62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
CARACTERÍSTICAS DOS LAÇOS DAS REDES SOCIAIS NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
Cris Hellen Xavier Carvalho 1
Rayanne Kely Alves Ferreira 1
Elaine Neiva Rabelo. 1, 2
1. Universidade de Brasília
2. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
Borgatti e Foster (2003) afirmam que laços sociais são vínculos que ligam dois atores que ao ir se conectando a outros vão formando as redes sociais. Em 1973 Mark Granovetter fez uma análise sobre os laços sociais existentes nas organizações. Ele os classificou em laços fortes, no qual há carga emocional e as pessoas envolvidas devem investir na relação para que ela permaneça forte, e laços fracos que são aqueles nos quais as pessoas envolvidas investem pouco. O autor aponta que nas organizações os laços fracos são mais frequentes. Esse fato é importante, pois é esse tipo de laço o responsável por promover uma maior difusão das informações. Para Marques (1999) o vínculo criado entre duas pessoas pode ser classificado de várias formas: institucional, político, familiar, amizade, negócio. É importante ressaltar que um laço social não precisa ser classificado como sendo de apenas um tipo. Ele é dinâmico e pode englobar um ou mais tipo. A pesquisa desenvolvida destina-se a avaliar as relações formais e informais existentes dentro de uma organização pública a partir da análise das redes sociais de amizade e de informação. O objetivo é analisar o quanto esses laços sociais influenciam dentro da organização.
METODOLOGIA:
Participaram da pesquisa 32 pessoas, sendo 29 do sexo feminino e três do sexo masculino, de variadas idades. A organização estudada foi uma escola pública de ensino fundamental do Distrito Federal que contém 105 funcionários. Os instrumentos utilizados para a realização da pesquisa foi um questionário desenvolvido e validado pela pesquisadora com a ajuda da colaboradora, orientadora e o grupo de pesquisa Inovare e uma folha com os códigos atribuídos a cada funcionário. Inicialmente houve um levantamento dos estudos e pesquisas existentes na área de rede social e de laço social e em seguida houve um aprofundamento nos relacionamentos formais e informais dentro de uma organização. Posteriormente houve a formulação de um questionário que pudesse avaliar os tipos de laços existentes dentro da organização escolhida e uma folha com códigos numéricos foi criada para que as pessoas não fossem identificadas no questionário. Uma manhã e uma tarde foram usadas para a aplicação dos questionários. Os dados obtidos foram analisados no programa Ucinet e conclusões puderam ser inferidas sobre as redes de amizade e de informação existentes dentro de uma organização educacional pública.
RESULTADOS:
Os dados mostraram que os funcionários da organização estudada possuem uma boa interação e estão bastante interconectados entre si tendo apenas poucas pessoas distantes do grande grupo. A distância geodésica, que corresponde à quantidade de pessoas que há na ligação entre duas pessoas que estão nos extremos, foi de 4,148. O número é considerado alto para uma rede social de amizade, mas pode ser explicado pelo fato dessa rede ser produto da interação entre funcionários de uma escola. A análise também apontou que 18 funcionários de diferentes cargos tinham centralidade. Dessa forma, evidencia-se que as relações de amizade não se restringem às pessoas que exercem as mesmas funções. Os dados apontaram, também, que na rede de informação as pessoas estão conectadas de maneira mais próxima do que na rede de amizade, a distância geodésica entre elas foi de apenas dois. Isso mostra que as pessoas preferem passar as informações de maneira direta. A centralidade nessa rede está dividida entre quatro funcionários, sendo que o secretário da escola exerce a maior centralidade. Esse evento pode ocorrer devido à relação de maior proximidade que o secretário possui com os demais funcionários. Esse episódio demonstra que a hierarquia não é um fator preponderante para a centralidade da informação.
CONCLUSÃO:
A pesquisa desenvolvida demonstrou que a organização escolhida para a realização da mesma possui uma grande rede de amizade, na qual os atores possuem uma boa interação entre si. Essa interação ocorre independente do cargo que desempenham. Nessa organização as informações circulam com facilidade entre os atores e que cada um deles também é fonte de informações. Esse fato mostra que na rede de informação predominam-se os laços fracos. Ao analisar as redes foi inferido que as relações informais dentro de uma organização são importantes visto que são responsáveis pela criação de um vínculo entre os profissionais e são responsáveis também por repassar as informações entre os funcionários. A pesquisa desenvolvida teve algumas limitações como o número da amostra ter sido pequeno, ter sido desenvolvida em apenas uma instituição pública sendo que as informações apresentadas se aplicam a ela.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Laços Sociais, Rede Social, Organização Pública.