62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A INTERNET CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Maria Aparecida do Nascimento 1
Abiezer Brito 2
Edilson José de Lima e Silva 1
1. Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania IBURA - UTEC
2. Escola Municipal Simões Barbosa - SEEL
INTRODUÇÃO:
Projeto vivenciado em 2008/09, com alunos com baixo rendimento escolar e fora da faixa etária, do 2º ano do 2º Ciclo, Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Professor Simões Barbosa, periferia do Recife, em parceria com a Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania IBURA. O objetivo foi utilizar as tecnologias da informação e comunicação como processo desencadeador de situações significativas de aprendizagem, favorecendo o acesso as leituras as quais compreendemos o mundo, nas suas diferentes formas (escrita, digital, visual), buscando a integração de diferentes mídias, estimulando a interação e troca de saberes, fomentando o trabalho coletivo, colaborativo e valorizando ao máximo as vivências dos alunos. Segundo Almeida (2001) a integração das tecnologias e mídias na escola devem ser incorporadas no desenvolvimento de ações que agreguem efetivos avanços, favorecendo a produção colaborativa de representações que engajam os alunos como aprendizes, construtores de significados. O eixo norteador do projeto foi desenvolver atividades que contribuíssem para a formação de habilidades relacionadas a escrita, a leitura e produção de texto, bem como promover o acesso as tecnologias da informação e comunicação aos alunos em questão.
METODOLOGIA:
Nos baseamos na Pedagogia de Projetos, tendo a interdisciplinaridade como eixo norteador, por entender que esta vertente pode ampliar as possibilidades de aprendizagem, propiciando a construção de uma escola participativa, bem como uma prática coletiva e solidária, num sentido progressista e libertador. Na atuação educativa, significa dizer que professores e alunos são sujeitos cooperadores e fomentadores de situações que propiciam novos saberes, o professor media o aluno pesquisa, investiga, interage, usa os diversos meios/mídias. Foram realizadas oficinas de leitura, rodas de conversa, nas quais buscou-se trabalhar a questão do respeito as diferenças individuais, a valorização das experiências de vida dos sujeitos no formato coletivo de trabalho e o saber partilhado, Promovemos oficinas tecnológicas com aplicativos/programas da informática, internet, softwares AgáQuê, Gcompix, mídias impressas, história em quadrinhos, jornal, vídeos, por entender que cada mídia traz uma linguagem, ampliando o campo das possibilidades de aprendizagem e o alcance dos objetivos propostos no projeto. Segundo Fontana,(1993) é na dimensão discursiva da elaboração conceitual, que se amplia as possibilidades de crescimento na reversibilidade na relação de ensino, o espaço do aprender ensinando.
RESULTADOS:
Utilização dos recursos das tecnologias para a formação das habilidades de leitura, escrita e produção de texto; Instrumentalização de aplicativos de Editor de texto e imagem, Calc, Impress e uso da Plataforma LINUX EDUCACIONAL, contribuindo para disseminação da cultura de utilização de software livre; Integração dos pais e responsáveis, com a Escola; Integração das atividades do laboratório de informática com as atividades da biblioteca e sala de aula regular; Construção e publicação de livro virtual - http://www.utecibura.xpg.com.br; Construção e publicação de álbum virtual - http://www.utecibura.xpg.com.br; Construção de BLOG - http://simoesbarbosa-esperanca.myblog.com.br; Socialização do projeto na comunidade escolar; Intercâmbio inter classe.
CONCLUSÃO:
A julgar pelos resultados obtidos, conclui-se que o projeto foi bem sucedido e que o uso das mídias, em consonância com a proposta pedagógica da escola, de fato contribuiu para tornar as atividades mais estimulantes e prazerosas, visando as trocas e mediações entre professor e aluno, possibilitando a superação das limitações do grupo classe em relação ao problema apresentado. Chama-se a atenção para o fato de que as tecnologias podem e devem ser utilizadas de forma contextualizada. Não é usar a ferramenta pela ferramenta. A metodologia é um fator importante, pois dará significado ou não ao fazer pedagógico. Outro ponto importante da experiência em questão foi a valorização do capital cultural que cada aluno possuía, partindo do princípio de que mesmo com limitações, os alunos possuem saberes importantes, resultantes das suas práticas sociais e que estes não devem ser desconsiderados pela escola. Com relação a esta questão Machado, (1966) salienta, que a interação social implica transformação e contatos com instrumentos físicos e/ou simbólicos mediadores do processo de ação. Sendo assim, para Freire, (2001) a prática pedagógica deve fundamenta-se em uma ética inspirada na relação "homem-no-mundo", isto é, ser capaz de se relacionar com as pessoas e com a sociedade.
Instituição de Fomento: Secretaria de Educação Esporte e Lazer Recife
Palavras-chave: Tecnologia na educação, Formação cidadã, Inclusão social/digital.