62ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
TRABALHANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO CENTRO DE EDUÇAÇÃO INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA (CEIPEV) EM MOSSORÓ-RN |
FRANCISCA TERCIA DA SILVA 1 FRANCISCO JOSELIO RAFAEL 1 MARIA VERA DE LIMA BARROS 1 |
1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE |
INTRODUÇÃO: |
Na escola, uma das características mais importantes do processo de aprendizagem é a atitude reflexiva e autocrítica diante dos possíveis erros, onde, a noção de competências deve ser entendida como uma possibilidade de colocar a relação didática em perspectiva. No início dessa relação, o professor precisa identificar meios de fazer emergir os conhecimentos que os alunos mobilizam para responder a determinadas situações. Então, acreditamos que a divulgação científica nas aulas de ciências pode ser uma ferramenta que facilite esse processo de produção de conhecimento, daí surge a ideia de se trabalhar a divulgação científica em Escolas Públicas de Ensino Médio de Mossoró-RN. |
METODOLOGIA: |
Neste trabalho relatamos uma experiência desenvolvida no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) em Mossoró-RN, sobre a divulgação cientifica nas escolas de Ensino Médio, através de atividades diversificadas envolvendo alunos e professores do referido Estabelecimento de Ensino. O conhecimento a ser trabalhado no ensino formal nas escolas média é o conhecimento cientifico, sendo assim, faz-se necessário trabalhar de forma efetiva e organizada a questão da divulgação científica como instrumento motivador do processo ensino aprendizagem de ciências. |
RESULTADOS: |
Inicialmente visitamos a escola e posteriormente realizamos entrevistas com estudantes afim de fazermos um diagnósticos sobre a utilização da divulgação científica na escola, após esse diagnóstico, começamos a formar grupos de alunos, objetivando discutir temas relativos a ciência, a partir das discussões decidimos confeccionarmos murais informativos da ciência. |
CONCLUSÃO: |
Apesar de que inicialmente o grupo era reduzido, mas com o desenrolar do trabalho a participação aumentou gradativamente. A cada encontro de preparação do mural, observamos um maior engajamento dos alunos, bem como de outros seguimentos da escola, e o mais gratificante é poder observar alunos lendo os murais e as discussões dos temas trabalhados chegando à sala de aula. Concluímos que qualquer instrumento que facilite o processo ensino aprendizagem deva ser utilizado pelos professores, principalmente atividades que os alunos possam participar efetivamente de sua construção. A ciência é uma construção humana, o ensino da mesma não poderá ser diferente. |
Palavras-chave: escola, aprendizagem, divulgação cientifica. |