62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE TOMATE (Lycopersicon esculentum, Mill.) SUBMETIDAS A DIFERENTES MÉTODOS DE REMOÇÃO DE MUCILAGEM
Francilene de Lima Tartaglia 1
Gizelle Kvasne 1
Amanda Thirza Lima Santos 1
Jhonatas Cortes Rosa 1
Maria Elessandra Rodrigues Araújo 2
Andreza Pereira Mendonça 2
1. Centro Universitario Luterano - ULBRA, Agronomia
2. Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná - IFRO, Licenciatura em Química
INTRODUÇÃO:

O tomate (Lycopersicon esculentum, Mill.), pertencente à família das Solanaceas, é uma planta herbácea de pequeno porte, de grande importância econômica no Brasil. Pode ser cultivada na forma tutorada ou rasteira, e sua propagação ocorre por meio de sementes. Por esse motivo, é imprescindível a utilização de sementes de alta qualidade, com alto poder germinativo e que produza plântulas com elevado vigor. As sementes de tomate possuem um envoltório mucilaginoso, que pode constituir uma barreira à germinação. Métodos como fermentação natural, processos químicos e mecânicos podem ser empregados para a remoção da mucilagem, porém, devem assegurar sua qualidade fisiológica. Diante do exposto, o trabalho avaliou os diferentes métodos de remoção de mucilagem e sua influência na qualidade fisiológica das sementes de tomate.

METODOLOGIA:

O trabalho foi realizado com sementes de tomate da cultivar Santa Clara nos laboratórios do Centro Universitário da Ulbra e Instituto Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Rondônia. As sementes foram extraídas manualmente, em seguida submetidas aos tratamentos: T1 - lavagem imediata das sementes; T2 - ácido acético comercial a 10 %; T3 - ácido clorídrico a 2,5%, durante 2 horas; T4 - escarificação com fubá de milho; T5 - fermentação por 3 dias.  Foram realizadas as seguintes avaliações fisiológicas: Germinação - utilizou-se 200 sementes por tratamento, distribuídas em 4 repetições de 50 sementes; Primeira contagem - realizada conjuntamente com o teste de germinação, registrando-se a percentagem de plântulas verificadas na primeira contagem. Envelhecimento acelerado - as sementes foram submetidas, à temperatura de 40°C por 72 horas e, em seguida, teste de germinação. Peso da matéria seca - as plântulas de cada repetição foram colocadas na estufa a 70°C, durante 24 horas. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com 5 tratamentos e 4 repetições.  As médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

RESULTADOS:

As sementes de tomate submetidas ao tratamento com ácido clorídrico (HCl a 2,5%) obtiveram maiores percentuais nos testes de germinação, primeira contagem e envelhecimento acelerado, respectivamente (100, 97 e 32%). O tratamento com ácido acético comercial a 10% correspondeu ao segundo melhor resultado na germinação e envelhecimento acelerado, respectivamente (98 e 96%), não diferindo estatisticamente do HCl na primeira contagem. A fermentação por 3 dias apresentou o pior desempenho quanto aos percentuais de germinação e primeira contagem (87 e 85,5%, respectivamente), provavelmente devido ao tempo de fermentação que pode ter prejudicado o desempenho germinativo. O método de escarificação com fubá de milho apresentou resultados satisfatórios de germinação em relação aos demais tratamentos.

CONCLUSÃO:

O tratamento com ácido clorídrico (HCl) a 2,5%, durante 2 horas, conferiu melhores resultados de germinação e vigor às sementes de tomate da cultivar Santa Clara.

 

Palavras-chave: qualidade fisiológica, beneficiamento, Santa Clara .