62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
Aquecimento Global: Conseqüências à saúde e ao meio ambiente, uma vivência dos alunos de Educação Física da Escola Municipal Alberto Luiz Russo - Jaboatão dos Guararapes/PE.
Jonathas Eduardo Luna Malta 1
1. Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes - SEDUC / PMJG / PE
INTRODUÇÃO:

O presente estudo foi desenvolvido junto aos alunos da escola Municipal Alberto Luiz Russo durante a 1ª Semana de Ciência e Tecnologia. Dentre os aspectos vivenciados, destacaram-se o Aquecimento Global, as mudanças no Meio Ambiente em que está situada a unidade escolar e os danos que a Desidratação pode causar à saúde dos mesmos. O Aquecimento Global vem mudando o clima e a vida das pessoas. No século XX, a temperatura mundial chegou a aumentar 0,7ºC. Fenômenos climáticos surgem mais intensos e freqüentes. O Brasil ocupa o 4º lugar na relação mundial dos países que mais contribuem para o aquecimento do planeta. Em Jaboatão dos Guararapes, obras de contenção do mar há dez anos vêm sendo realizadas e o processo de erosão do litoral tem sido mais acelerado, deixando claro os impactos ambientais. O estudo teve como objetivos reconhecer a existência do aquecimento global como problema que afeta diretamente a população mundial e especificamente a comunidade escolar, a fim de provocar uma mudança de comportamento diante dos problemas constatados e estimular hábitos saudáveis, através da reflexão a cerca da prática do exercício físico regular, os cuidados na escolha dos alimentos e na quantidade de líquido que se deve ingerir para evitar o processo de hipohidratação ou desidratação.

METODOLOGIA:

O estudo foi realizado em outubro de 2009 e contou com a participação de 90 alunos dos 6ºs e 7ºs anos, da coordenação da escola e mais um professor de matemática. No 1º momento foi realizada uma incursão pedagógica ao Espaço Ciência com a exploração das áreas de movimento, percepção e planetário, no dia 16/10/2009 e contou com a participação de 40 alunos. Em seguida surgiu o interesse sobre o tema do Aquecimento Global. Esta serviu como preparação para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No 2º momento, no dia 22/10/2009, dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, mostras de vídeos e dinâmicas de grupos trataram aspectos relacionados às causas, conseqüências, metas e ações dos alunos para com a comunidade e o planeta de forma geral. No 3º momento, estimulados pela curiosidade, a "Caminhada Educacional" aconteceu na orla de Piedade, no dia 30/11/2009 como última etapa e conclusão dos estudos. Nesta foi possível dialogar sobre aspectos culturais do lixo e da necessidade de preservar o meio ambiente, o aumento da temperatura global e o conseqüente avanço do mar, estabelecendo relação com a atividade física e os aspectos de saúde. Houve registros fotográficos; Relatórios narrativos e Socialização das experiências vividas pelo grupo com outros alunos da escola.

RESULTADOS:

A Caminhada Educacional se deu num percurso de 5 km. O grupo foi abordado sobre expectativas da atividade. Foram estabelecidas normas de segurança, como andar calçado e entre professores e paradas para hidratação. O 1º aspecto identificado foi o monitoramento da freqüência cardíaca no exercício. Aferiu-se a FC de repouso e posteriormente a cada parada, relacionando-a a intensidade da caminhada em cada trecho. Outro aspecto encontrado foi o da desidratação. Durante uma atividade física, perde-se de 1 a 2 Litros de líquidos por hora de exercício. Fatores climáticos e alta intensidade do exercício contribuem para o aumento dessa perda. Quando sentimos sede já estamos em processo de desidratação. Assim, não podemos esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos. Constatou-se o avanço do mar. Em 10 anos, a praia encolheu em torno de 2,5m. Em alguns trechos não se conseguia caminhar. Isso afeta o comércio da região, limitando áreas de entretenimento na orla e prejudicando boa parte da população carente que de lá tira seu sustento. O lixo encontrado no percurso acarreta na destruição do ecossistema marinho e uma diminuição da qualidade de vida dos freqüentadores da orla. Por fim, o crescimento urbano desenfreado no litoral. Construções irregulares justificam o processo de erosão.

CONCLUSÃO:

A partir das respostas dos alunos a questionamentos específicos após a Caminhada Educacional, traçamos um perfil de atuação destes. Em casa, na comunidade, na escola e em seu entorno, que mudanças significativas de comportamento poderíamos observar nas suas ações cotidianas? Através de observações nas aulas de Educação Física, ficou constatada uma maior preocupação com a hidratação. Tornou-se quase que uma unanimidade entre os alunos o uso de uma garrafa d'água portátil. O monitoramento da freqüência cardíaca no exercício também foi identificado. Relatos de pais dos alunos, da coordenação e de professores da escola também convergiram para a certificação de mudanças comportamentais. A separação do lixo e uma maior preocupação com os locais e os horários de sua coleta, evitando a queima do mesmo e uma concentrada liberação de CO2, bem como o uso consciente da água e energia elétrica fizeram parte dos registros. Concluímos assim que a atividade pedagógica interferiu diretamente nas ações do dia-a-dia dos alunos.

Palavras-chave: Educação Física, Caminhada Educacional, Aquecimento Global .