62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
ALIMENTAÇÃO E CIDADANIA: PROMOVENDO PRÁTICAS ALIMENTARES CONSCIENTES E SAUDÁVEIS.
Vanesca Leite Santiago 1
Carolina de Abreu Peixoto 1
Eliane Rodrigues da Silva 1
Maria Ivonete Guerra 1
Valneide Melo Lima 1
Vanier Leite Santiago 1
1. Escola em Tempo Integral Joaquim Antônio da Silva
INTRODUÇÃO:

A escola em Tempo Integral Joaquim Antônio da Silva, situada no distrito de Catu, Zona Rural do município de Horizonte - CE, que atende estudantes de 06 a 08 anos de idade, recebeu no ano de 2009 o desafio de ser uma das quatro escolas piloto no município, a implantar de acordo com o projeto "Alimentação e Cidadania: Ingredientes indispensáveis" da secretaria de Educação de Horizonte, a inclusão da educação alimentar no processo de ensino e aprendizagem, educação esta que perpassa pelo currículo escolar de forma permanente respeitando a cultura alimentar local e valorizando os alimentos produzidos na região. Com o objetivo de transformar o ambiente escolar em um espaço de valorização da cultura alimentar foi assinada a portaria 1010 em 08 de maio de 2006 que institui a promoção da alimentação saudável na rede escolar pública e privada no Brasil corroborada pela lei nº. 11.947 de 16 de Junho de 2009. Trabalhando numa comunidade carente, procuramos readequar o projeto de acordo com as produções agrícolas locais utilizando a demanda das frutas, verduras e hortaliças, grãos e carnes, com isso, pretendíamos combater a alimentação inadequada cada vez mais frequentemente entre as crianças evitando assim o surgimento precoce de doenças causadas pela má alimentação.

METODOLOGIA:

 O tema alimentação sempre esteve na proposta pedagógica de nossa escola, em 2009 realizamos a III feira de Ciências abordando o tema Alimentação e Cidadania através das seguintes temáticas: segurança alimentar, pirâmide alimentar, os benefícios dos alimentos para a saúde e 10 passos para uma alimentação saudável. Desenvolvemos atividades como: visitações às famílias para conhecer os hábitos alimentares destas, elaboração do mapeamento das principais deficiências alimentares investigando as causas delas acontecerem. Com isso, pudemos trabalhar com os alunos alimentação saudável valorizando o consumo das produções da própria região. Para isso, desenvolvemos as seguintes ações: debates, produção de textos, murais, cartazes, slides explicativos, dramatizações, apresentações musicais, jogral, cordel, paródia, poesias, acrósticos, desenhos, distribuição de informativos, entrevista com moradores, visita a horta, ao laticínio e ao supermercado da região, oficina para reaproveitamento das frutas e verduras em pratos nutritivos, idealização da horta pedagógica, avaliação nutricional e médica e apresentações culturais.

RESULTADOS:

As ações pedagógicas sobre alimentação e cidadania resultaram em benefícios visíveis e significativos para a comunidade escolar. Percebemos à principio que não houve rejeição por parte das crianças em experimentar as frutas, verduras e legumes produzidos na região e que a ingestão destes alimentos tornou-se um hábito na escola e consequentemente nas suas casas. As visitações às famílias foram importantes para incentivar a implantação de hortas familiares de onde eles podem retirar o seu próprio alimento orgânico. A avaliação nutricional e médica diagnosticaram crianças com problemas de saúde causados pela má alimentação, e estas foram encaminhadas para o tratamento adequado na rede pública de saúde do município, o projeto também foi importante para estabelecer o vínculo tão necessário entre saúde e educação. Foi dado início a construção da horta pedagógica na escola onde poderemos trabalhar com os nossos alunos o cultivo dos alimentos e sua importância nutricional.

 

CONCLUSÃO:

Trabalhar o tema Alimentação e Cidadania no tocante as práticas alimentares e estilo de vida saudáveis foi muito gratificante tendo em vista as diversas abordagens e os benefícios a curto, médio e longo prazo que trazem as reflexões e práticas a respeito da alimentação saudável. O grande desafio de promover a discussão sobre alimentação e nutrição no contexto escolar, com ênfase na alimentação saudável e na promoção da saúde, reconhecendo a escola como espaço propício à formação de hábitos saudáveis e à construção da cidadania, foi fundamental para o sucesso do nosso projeto. Os alunos demonstraram compromisso, dinamismo e criatividade na realização das atividades propostas. Concluímos com a realização deste projeto que a parceria entre escola e comunidade gerou frutos positivos e os resultados foram eficientes, pois comprovamos no dia à dia as mudanças no trato alimentar como: combate ao desperdícios dos alimentos, higienização e armazenamento adequado dos alimentos, diminuição do consumo dos alimentos industrializados a favor dos alimentos saudáveis.

Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal de Horizonte-CE
Palavras-chave: Educação alimentar, Prática pedagógica, Comunidade escolar.