62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PROJETO DE ECOPERCEPÇÃO: VIAJANDO E APRENDENDO POR PERNAMBUCO DO LITORAL AO SERTÃO
Edivânia de Andrade Silva 1
Petrus Carlos Chaves da Costa 1
1. Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano
INTRODUÇÃO:

A Nova Ordem Mundial se desdobra por uma rivalidade/parceria marcada pela intensificação dos fluxos a nível global. Há uma necessidade de reorganizar os sistemas geográficos, políticos e ambientais, dotando o cidadão de uma visão ampla da conjuntura vigente. A educação ambiental, neste contexto, busca estimular o exercício consciente da cidadania, fomentando o resgate e surgimento de novos valores capazes de tornarem a sociedade justa e sustentável. O ser humano precisa modificar esse quadro de insustentabilidade, para que isso ocorra é necessário buscar e aderir a um novo estilo de vida baseado numa ética global pautada na justiça social, ambiental e econômica. O trabalho foi estruturado por meio de estudos teóricos/práticos diferenciando os biótopos existentes no Litoral, onde podemos verificar a contribuição dos mares e oceanos para o equilíbrio planetário, em especial a questão climática, e o  Sertão com suas características peculiares. Foi possível entender de forma estruturada e sistematizada a dinâmica dos espaços visitados e inferir características particulares aos mesmos. É importante destacar que as áreas litorâneas hoje ganham uma maior necessidade de estudos e monitoramento devido à maior vulnerabilidade de tsunamis o que tem preocupado toda a sociedade global.

METODOLOGIA:

A prática de atividades diversificadas (oficinas, palestras, aulões, projetos de formação pessoal/profissional entre outros) faz parte do nosso cotidiano escolar. Todos ávidos por novas experiências, diagnosticaram que a escola tornou-se limitada para a construção do nosso projeto de vida. Partindo da ansiedade de vivenciar práticas de aprendizagem em ambientes que proporcionem a investigação de fenômenos reais, construiu-se uma proposta baseada na ecopercepção dos aspectos da paisagem geográfica do litoral ao sertão pernambucano. O trabalho de campo foi amparado por uma equipe de docentes com formação interdimensional, guias e turismólogos. Foram realizadas abordagens com informações prévias das microrregiões pelos educadores ao público alvo, visita técnica, elaboração de roteiro por disciplina, exposição sobre a paisagem geográfica durante o percurso, elencando aspectos históricos, econômicos, culturais, bem como físico-químico-biológicos, registro sistematizado das informações pelos educandos, trilha ecológica e atividades lúdicas sobre os aspectos revelados no ambiente. A experiência vivenciada teve culminância no evento da Escola "Vivendo Ciências", por meio de registros fotográfico, textual, oral e vídeo, socializando os conhecimentos obtidos in loco.

RESULTADOS:

Essa experiência passa a fazer parte da nossa história pessoal, internalizando e ampliando valores necessários à construção e difusão de uma sociedade com princípios calcados no sentimento de preservação, conservação e respeito às diferenças regionais. O Resgate e consolidação das atividades de ecopercepção sinalizaram o alerta e os cuidados com o meio ambiente. Utilizamos a educação ambiental como ferramenta para sensibilizar os educandos à necessidade de adotarmos postura e ações positivas na construção de um presente e futuro com qualidade. O projeto oportunizou o exercício do protagonismo juvenil para a concepção da cidadania fundamentada nos alicerces de autonomia, prática, participação/cooperação e co-responsabilidade formando multiplicadores de um modelo social comprometido em preservar o ecossistema maior: a Terra.

CONCLUSÃO:
O presente trabalho realizado com alunos da 3a série do Ensino Médio da Escola de Referência Ginásio Pernambucano permitiu observar que a metodologia aplicada demonstrou ser eficiente e isto pode ser percebido pelas novas posturas e atitudes adotadas, além das produções escritas dos estudantes, que revelaram a preocupação em conhecer e colaborar com a multiplicação de uma cultura direcionada para a  sustentabilidade.Durante a realização das aulas Interdisciplinares houve maior alinhamento dos educadores consolidando a integração entre as diversas áreas do conhecimento. O envolvimento da gestão pedagógica viabilizou as ações para a concretização do projeto abrindo um leque para a ampliação com novas perspectivas de conhecer outros biomas perpassando os limites estaduais.
Palavras-chave: Ecopercepção, Sustentabilidade, Interdisciplinaridade.