62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE COARI, ESTADO DO AMAZONAS, NO PERÍODO DE 2008-2009
Renatha Pinheiro de Freitas 1
Allyson Guimarães da Costa 1
Jefferson Dantas dos Santos 1
Priscilla Heckmann Alecrim 1
Jemmis Karters Tomé da Conceição 1
Maria Izabel Ovellar Heckmann 1
1. Inst. de Saúde e Biotecnologia, Universidade Federal do Amazonas/UFAM
INTRODUÇÃO:

A Dengue é uma das doenças infecciosas mais freqüentes no Brasil e um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que em geral utiliza recipientes artificiais para reprodução, tornando essa espécie predominantemente urbana. Atinge a população de todos os estados brasileiros, independente da classe social, sendo que em 2001, dos 3.567 municípios dos 27 estados brasileiros, sua transmissão e infecção já ocorriam em 2.262 cidades de 24 estados. Possui ainda um padrão de sazonalidade na região Amazônica e no restante do Brasil, o qual indica que os cinco primeiros meses do ano correspondem ao período mais quente e úmido, típico para proliferação do mosquito e aumento de casos. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), existem fatores contribuintes para a disseminação dos casos de dengue proliferação do vetor, como: coleta de lixo deficiente, densidade populacional alta, habitações sem água encanada e com recipientes inadequados de armazenamento e condições sócio-econômicas precárias. Assim, o objetivo desde estudo é demonstrar a distribuição espaço-temporal dos casos confirmados de dengue na cidade Coari, Amazonas, no período de 2008 e 2009.

METODOLOGIA:

Os dados epidemiológicos foram disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Coari-AM, sendo obtidos a partir das fichas de notificação do SINAN. Ressaltando que estes dados foram obtidos durante atendimento dos pacientes no Hospital Regional de Coari e nas Unidades Básicas de Saúde, sendo os casos confirmados, diagnosticados pela técnica Imunoenzimática (ELISA) realizada pelos centros de referência (Laboratório Central - LACEN, em Manaus-AM e Instituto Evandro Chagas - IEC, em Belém-PA) As variáveis analisadas através das fichas de notificação foram: Local de Infecção e Mês de Notificação.

RESULTADOS:

Em 2008 e 2009 foram diagnosticados 417 e 222 casos confirmados de dengue, respectivamente. A partir destes dados, observou-se que a distribuição temporal nos anos estudados foi diferente. Assim, no ano de 2008, foram diagnosticados 13% dos casos no primeiro semestre e 87% no segundo. Vale ressaltar que o padrão de sazonalidade deste ano não acompanhou o representado na região e no restante do país, o qual indica que os cinco primeiros meses do ano correspondem ao período mais quente e úmido, típico para proliferação do mosquito e aumento de casos de dengue. Em 2009, esse cenário se modifica e observamos a prevalência dos casos quase que totalmente no primeiro semestre do ano (99,54%), enquanto que no segundo semestre, foram notificados vários casos, com apenas 01 confirmado (0,45%). Quanto à distribuição espacial dos casos confirmados de dengue, observou-se que dos 11 bairros existentes, os bairros Urucu, Tauá-Mirim, Espírito Santo e Duque de Caxias apresentaram os maiores índices no ano de 2008. Em 2009 os bairros mais atingidos foram Espírito Santo, Tauá-Mirim, Duque de Caxias e Chagas Aguiar.

CONCLUSÃO:

Assim, concluímos que a distribuição temporal dos casos de dengue no município de Coari-AM foi diferente nos anos estudados, sendo que no primeiro ano (2008), o padrão de sazonalidade não acompanhou o representado na região e no restante do país. Quanto à distribuição espacial observou-se que os bairros com maiores números de casos foram os localizados próximos a igarapés, lagos e em processo de habitação recente e desordenada.

Instituição de Fomento: FAPEAM; CNPq; UFAM; SEMSA-COARI
Palavras-chave: Dengue; , Distribuição Espaço-Temporal; , Coari-Amazonas. .