62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 6. Química Inorgânica
UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS LIVRES OBTIDOS NA INTERNET NO ENSINO DE TABELA PERIÓDICA PARA O ENSINO MÉDIO    
EMERSON FERREIRA FELIPE 1
JAQUELINE WOLCH SOUZA 1
WILMA CLEMENTE DE LIMA PINTO 1
ZENILDO BUARQUE DE MORAIS FILHO 1
1. UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO -UNIGRANRIO
INTRODUÇÃO:

       O conceito de tabela periódica (TP) é uma teoria que escapa à compreensão de muitos alunos do ensino médio, sendo normalmente muito difícil de ser entendido pelo primeiro contato com tal conteúdo. Este trabalho trata do ensino de Química a alunos no nível escolar médio da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro, com auxilio de tabelas interativas em modelo de multimídia, selecionados pelas escolas com disponibilidade e interesse de participarem deste projeto. As dificuldades dos alunos foram perceptíveis em relação à utilização dos recursos de multimídia e conceitos básicos da Química. Foi levada em consideração a realidade da prática de ensino dos professores da rede pública, o excesso de horas trabalhadas e a falta de docentes nessa disciplina. O foco principal do projeto foi o desenvolvimento do conteúdo de TP e Laboratório químico, com o objetivo de elaborar técnicas e métodos práticos e funcionais, aplicáveis à realidade do ensino público, empregando recursos multimídia, com auxilio dos laptops disponibilizados pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ . Os softwares trabalhados com os alunos de iniciação cientifica Junior foram: Quiptabela 4.01; Periodic table 2002 - 2009 e Chemlab laboratório virtual.

METODOLOGIA:

 Realizou-se uma pesquisa na internet para obter softwares livres na rede mundial de computadores, voltados ao Ensino de Química. Após este levantamento e triagem partiu-se para um processo de aprendizagem do manuseio, analisando as limitações destes softwares com auxílio dos professores envolvidos no projeto. Após este processo, entrou-se em contato com os alunos de iniciação Junior, onde foi desenvolvido um treinamento específico com os conteúdos de Química que abordados no Ensino Médio empregando os softwares. Os alunos afirmaram não terem tido contato com muitos dos conteúdos, tais como: raio atômico, eletronegatividade, entre outros, necessários ao currículo de Química no Ensino Médio. Ao término do treinamento, realizou-se uma avaliação pautada nas avaliações escolares dos anos anteriores que foram aplicadas a estes discentes. Junto a esta avaliação foram coletados dos discentes (IC Junior), relatórios diferenciados sobre as aulas trabalhadas com os softwares, das não trabalhadas com tal recurso.

RESULTADOS:

Um aspecto positivo que pode ser atribuído ao emprego dos softwares consiste no seu visual didático e de fácil utilização, entretanto, algo que dificulta muito sua utilização e que, inclusive, foi citado pelos alunos é que são disponibilizados em inglês. Tal fato contribuiu negativamente para a fluência dos alunos. Também foram notadas dificuldades relacionadas a conteúdos específicos de Química. A principal e mais grave delas, uma vez que é fundamental para o ensino da tabela periódica, pode ser atribuída a dificuldade demonstrada nos conceitos relacionados à configuração eletrônica, diagrama de Linus Pauling, raio atômico e eletronegatividade. Após o emprego dos softwares verificou-se uma melhora considerável nos rendimentos escolares dos participantes. Estes dados foram obtidos, ao termino do trabalho, através de relatos dos próprios participantes.

CONCLUSÃO:

    A estratégia pedagógica desenvolvida mostrou-se bastante eficaz em chamar a atenção dos alunos para o conteúdo apresentado. O fator novidade, ao lecionar o conteúdo de Química utilizando o computador, renova o método de ensino. Os estudantes expostos ao ambiente de informática, utilizando os softwares de tabela periódica como recursos de aprendizagem, ficaram muito mais entusiasmados. De acordo com um estudante: "É mais fácil compreender as coisas quando podemos visualizá-las". Essa visualização pode ser representada através do software CHEMLAB laboratório químico, em que os alunos fazem reações químicas no ambiente virtual, servindo como paliativo da ausência de um laboratório físico. Os softwares são excelentes ferramentas complementares de ensino, além de tornarem as aulas mais interativas e mais agradáveis.

Instituição de Fomento: Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ
Palavras-chave: Tabela periódica, Softwares, Ensino Médio.