62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
MEMÓRIAS DA CAPOEIRA NA CIDADE DO NATAL/ RN.
João Carlos Neves de Souza e Nunes Dias 1
Igor Yuri Temistócles de Albuquerque 1
1. Prof. Ms., Curso de Educação Física, Universidade Federal de Alagoas/ UFAL
INTRODUÇÃO:
A pesquisa caracterizou-se pela investigação a partir das memórias da capoeira como prática sócio-cultural construídas na cidade do Natal/RN. A pesquisa justifica-se pela necessidade em se reconhecer e reconstruir as memórias, portanto a história cultural, das diferentes formas de registro da cultura, particularmente em nosso estudo, a partir do sistema cultural da capoeira como técnica corporal.  Destaca-se ainda a possibilidade em contribuir para a produção de pesquisas que respondam as demandas regionais e locais, no caso específico da cidade do Natal e do próprio Estado do Rio Grande do Norte. O objetivo geral da pesquisa foi o de evidenciar aspectos históricos da capoeira na cidade do Natal/RN. Para tanto, como objetivos específicos da pesquisa buscamos: identificar o período da gênese e legitimação da capoeira na cidade; identificar os mestres de que estiveram diretamente ligados às memórias da capoeira na cidade; identificar os grupos de capoeira organizados na cidade; evidenciar os espaços da cidade utilizados pelos grupos de capoeira entre seu período de gênese e legitimação social.
METODOLOGIA:
Sabemos que a história é construída por meio da ação de muitos sujeitos e de muitas práticas nem sempre narradas nos compêndios. No sentido em que a pesquisa histórica pode encontrar registros significativos nas narrativas orais, nas fotografias amareladas, nos jornais antigos, nos arquivos e em outros espaços que funcionam como depositários da história, utilizamos como método de pesquisa a história de vida (HAGUETTE, 2003), a história oral (BENJAMIN, 1994), dos mestres de capoeira da cidade, a partir entrevistas com os atores sociais que configuraram a prática social da capoeira, bem como,  consulta a fontes primárias (LUCENA, 2001; 2002; 2005), tais como: jornais da época e  documentos dos grupos de capoeira identificados durante a pesquisa. 
RESULTADOS:
Em Natal, a gênese da capoeira data dos anos de 1970, inicialmente praticada de maneira aleatória, no porto da cidade, a capoeira tem sua legitimação social nos anos de 1990, com a sistematização dos grupos de capoeira em Natal. Ao final da década de 1970 e início da década seguinte, mestre Marcos (Grupo de Capoeira nacional) e mestre Índio (Grupo de Capoeira Terra do Sol) contribuíram significativamente para a sistematização da capoeira, bem como para a formação de novos mestres que mais tarde fundaram novos grupos na cidade.  Nesse sentido, destaca-se: mestre Irani (Grupo de Capoeira Cordão de Ouro); mestre Canelão (Grupo de Capoeira Boa Vontade); mestre Robson (Grupo de Capoeira Corpo Livre), mestre Caio, mestre Daniel e mestre Alexandre. Observamos ainda a mudança dos locais da prática da capoeira na cidade, do espaço público para o privado, que passa pela divulgação da capoeira em alas de escolas de samba da cidade, em praças públicas, em praias e posteriormente para lugares mais fechados, ou mais restritos como residências, centro comunitários, academias de ginástica da cidade, ou ainda prédios próprios.
CONCLUSÃO:

Considerando os objetivos traçados, o método estabelecido, bem como os resultados encontrados no desenvolvimento da pesquisa, a partir da gênese da capoeira em Natal, identificamos a década de 1980 e o início da início da década de 1990 como um momento de sistematização e legitimação da capoeira na cidade, a partir da formação de uma segunda geração de mestres de capoeira, bem como o surgimento de novos grupos de capoeira em Natal. É nesse período que podemos identificar ainda a ocupação de novos espaços da capoeira na cidade, principalmente no que se refere a passagem do público (ruas, praças, praias) para o privado (academias de ginástica, salas de prática esportiva, prédios próprios, apresentação em shows folclóricos, em shopping centers). Essa mudança de espaço vem acompanhada com uma nova perspectiva de uso do corpo na capoeira, mudanças no processo de ensino-aprendizagem, bem como da visibilidade e dos interesses sociais que se articulam ao universo da capoeira na cidade do Natal/RN. As mudanças observadas a partir das memórias da capoeira em Natal nos dizem da diversidade no estabelecimento dessa técnica corporal a parti dos diferentes grupos e mestres da cidade, que projeta novas possibilidades de legitimação e projeção social da capoeira na cidade do Natal/RN.

Instituição de Fomento: Ministério da Cultura/ Edital Capoeira Viva 2007.
Palavras-chave: Capoeira, Memórias, Natal/RN.