62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIENCIAS BIOLÓGICAS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A ORIGEM DOS SABERES DOCENTES |
Monica Lopes Folena Araújo 1, 2 Janaína Regina Paixão Leite 1 André Melo 1 José Fabiano Serafim da Silva 1 Adriana Coutinho 1 Tereza Luiza de França 1 |
1. UFPE 2. UFRPE |
INTRODUÇÃO: |
Analisar os saberes docentes mobilizados na prática docente acerca da Educação Ambiental parece-nos primordial diante da problemática ambiental atual. É sabido que existe de fato uma situação de desgaste do planeta, conforme informações do terceiro relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) e da Conferência do Clima de Copenhage. Para Araújo (2008), a Educação Ambiental só poderá ser desenvolvida nas escolas a partir do momento em que os professores estiverem preparados para isso. Neste contexto se inserem nossas preocupações com a formação inicial em relação à temática ambiental e, por esse motivo, nos dedicamos, neste trabalho, a estudar a seguinte questão de pesquisa: qual a origem dos saberes mobilizados por professores em suas práticas docentes com a temática ambiental? Dedicamo-nos a estudar o curso de Licenciatura |
METODOLOGIA: |
Elegemos a abordagem qualitativa no percurso metodológico, sendo a entrevista semi-estruturada, com professores que abordam a Educação Ambiental em suas aulas, a técnica eleita para coleta de dados. Para registro das entrevistas recorremos ao gravador e, posteriormente, as mesmas foram transcritas e analisadas. Para delimitarmos quem são esses professores, nos servimos do estudo de Araújo e França (2008) que, através de questionários aplicados aos acadêmicos de oitavo período do Curso de Licenciatura Como procedimento de análise do material coletado, utilizamos a análise de conteúdo (BARDIN, 2004), pois esta se constitui de um conjunto de técnicas de análise que nos permite analisar o sentido explícito ou implícito do material recolhido. |
RESULTADOS: |
Os professores P1, P2, P3 e P4 atestam que a formação inicial, a formação continuada, os livros e materiais didáticos, a prática cotidiana, a socialização de conhecimentos e as trocas de experiências com os colegas influenciam sua prática docente em relação à Educação Ambiental. Já a professora P5 alega que também os problemas sociais influenciam sua prática docente. Os professores P1, P2, P3 e P5 afirmam que a formação inicial teve grande influência sobre suas práticas em relação à Educação Ambiental porque a graduação em Biologia permite contato maior com a área ambiental. Já os professores P1 e P3 destacaram a influência de sua vida cotidiana. A professora P4 alega que sua formação inicial e também a continuada não contribuíram para sua prática docente no sentido pedagógico, mas contribuíram bastante em relação aos conteúdos ministrados na disciplina sob sua responsabilidade. A mesma afirma que o que a fez despertar para a importância do trabalho com a Educação Ambiental foi um professor que é seu amigo. Frente aos resultados, concordamos com Tardif (2002) que o saber não se reduz a processos mentais ou sociológicos. Os saberes são sociais e plurais, pois são oriundos da formação profissional, de saberes disciplinares, de saberes curriculares e de saberes experienciais. |
CONCLUSÃO: |
A pesquisa fez-nos compreender que os saberes docentes vão sendo construídos ao longo da vida do docente. Isso significa que a educação formal influencia suas práticas, mas também a não-formal faz o mesmo. Suas vidas cotidianas, o contato com outros profissionais e experiências vividas até enquanto crianças podem influenciar os saberes que são mobilizados. Os saberes docentes podem possibilitar então, perceber o papel ativo do professor traduzindo-se no agir político e ético do mesmo, como constatado por Guimarães O. (2004). As falas dos professores entrevistados nos remetem a Tardif (2002) no tocante a necessidade de compreender os saberes como uma realidade social que pode se materializar através da formação, de práticas coletivas, mas também através dos saberes do professor e esses saberes são construídos ao longo da vida. Assim, "[...] o saber profissional está, de um certo modo, na confluência de vários saberes oriundos da sociedade, da instituição escolar, dos outros atores educacionais, da universidade, etc". (TARDIF, 2002, p. 19) |
Palavras-chave: Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Ambiental, Saberes docentes. |