62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 12. Engenharia Química
ADSORÇÃO/DESSORÇÃO DE CORANTE INDUSTRIAL UTILIZANDO ESFERAS DE QUITOSANA RETICULADAS COM PIROFOSFATO DE SÓDIO.
Simonise Figueiredo Amarante 1
Cintya D' Angeles do Espirito Santo Barbosa 2
Carlos Alexandre Borges Garcia 3
1. Depto. de Engenharia Química, Universidade Federal de Sergipe - UFS
2. Depto. de Química, Universidade Federal de Sergipe - UFS
3. Profº. Dr./Orientador - Depto. de Química, Universidade Federal de Sergipe - UFS
INTRODUÇÃO:

Tendo como foco a grande industrialização que envolve tudo e todos, a poluição gerada com estes interesses também se torna preocupante, o que não seria diferente para indústrias têxteis, que têm por grande dificuldade o controle e remoção dos corantes de efluentes residuários. Mesmo em pequenas concentrações, corantes nos cursos de água são inaceitáveis por razões estéticas, além de sua reatividade e permanência no meio ambiente. Grande parte das indústrias realiza vários processos de tratamentos, mas a maioria destes métodos possuem limitações e nenhum deles é completamente satisfatório na remoção da cor de efluentes têxteis. Devido a isso, o processo de adsorção vem se destacando e ampliando no setor industrial, graças ao baixo custo e eficiência nas taxas de remoção. Dentre os adsorventes utilizados, a quitosana se destaca  devido a sua alta capacidade adsortiva para os mais diversos tipos de contaminantes, incluindo os corantes, isso se deve a grande quantidade de grupamentos funcionais amino e hidroxila existentes em sua estrutura.

O objetivo do presente trabalho, foi a preparação de esferas de quitosana reticuladas com pirofosfato de sódio no estudo da adsorção de corante têxtil.

METODOLOGIA:

Preparação e Reticulação das Esferas de Quitosana:

5 g de quitosana (grau de desacetilação 85,0 % ) foram dissolvidos em 100 mL de uma solução de ácido acético 3% (m/v). Esta solução foi gotejada com auxílio de uma bureta sobre uma solução de NaOH 6% (m/v) e mantida sob agitação até a completa formação das esferas. Em seguida, as mesmas foram colocadas em contato com uma solução de pirofosfato de sódio 4% (m/v) durante 24 horas. Posteriormente, estas foram exaustivamente lavadas com água ultrapura até pH neutro. Logo após, foram colocadas em estufa (60°C) até secagem.

Ensaio de adsorção e dessorção:

1g das esferas de quitosana foram colocados em contato com 100 mL da solução do corante Turquesa G 133 % Remazol ( pH ≈ 3; 25 ± 1 °C; 5 - 20mg/L) sob agitação constante, em um agitador magnético. Em tempos pré estabelicidos, retirou-se uma alíquota para leitura em um espectofotômetro (Biochrom, Libra S12) em 661nm até que o equilíbrio fosse atingido. A dessorção foi realizada utilizando ácido clorídrico 0,01 mol/L.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos no estudo de adsorção do corante Turquesa G 133 % Remazol em esferas de quitosana reticuladas com pirofosfato de sódio, indicou que o tempo de equilíbrio foi de 24 horas, sendo a porcentagem de remoção neste tempo de 75 e 87% para as concentrações de 5 e 20mg/L, respectivamente. Para a determinação da quantidade mínima de material adsorvente necessária para a remoção máxima de corante, foi realizado o estudo da concentração do mesmo variando de 5 a 20 mg/L.Os dados evidenciaram que quanto maior a concentração maior a porcentagem de remoção. Já o estudo de dessorção, demonstrou que em apenas 30 minutos houve 95 % de remoção do corante.

CONCLUSÃO:

O estudo de adsorção do corante Turquesa G 133 % Remazol, pelas esferas de quitosana reticuladas com pirofosfato de sódio, mostrou ser eficiente. O tempo de equilíbrio foi atingido em 24 horas apresentando uma boa porcentagem de remoção. Os resultados também mostraram que com o aumento da concentração a porcentagem de remoção aumenta. Os testes de dessorção do corante foram satisfatórios, visto que na realização de dois ensaios o material demostrou um alto poder de remoção.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq)
Palavras-chave: Adsorção/Dessorção, Esferas de Quitosana, Corante .