62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A ORIGEM DOS SABERES DOCENTES
Monica Lopes Folena Araújo 1, 2
Janaína Regina Paixão Leite 1
André Melo 1
José Fabiano Serafim da Silva 1
Adriana Coutinho 1
Tereza Luiza de França 1
1. UFPE
2. UFRPE
INTRODUÇÃO:

Analisar os saberes docentes mobilizados na prática docente acerca da Educação Ambiental parece-nos primordial diante da problemática ambiental atual.  É sabido que existe de fato uma situação de desgaste do planeta, conforme informações do terceiro relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) e da Conferência do Clima de Copenhage.

               Para Araújo (2008), a Educação Ambiental só poderá ser desenvolvida nas escolas a partir do momento em que os professores estiverem preparados para isso. Neste contexto se inserem nossas preocupações com a formação inicial em relação à temática ambiental e, por esse motivo, nos dedicamos, neste trabalho, a estudar a seguinte questão de pesquisa: qual a origem dos saberes mobilizados por professores em suas práticas docentes com a temática ambiental?

Dedicamo-nos a estudar o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas porque autores como Guimarães M. (2004) e Travassos (2004) atestam em suas pesquisas que a Educação Ambiental tem sido trabalhada, primordialmente, na disciplina Biologia no Ensino Médio. Assim, nos preocupamos com a formação dos professores de Biologia que atuarão nas escolas e, nesse sentido, optamos por pesquisar professores do referido curso de graduação que trabalham com a Educação Ambiental.

METODOLOGIA:

Elegemos a abordagem qualitativa no percurso metodológico, sendo a entrevista semi-estruturada, com professores que abordam a Educação Ambiental em suas aulas, a técnica eleita para coleta de dados. Para registro das entrevistas recorremos ao gravador e, posteriormente, as mesmas foram transcritas e analisadas.

Para delimitarmos quem são esses professores, nos servimos do estudo de Araújo e França (2008) que, através de questionários aplicados aos acadêmicos de oitavo período do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade pública federal de Recife, detectaram que as disciplinas que abordam a Educação Ambiental no curso são: Ecologia Geral, Sistemática de Criptógamas, Fisiologia Vegetal, Física e Biofísica, e Botânica Econômica. Deste modo, o estudo realizado pelas autoras ajudou-nos também na delimitação de nosso campo de estudo. Para análise dos dados esses professores (as) foram nomeados P1, P2, P3, P4 e P5.

Como procedimento de análise do material coletado, utilizamos a análise de conteúdo (BARDIN, 2004), pois esta se constitui de um conjunto de técnicas de análise que nos permite analisar o sentido explícito ou implícito do material recolhido.

 

RESULTADOS:

Os professores P1, P2, P3 e P4 atestam que a formação inicial, a formação continuada, os livros e materiais didáticos, a prática cotidiana, a socialização de conhecimentos e as trocas de experiências com os colegas influenciam sua prática docente em relação à Educação Ambiental. Já a professora P5 alega que também os problemas sociais influenciam sua prática docente.

Os professores P1, P2, P3 e P5 afirmam que a formação inicial teve grande influência sobre suas práticas em relação à Educação Ambiental porque a graduação em Biologia permite contato maior com a área ambiental.  Já os professores P1 e P3 destacaram a influência de sua vida cotidiana.

A professora P4 alega que sua formação inicial e também a continuada não contribuíram para sua prática docente no sentido pedagógico, mas contribuíram bastante em relação aos conteúdos ministrados na disciplina sob sua responsabilidade. A mesma afirma que o que a fez despertar para a importância do trabalho com a Educação Ambiental foi um professor que é seu amigo.

Frente aos resultados, concordamos com Tardif (2002) que o saber não se reduz a processos mentais ou sociológicos. Os saberes são sociais e plurais, pois são oriundos da formação profissional, de saberes disciplinares, de saberes curriculares e de saberes experienciais.

CONCLUSÃO:

A pesquisa fez-nos compreender que os saberes docentes vão sendo construídos ao longo da vida do docente. Isso significa que a educação formal influencia suas práticas, mas também a não-formal faz o mesmo. Suas vidas cotidianas, o contato com outros profissionais e experiências vividas até enquanto crianças podem influenciar os saberes que são mobilizados. Os saberes docentes podem possibilitar então, perceber o papel ativo do professor traduzindo-se no agir político e ético do mesmo, como constatado por Guimarães O. (2004).

            As falas dos professores entrevistados nos remetem a Tardif (2002) no tocante a necessidade de compreender os saberes como uma realidade social que pode se materializar através da formação, de práticas coletivas, mas também através dos saberes do professor e esses saberes são construídos ao longo da vida. Assim, "[...] o saber profissional está, de um certo modo, na confluência de vários saberes oriundos da sociedade, da instituição escolar, dos outros atores educacionais, da universidade, etc". (TARDIF, 2002, p. 19)

 

Palavras-chave: Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Ambiental, Saberes docentes.