62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL  
Cristiane Guimarães de Lacerda 1
Martha Benevides da Costa 1
1. Universidade Estadual da Bahia
INTRODUÇÃO:

Este trabalho tece uma análise da formação dos professores de Educação Física de uma universidade estadual baiana no que se refere à inserção do futuro professor como educador na escola de Educação Infantil. Existe no campo da Educação/Educação Física (EF) a necessidade de ampliação de estudos no campo específico da atuação com os "pequenos", visando ultrapassar a lógica instrumental, que vem sendo debatida em nossa área já algum tempo. Some-se a isto o fato de que a maioria dos professores que atuam na Educação Infantil, inclusive os de EF, são formados em serviço, aprendem a fazer fazendo, sem capacitação que dê conta de uma ampla formação teórica e política. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi identificar se o currículo atual de Licenciatura em Educação Física da referida IES oferece elementos para uma ação pedagógica intencional e deliberada dos futuros professores na Educação Infantil.

METODOLOGIA:

Este é um estudo de natureza qualitativa, que teve como opção teórico-metodológica o marxismo pela sua marca de totalidade. Entendemos o marxismo como uma teoria que tem uma concepção de homem e de história baseada na práxis. O espaço de pesquisa foi uma universidade estadual baiana, localizada no semi-árido do Estado da Bahia. Tratou-se de uma pesquisa documental, que, segundo Gil (1995), assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica, mas buscando documentos que ainda não foram submetidos a uma análise sistemática. Na coleta de dados, foi feita a análise documental do projeto do curso de Licenciatura em Educação Física e os planos de curso de algumas disciplinas oferecidas. Os dados da pesquisa foram analisados através da Análise de Conteúdo por ser "a expressão mais comumente usada para representar o tratamento dos dados de uma pesquisa qualitativa" (MINAYO, 2007, p. 303), porque permite elaborar inferências em relação ao que está explícito e subentendido nas mensagens (BARDIN apud MINAYO, 2007). Procedemos a análise trabalhando com três categorias, que foram: concepção de "ser professor" expressa no projeto do curso; campos de atuação do professor de EF; características do trabalho do professor de EF.

 

RESULTADOS:

Percebemos que a concepção de ser professor defendido pelo documento, é de um ser que possui todos os conhecimentos essenciais ao trabalho pedagógico. No que diz respeito ao campo de atuação do professor de Educação Física as escolas aparecem em maior frequência. Este é um aspecto relevante para esta pesquisa, pois acredito que a EF enquanto área de conhecimento tem a prática pedagógica como característica essencial. Em relação às características do trabalho do professor de EF, foram encontradas várias ocorrências, merecendo destaque as mais citadas: a questão de compreender de forma ampla a realidade, ser um sujeito pesquisador, trabalhar de maneira coletiva e refletir sobre a docência. No segundo momento da coleta de dados, selecionamos os planos de curso das disciplinas, notamos que muitas propõem discutir aspectos importantes no âmbito da Educação e da Educação Infantil. Porém em relação à especificidade da Educação Infantil, somente três disciplinas citam-na. Vale destacar que as contradições apontadas são resultado do próprio processo conflituoso em torno da construção das Diretrizes Curriculares e que, do ponto de vista da dialética, as contradições são possibilidades para refletir e transformar a realidade.

 

CONCLUSÃO:

É necessário esclarecermos que as considerações aqui tecidas não esgotam as possibilidades de pesquisa e de perspectivas de intervenção do campo da EF na Educação Infantil. No que se refere ao curso pesquisado, encontramos uma formação destinada à atuação nos diversos campos de intervenção da EF, com uma ênfase maior nas escolas numa perspectiva crítica e emancipadora. Todavia, os planos de curso de algumas disciplinas entram em confronto quanto à perspectiva de educação defendida pelo projeto do curso. Diante deste contexto é possível apontar possibilidades para a reorganização do currículo do curso em questão no sentido de atender aos pré-requisitos entendidos por Barbosa (2001-2002) como essenciais ao trabalho com crianças, especialmente no que se refere à necessidade de possibilitar ao professor saber interagir de forma dialética com a criança e refletir sobre o fazer docente compreendendo as contradições, peculiaridades e possibilidades pertinentes à esta etapa da Educação. Sendo assim, o currículo analisado dá conta de aspectos gerais referentes a uma atuação consciente na Educação Infantil. No entanto, poucas são as citações específicas à Educação Infantil e estas apresentam enfoques contraditórios, além de uma sobreposição de conteúdos entre as disciplinas.

 

Palavras-chave: Educação Infantil , Formação de professores, Currículo.