./Orientadora - PPED - Programa de Pós Graduação em Educação - UNIT
INTRODUÇÃO:

O presente projeto buscou investigar o campo da educação visual fazendo um recorte específico na produção imagética referente aos contos de fadas com destaque a produção infantil da Branca de Neve, objetivando a compreensão do movimento decorrente da construção dos saberes a partir das experimentações com as imagens. A relevância do projeto está no desenvolvimento dos estudos no campo da educação visual, no qual procuramos despertar o interesse pelas imagens e pela produção imagética como campo de atuação investigativa, na produção de conhecimento e de uma educação estética que se interesse em refletir sobre a produção e as formas de divulgação de tais imagens.

METODOLOGIA:

Investigamos e tematizamos o campo da educação visual através da análise de imagens que ilustram ou fazem referência aos contos de fadas, neste caso, ao conto da Branca de Neve. A abordagem escolhida para o desenvolvimento deste projeto encontra aporte nas pesquisas qualitativas e para desenvolver esta pesquisa, foi necessária a construção de um banco de dados de imagens em diferentes suportes a fim de verificar como este conto foi ilustrado através de várias décadas, por diferentes autores, de diferentes países. De posse deste conjunto de imagens, analisamo-nas à luz de teorias apropriadas a cada suporte; como também analisamos o campo da educação visual, questionando quais seriam as metodologias mais apropriadas para a análise de produtos culturais, visto que, por ser um campo investigativo, relativamente novo, não há metodologias pré-definidas. Isto significa que a metodologia é desenvolvida paralelamente ao projeto, sendo também uma questão de pesquisa.

RESULTADOS:

O estudo deste conto, Branca de Neve, ampliou as discussões e os entendimentos sobre a produção de imagens que ilustram ou fazem referência aos contos de fadas. Foi possível verificar recorrências e permanências em relação às principais cenas que ilustram o conto trabalhado. Isto demonstra que esses momentos da história, dignos de serem ilustrados, são aqueles que trazem ou uma carga dramática muito forte como também algo simbólico muito importante para o desenvolvimento daquele sujeito que vê e que, nem sempre saber ler, ainda. Através das imagens é possível recontar o conto e compreender símbolos importantes para o desenvolvimento do sujeito. Além disso, este trabalho poderá fomentar discussões e a preocupação de diversas áreas que tangem esta temática, como por exemplo: educação, comunicação, história, psicologia, entre outras que, com certeza poderão afinar seus olhares e compreensões acerca desse conjunto de imagens.

CONCLUSÃO:

Com a pesquisa, nos foi possível verificar que as imagens consumidas desde a infância, como é o caso destas imagens que analisamos neste projeto, são fundamentais para a construção do sujeito, de sua identidade e de suas moralidades. Através das imagens, seus signos e símbolos, um certo conhecimento está se construindo, embora, nem sempre possamos averiguar, com precisão, quais conhecimentos são esses. Porém, podemos afirmar, que há o desenvolvimento de uma educação estética, de elaborações psicológicas e da formação de um leitor, que inegavelmente são constituídas à partir da experiência com os contos de fadas.

Instituição de Fomento: Programa Voluntário de Iniciação Científica - PROVIC/UNIT
Palavras-chave: Educação, Contos de Fadas, Educação Visual.