62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
POLÍTICAS PÚBLICAS DE LAZER NA CIDADE DE MATA DE SÃO JOÃO/BA: ANÁLISE DA GESTÃO DE 2008.
Juliana Correia dos Santos 2, 4, 1, 3
Vanessa Araújo Severo 2, 4, 1, 3
Luiz Carlos Rocha 2, 4, 1
1. Depto. De Educação
2. UNEB
3. PICIN
4. GEPEFEL
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi desenvolvido pelo Departamento de Educação de Alagoinhas da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, através do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer - GEPEFEL, e tem por objetivo coletar, analisar e discutir os dados acerca das políticas públicas no âmbito do lazer no município de Mata de São João, Bahia em 2008. Tomando como ponto de partida a compreensão de Políticas Públicas como leis, preceito norteador de atuação do poder público, que busca á garantia dos direitos sociais dos cidadãos, e de que é real a ausência e defasagem das políticas públicas na área do lazer, em alguns municípios baianos, que ressalto a importância de debater, refletir e pensar tais políticas para a população.
METODOLOGIA:
A categorização desta investigação decorre de um estudo exploratório de campo, com dados primários a partir de uma pesquisa qualitativa. Segundo Gil esse tipo de pesquisa tem por objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, na busca de torná-lo mais explícito e pelo planejamento flexível, para que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado (Gil, 2002). O instrumento utilizado para coleta de dados foi entrevista feita com o Gestor responsável pela pasta de Esporte e Lazer do Município de Mata de São João e levantamento bibliográfico sobre a temática.
RESULTADOS:
A análise dos dados mostra á ausência de um Sistema Municipal que ofereça subsídios para a construção e implementação de Políticas Públicas de lazer nesta localidade. Existindo apenas projetos em nível de desporto realizado através de parcerias com as ligas de esporte. A população demonstra pouco interesse em participar do processo de criação dessas ações, estas quando manifestadas diz respeito somente á prática do desporto. Notamos a ênfase que é dada ao esporte pelo Gestor e que o mesmo é cobrado constantemente pela população, no entanto percebe-se que ele é utilizado para suprir a ausência e deficiência de outros direitos sociais, como o lazer. Constatou-se ainda, que não existe um planejamento na redistribuição dos investimentos e que a mesma não ocorre de forma igualitária, constituindo-se como área prioritária exclusivamente a Educação, tornando assim o usufruto do lazer cada vez mais escasso e limitado apenas à prática do futebol. Contudo há certa carência de outras atividades de lazer que não seja o esporte, sendo necessário que os poderes públicos locais invistam na construção de equipamentos e também em políticas permanentes de qualificação e contratação de recursos humanos na área.
CONCLUSÃO:
Diante de tais informações percebemos que aquela velha história de priorizar as áreas ditas mais "essenciais" é reproduzida nesta gestão. Tornando-se imprescindível uma resignificação do real sentido e importância do lazer para os poderes públicos, sobretudo para esta comunidade, para que a mesma participe de forma consciente, crítica, criativa e ativa no processo de construção e efetivação dessas políticas. É inegável que o esporte pode e deve estar contido no lazer ou ser uma manifestação do lazer. O que não deve ocorrer é o lazer deixar de ser uma necessidade social especifica para se tornar um subsidio de outras necessidades. Portanto é preciso políticas publicas estruturais, universais, democráticas que ofereçam auxílio permanente e eficaz em prol da edificação de um lazer que não seja excludente garantido á população pleno usufruto da cidadania.
Instituição de Fomento: PICIN/ UNEB/ GEPEFEL
Palavras-chave: Políticas Públicas, Gestão, Lazer.