62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
POSSÍVEIS FONTES DE CONTAMINAÇÃO OCASIONADAS PELA MÁ DISPOSIÇÃO DOS RECIPIENTES VAZIOS DE AGROTÓXICOS NA ZONA RURAL (ESTUDO DE CASO).
George Antonio Belmino da Silva 1
Juscelino Alves Henriques 1
Guilherme Leocárdio Lucena dos Santos 1
Emanuel Campos dos Santos 1
André Augusto de Jesus Lima 1
Celeide Maria Belmont Sabino Meira 2
1. Departamento de Química, CCT, Universidade Estadual da Paraíba/UEPB
2. Profa. Dra/orientadora, Departamento de Matemática - CCT - UEPB
INTRODUÇÃO:
A agricultura é, e sempre será, a principal fonte de trabalho relacionada à produção de alimentos existente no mundo, e mais prioritariamente quando as pessoas que dependem desta atividade residem na zona rural. As práticas agrícolas muito têm contribuído para a contaminação do meio ambiente, e uma de suas práticas mais poluidoras é a utilização de agrotóxico, aonde estes percolam o solo chegando aos lençóis freáticos; reagem de forma biológica, e não biológica, degradando o solo, o ar atmosférico, a vida animal, a paisagem natural, e sobre tudo a vida humana. Muitos resultados de pesquisas apontam que houve um grande aumento dos agrotóxicos e seus derivados no solo e principalmente na água, mostrado de forma clara que a cada dia estas substâncias estão mais presentes na vida humana. Os agrotóxicos podem causar sérios problemas à saúde humana principalmente no fígado, nos rins, no trato gastrointestinal e nos vários sistemas que compõe o corpo humano. Este trabalho tem por objetivo fazer um levantamento das possíveis fontes de contaminação ocasionadas pela má disposição das embalagens vazias de agrotóxico, tendo como estudo de caso o Sítio Pintado localizado no município de Mogeiro, região agreste do estado da Paraíba - Brasil.
METODOLOGIA:
Com o propósito de fazer-se um levantamento e abrir uma discussão do uso de agrotóxico na zona rural, levando-se em consideração a opinião de pessoas que residem na localidade foi elaborado e aplicado um questionário. Foram aplicados quarenta e um destes com o objetivo de obter uma amostra representativa da opinião da população daquela comunidade a respeito dos agrotóxicos e seus recipientes vazios. Como a localidade possui um número de 200 famílias, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Mogeiro, foram escolhidas aleatoriamente as casas onde foram feitas as entrevistas, tendo sido tomado o cuidado de fazer uma distribuição uniforme das famílias entrevistadas sobre a área de abrangência do Sítio Pintado. De posse dos questionários respondidos e organizados os dados foram digitados em planilhas, utilizando-se, para isto, o programa Excel do pacote do Microsoft Office 2007. Foi realizada a análise dos dados com o auxilio do programa Epi Info, para a determinação de freqüências e percentuais de cada variável abordada na pesquisa, e, em seguida, foram criadas tabelas com vistas a uma apresentação clara e objetiva dos resultados apurados.
RESULTADOS:
De acordo com os dados obtidos, cerca de 70% dos indivíduos que trabalham em atividades rurais, mais precisamente na agricultura, utilizam defensivos agrícolas; deste montante uma alíquota de 49% não dão o devido destino aos recipientes. Aproximadamente 10% dos entrevistados relatam que destinam seus recipientes à coleta pública, mesmo assim em se tratando de uma coleta em que todos os seus resíduos são encaminhados a lixões, o que agrava mais ainda o impacto ambiental negativo gerado a partir destes resíduos. Foi observado que uma pequena parcela (em torno de 2,5%) dos entrevistados dispõem para o fornecedor, onde encaminha para reciclagem ou incineração.
CONCLUSÃO:
A partir da análise estatística dos dados fica evidenciado a má destinação dada aos recipientes oriundos das atividades agrícolas no Sítio Pintado, o que sugere um programa de educação ambiental voltado aos agricultores, capaz de despertar neste a consciência ambiental. È possível sugerir ainda uma pesquisa quantitativa e qualitativa nos níveis de agrotóxicos no solo, na água e nos alimentos produzidos por estes agricultores.
Palavras-chave: Fontes de contaminação, Agricultura, Recipientes de agrotóxicos.