62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
O CORPO É UM BRINQUEDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS DE IDADE.
Uiliete Márcia Silva de Mendonça 1
Mônica Porfírio Nunes 1
Luciana Lacerda de Castro 1
Keila Barreto de Araújo 1
Josélia Soares Nunes dos Santos 1
Gilka Silva Pimentel 1
1. Núcleo de Educação Infantil- NEI-CAp/UFRN
INTRODUÇÃO:
Mesmo antes da linguagem oral, as crianças, principalmente as pequenas se expressam através da linguagem corporal. Nos primeiros anos de vida há um predomínio da dimensão subjetiva do movimento. Nesse período as crianças interagem com o outro (adulto ou outra criança), através das emoções, que se transfigura na linguagem corporal. O corpo é a porta de entrada e saída de informações e/ou conhecimentos. Ele diz para você o que incomoda, satisfaz, entristece, alegra, enfim, sinaliza/constrói canais de comunicação entre o mundo e o eu. As marcas impressas no corpo são lidas por aqueles que visualizam esse corpo, porque a criança é movimento em tudo que faz, pensa e sente. O corpo dialoga o tempo todo com todos que o cercam. Assim, a criança não pode ser pensada fora desse contexto, ou melhor, desta perspectiva. Refletindo, pois, sobre as questões colocadas acima, percebemos a importância do tema de pesquisa "O Corpo" com as crianças de 2 e 3 anos. Os objetivos definidos para este trabalho foram: conhecer o próprio corpo, identificar e nomear as suas partes externas; explorar habilidades físicas, motoras e perceptivas do seu próprio corpo; perceber e estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre o seu corpo e do outro; perceber os cuidados necessários com o corpo.
METODOLOGIA:
Essa experiência foi realizada no Núcleo de Educação Infantil, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, NEI-CAp/UFRN, com um grupo de vinte e uma crianças na faixa etária de dois a três anos de idade, no ano de 2008 através de atividades significativas, tais como; partindo do próprio corpo, experimentar sensações através do tato, paladar, audição, etc.), percebendo o seu corpo e o do outro.
RESULTADOS:
O estudo do corpo possibilitou as crianças, através das atividades realizadas, organizarem e ampliarem suas idéias e conhecimentos acerca do tema, fazendo-as conhecer o próprio corpo e dos colegas, vivenciando e percebendo-se na interação com o outro. Nesse sentido, podemos afirmar que o corpo é um elemento que proporciona o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e cultural das crianças, além de favorecer uma consciência corporal, nos movimentos, na descoberta dos seus limites, de suas possibilidades e de seus significados
CONCLUSÃO:
Os desafios foram enfrentados com alegria e prazer, a aprendizagem das crianças, se deu de forma significativa e prazerosa, num clima de constante envolvimento, afeto e interação, e isso é sempre motivo de orgulho para as professoras que durante todo ano estiveram presentes nessas conquistas.
Palavras-chave: corpo, linguagem, aprendizagem.