62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
EXPRESSÕES DE VITALIDADE NA VELHICE: AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS EM FORTALEZA
Kelly Maria Gomes Menezes 1
Maria Helena de Paula Frota 2
1. Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade, UECE
2. Profa. Dra./ Orientadora - Dpto.de Serviço Social - UECE
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa é resultado do trabalho monográfico para conclusão de curso como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará. Objetivou-se refletir sobre os significados que os participantes de um Centro de Convivência para idosos em Fortaleza atribuem às atividades lá realizadas. Durante todo o processo pretendeu-se analisar a questão da velhice, haja vista sua maior notoriedade decorrente do crescente aumento do segmento na população brasileira. Além disso, procurou-se perpassar a prática de lazer enquanto expressão de vitalidade para os idosos participantes do Centro. A escolha pelo referido estudo que versa sobre o envelhecimento populacional provém de uma preocupação acerca do segmento, haja vista o aumento significativo e crescente do número de pessoas idosas apontado em dados estatísticos.
METODOLOGIA:
Lançou-se mão da pesquisa quali-quantitativa devido à postura científica da autora estar voltada para a compreensão de processos subjetivos e sociais que visam o estudo de indivíduos e dos grupos através de seus discursos, costumes, tradições, dentre outros aspectos; sem perder de vista os dados estatísticos. O grupo estudado é composto de 86 idosos, dentre eles 62 são partícipes assíduos das atividades desenvolvidas. A construção do perfil foi realizada de acordo com os dados de todos os idosos assíduos, e dez responderam aos formulários específicos em relação às atividades desenvolvidas no Centro em questão. A tabulação dos dados foi realizada com o embasamento metodológico da análise de conteúdo cuja técnica abrange a exploração do material, o tratamento dos resultados e a interpretação. De acordo com Bardin (1977), o estágio de exploração do material consiste em codificá-lo numericamente; enquanto o tratamento e a interpretação dos resultados abarca a fase em que o pesquisador, já embasado teoricamente sobre o tema, pode intercruzá-lo com a realidade apresentada, sistematizando as ilações.
RESULTADOS:
Os idosos entrevistados têm preferência pelas atividades religiosas, pelos passeios e viagens e pelas atividades festivas e de dança. Grande parte afirmou que não existem empencilhos para viver tais tipos de lazer e que com a chegada da velhice, aumentaram as possibilidades de viver mais plenamente. Todos reconhecem o desconto de 50% em atividades lúdicas, respaldado pelo Estatuto do Idoso, porém seu acesso ainda é um processo. Com relação às atividades desenvolvidas pelo Centro, eles assinalaram a preferência por quatro delas, quais sejam: assistir à TV e/ ou ouvir rádio, passear e/ ou viajar, realizar atividades físicas e/ ou esportivas, e participar das festas com música e dança. Já as atividades de que menos gostam promovidas pelo Centro são os jogos de mesa e às relacionadas com leitura e/ ou escrita. Quanto ao perfil desses idosos, pôde-se destacar que não difere muito do perfil nacional do segmento. Em geral, a maior parte é feminina; encontram-se na faixa etária de 60 a 80 anos; mantêm-se casados; possuem um nível de escolaridade baixo; são custeados através de beneficios previdenciários, os quais somam, individual e majoritariamente, um salário mínimo; não trabalham; residem em casa própria e moram com duas a três pessoas; e, por fim, são naturais do interior cearense.
CONCLUSÃO:
Com base nos resultados, concluiu-se que a prática de lazer emerge como uma oportunidade singular para que o velho participe de projetos coletivos, e esteja, dessa forma, expressando sua vitalidade. Os idosos entrevistados têm preferência, majoritariamente, pelas atividades que lhes possibilitem mexer o corpo. Assim, percebeu-se que o Centro proporciona não somente o momento de diversão, o recorte do dia de um daqueles idosos, mas que possui um significado maior. As atividades desenvolvidas surgem, portanto, como possibilidade única de o velho mostrar, para a sociedade e para si próprio, que está vivo o seu desejo de mexer o corpo e, sobretudo, de realização pessoal. Destacam-se como pontos fortes para o idoso: aquisição de novos aprendizados, crescimento pessoal, socialização, ampliação do círculo de amizade, valorização da auto-estima. Como pontos fracos, apontam-se o insuficiente estímulo à leitura e à escrita; a ausência de um educador físico que conheça as especificidades das atividades físicas que podem e devem ser desenvolvidas com o público idoso; uma carência enorme de estrutura e materiais adequados para realizar o devido trabalho social com o idoso, além da burocratização e demora para o recebimento dos recursos.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Velhice, Vitalidade, Centros de Convivência.