62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral
PROPOSTA METODOLÓGICA: QUEBRA CABEÇA CITOLÓGICO PARA REALIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS DE CITOLOGIA VEGETAL
Jullys Allan Guimarães Gama 1
Amanda Cristina Gomes da Silva 1
Átilla Fabrício Araújo da Silva 1
Paula Knopik 1
1. Instituto de Ensino Superior do Sul do Maranhão - IESMA
INTRODUÇÃO:
Educadores veem, há muito tempo, tentando explicar como transcorre o aprendizado de ciências, construindo diferentes teorias que, uma vez aceitas, podem fundamentar o trabalho do professor em sala de aula (KRASILCHIK 2008). A realização de aulas práticas tem dado fundamento a este trabalho, posto que: despertam e mantêm o interesse dos alunos; envolvem os estudantes em investigações científicas e desenvolvem a capacidade de resolver problemas e compreender conceitos (HOFSTEIN, 1982 apud KRASILCHIK, 2008,). O estudo de citologia vem mostrar ao aluno a constituição das células e como funciona cada organela, mas muitas vezes este assunto não é totalmente compreendido, tendo em vista a complexidade anatomofisiológica da célula vegetal. Assim, o objetivo desta pesquisa foi propor como alternativa metodológica, um quebra cabeça citológico para dar suporte às aulas práticas de citologia vegetal. Com este quebra cabeça, o professor terá à sua disposição um novo recurso pedagógico, podendo demonstrar as organelas separadamente e, posteriormente, explanar todo o conjunto, deixando o próprio aluno estruturar sua célula e apreender novos conhecimentos.
METODOLOGIA:
O quebra cabeça citológico foi produzido a partir de placas de zinco e imãs com as figuras coloridas das principais organelas e estruturas da célula vegetal. Esta placa de zinco serviu como apoio no processo de montagem do quebra cabeça de imãs. O projeto desenvolveu-se em uma escola estadual de ensino médio da cidade de Imperatriz, no estado do Maranhão.  Foram envolvidas turmas de alunos do 1° ano, sendo do sexo feminino e masculino, aleatoriamente. Cada turma, de um total de 20 turmas, foi dividida em quatro equipes, e cada equipe recebeu um quebra cabeça citológico desmontado. A temática da aula prática consistiu em montar o quebra cabeça, parte a parte, sendo explanada e debatida cada organela separadamente, e a cada estrutura estudada, esta juntava-se à placa de zinco, seguindo até formar toda a célula. O período da pesquisa foi de 03 de agosto a 11 de dezembro de 2009.
RESULTADOS:
O resultado alcançado com a realização das aulas práticas, usando o quebra cabeça citológico, foi maior que o esperado. Inicialmente, ele despertou a curiosidade dos alunos. Todos queriam montá-lo para descobrir qual a imagem final. Esta curiosidade não fez com que se dispersassem no decorrer das aulas. Foram participativos e fizeram várias perguntas. Observou-se também que, os alunos foram capazes de interligar o funcionamento e a interação de uma organela com a outra, e entenderem os processos metabólicos relativos à célula vegetal. Ao final de cada aula, quando se perguntava aos alunos o que havia debatido, de um modo geral, eles tinham as respostas com facilidade. Após o conjunto de aulas práticas realizado, os alunos foram questionados a despeito do formato adotado: a aceitação foi unânime.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que, a aplicação da proposta metodológica de quebra cabeça citológico para ministrar aulas práticas de citologia vegetal, é eficaz. Houve maior interação entre os alunos e os professores. Os alunos dispuseram maior atenção às aulas e ao serem questionados deram respostas positivas. A aula se tornou atrativa e participativa, afinal, os próprios alunos é que estavam estruturando a célula vegetal. O aprendizado foi alcançado com maior facilidade, tendo em vista que as avaliações realizadas relativas ao conteúdo supracitado foram aprovativas. Assim, pode-se afirmar que dispor de recursos alternativos, para realização de aulas práticas, no ensino de citologia, é fundamental para viabilizar uma melhor qualidade do aprendizado.
Palavras-chave: Aula Prática de Citologia, Célula Vegetal, Quebra Cabeça Citológico.