62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
OS PRINCÍPIOS DA ESCOLA ATIVA EM ESCOLAS MULTISSERIADAS NO MUNICÍPIO DE CURRAL DE CIMA/PB.
Girlanne Vicente dos santos 1
Roseane Rocha Benício 1
Julianny Maria Vicente 1
Hosana Maria Gomes de Queiroz 1
Daniel da Silva Pessoa 1
José Mateus do Nascimento 1
1. Depto. de Educação - CCAE - Universidade Federal da Paraíba - UFPB
INTRODUÇÃO:
Estudo sobre a vivência dos princípios da escola ativa como estratégia metodológica adotada por professores do meio rural, no município de Curral de Cima/PB, para dinamizar situações significativas de ensino e aprendizagem, combatendo as práticas de reprovação e abandono escolar. A aplicabilidade de tais princípios busca melhorar a qualidade de ensino; o cultivo de hábitos de colaboração, companheirismo e solidariedade, provocando melhor desempenho em classes multisseriadas. O presente estudo objetivou analisar o desenvolvimento da proposta pedagógica e metodologias de classes multisseriadas localizadas no meio rural e mostrar, que apesar das dificuldades, cada professor pode empreender esforços para maneiras alternativas de pedagogias que beneficie tanto educandos como educadores e comunidade envolvida. A relevância dessa reflexão é de contribuir para o ato de pensar estratégias de organização da educação do campo, de forma que privilegie a formação integral do aluno com atividades mais participativas, cooperativas e flexíveis.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual se utilizou práticas de observação participante e entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos de escolas multisseriadas do meio rural.O trabalho foi realizado em duas escolas do município de Curral de Cima, sendo que um, em uma escola pública e outro, em uma escola particular. Fomos a campo para vivenciar e questionar os alunos sobre a forma de como eles aprendem; observar a forma de como o professor ensina. As questões que nos inquietaram e orientaram nossas conversações estavam relacionadas ao emprego das metodologias de ensino: a intervenção pedagógica desses educadores reúne atividades diversificadas? Organizam a classe em grupos? Exploram as possibilidades através da auto-aprendizagem? Orientam o ensino por meio de guias de aprendizagem? Convidam a participação da comunidade? Investem na capacitação permanente dos professores?
RESULTADOS:
Podemos constatar que, apesar das adversidades que enfrenta a educação do campo, os professores do meio rural podem investir em propostas pedagógicas alternativas para o desenvolvimento de atuações criativas na organização da classe, no planejamento e vivência de situações de aprendizagem que primem pela participação ativa e significativa dos alunos, de forma mais dinâmica e interativa, estimulando assim a curiosidade e a construção de saberes no espaço da escola do campo.
CONCLUSÃO:
Concluímos que os princípios da escola ativa podem embasar estratégias de formação de turmas multisseriadas, organizadas no meio rural. A proposta beneficia o alunado, na medida em que aceita a distorção idade-série especialmente em escolas rurais, o que facilita a assiduidade discente; o professor leciona com diversas estratégias de ensino voltadas para cada série; e, oportuniza aos alunos que aprendam muito mais considerando sua historicidade, cultura e contexto social.
Palavras-chave: Escola Ativa, Classes Multisseriadas, Educação do Campo.