62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
INTEGRAÇÃO DOS AMBIENTES PEDAGÓGICOS DA ESCOLA ATRAVÉS DO USO DE TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Petrus Carlos Chaves da Costa 1
Josivan Manoel do Nascimento 1
Edivânia de Andrade Silva 1
1. Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Bosco
INTRODUÇÃO:

No sistema de ensino público, ainda convivemos com a evasão, repetência e lacunas curriculares. Essas questões, ao mesmo tempo em que se constituem problemas, apresentam-se, também, como desafios a serem enfrentados  para a obtenção de uma escola de qualidade que forme um cidadão crítico, capaz de decidir de forma transformadora em diferentes situações. Os avanços do conhecimento, através da gama de informações recebidas pelos meios de comunicação, exigem do sistema de ensino uma postura diferenciada, propiciando uma escola dinâmica, prazerosa que respeite a individualidade no processo de evolução desse conhecimento, como está posto na LDB, bem como no Projeto Político Pedagógico. Para isso, fez-se necessário a integração de todos os ambientes pedagógicos existentes nas escolas: Biblioteca, Central de Tecnologia, Núcleo de Tecnologia Educacional, Laboratórios de Ciências, Laboratório de Informática Educativa, Núcleo de Ensino de Línguas e Núcleo de Esportes. Viabilizando a utilização desses ambientes e de seus recursos pedagógicos disponíveis, através de diversos projetos de capacitação continuada de professores em serviço, facilitaremos a compreensão dos componentes curriculares e motivaremos o educando no interesse pelo conhecimento científico.

METODOLOGIA:

Considerando a existência de recursos de alto valor didático e de grande aplicação interativa existente nos ambientes pedagógicos nas escolas que podem ser utilizado na prática docente, o trabalho foi implementado inicialmente através de cursos de formação para os componentes curriculares das diversas áreas do conhecimento, na perspectiva de criar momentos de discussão e socialização de experiências significativas. A utilização desses ambientes numa visão sócio - interacionista permitiu uma reflexão e discussão sobre o papel do educador como mediador das interações educando/objeto de estudo. Construindo uma concepção de uso das novas tecnologias da informação para obtenção de avanços concretos no âmbito social. Os Coordenadores dos ambientes pedagógicos desenvolveram atividades de estudo e elaboração de projetos com grupos multidisciplinares. Aos educadores foi oportunizada a possibilidade de explorar os recursos didáticos como: aplicativos, pesquisas multimídia, softwares educativos, criação de home page,  desenvolvimento de webquest e publicação de trabalhos na internet, vídeos e programas da TV Escola. Os grupos atuaram no atendimento aos professores aprofundando conceitos científicos, trabalhando com várias metodologias de ensino, utilizando materiais concretos e virtuais.

RESULTADOS:
O atendimento à comunidade da escola Dom Bosco e às escolas circunvizinhas foi prioridade, que promoveu a formação de grupos abertos de interesse nas áreas científicas, formando, orientando e acompanhando o desenvolvimento de projetos experimentais. Em cada curso de formação foram oferecidas 30 vagas para educadores da Gerência Regional Executiva Recife Norte. Em média inscreveram-se 20 educadores por oficina. Foram realizados os cursos de óptica geométrica, software cabri geométrico, material dourado, digestão e circulação sanguínea, criação de home page e elaboração de uma proposta para funcionamento dos laboratórios de informática de Pernambuco, em consonância com o  PROINFO/MEC, diversificando ao máximo os espaços e metodologias de ensino/aprendizagem. Utilizando como fundamentação os programas da TV Escola - Salto para o Futuro: Série Informática na educação, tendo como objetivo a formação e a ação. Dos educadores participantes, 60% começaram a utilizar os ambientes pedagógicos e participar dos nossos encontros bimestrais. Desenvolvendo projetos exitosos com seus alunos, que os qualificou a participação em eventos locais (Escolas, Ciência Jovem-Espaço Ciência/PE) e nacionais (FEBRACE, FENACEB e SBPC Jovem).
CONCLUSÃO:
A ausência de uma política governamental que priorizasse e justificasse os investimentos financeiros na área tecnológica fez com que os espaços escolares permanecessem ociosos e os seus equipamentos obsoletos. O desafio de integrar esses espaços ao processo ensino/aprendizagem no âmbito escolar necessitou inclusão de todos os segmentos pedagógicos. A participação e envolvimento dos educadores e gestores nos encontros bimestrais possibilitaram a consolidação da prática de utilização dos ambientes pedagógicos existentes na maioria das escolas. Com a reestruturação e a concepção do uso desses ambientes como sala de aula, os educadores diversificaram sua metodologia propiciando ao educando uma análise critica e mais ampla de um fato ou situação problema vivenciado. Dessa forma, a utilização das tecnologias na estrutura educacional culminou num aprendizado mais significativo para os educando, uma vez que aproximou os fenômenos reais facilitando a sua compreensão. Esse projeto foi uma das primeiras ações promovidas pelo Governo do Estado de Pernambuco, que mobilizou parcerias integrando concepções filosóficas diferentes no desenvolvimento de uma política pública educacional alicerçada na cultura do uso das novas tecnologias da informação.
Palavras-chave: Integração, Formação, Tecnologia da Informação.