62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
ESTUDO DA URBANIZAÇÃO NA REGIÃO DA MICROBACIA DO CÓRREGO SAMAMBAIA EM CHAPADA DOS GUIMARÃES - MATO GROSSO.
Aryadne Márcia Aquino 1
Gabriella Costa Araújo 1
Tauana da Rosa Pitt 1
Shozo Shiraiwa 1, 2
1. Pós Graduação em Recursos Hídricos, Universidade Federal de Mato Grosso / UFMT
2. Dr. / Orientador
INTRODUÇÃO:
A utilização que o homem faz dos recursos naturais nem sempre ocorre considerando suas características e capacidade de recuperação (Santos e Vitte, 1998). O surgimento de problemas ambientais graves, com reflexos sobre o próprio homem induziu a busca de um melhor entendimento dos fenômenos naturais e antrópicos, suas causas e conseqüências sobre a qualidade de vida das populações. Esta consciência ainda não alcançou uma parcela significativa da população, que continua a provocar alterações drásticas nos ecossistemas, alterando-os de forma a prejudicar suas componentes e entre eles, o próprio homem (Mota, 1997). Dentro deste contexto, o estudo físico da microbacia do córrego Samambaia se faz necessário, como forma de reconhecimento de seus regimes e fragilidades, a ponto de nortear um planejamento mais aprofundado de urbanização. O córrego Samambaia é de grande significância dentro deste contexto, visto que é um córrego rural e já contém vestígios das ações urbanas. Este estudo preliminar serve como parâmetro de modo a nortear as ações antrópicas relativas a uma futura urbanização de modo que ela seja planejada, levando em consideração os recursos naturais com o ordenamento do uso e controle da ocupação do solo. Assim, este estudo teve como finalidade avaliar o processo de urbanização no entorno da microbacia do córrego Samambaia considerando os bairros existentes em seu entorno relacionando aspectos como: quantidade e padrões das edificações, tipo de pavimentação, estimativa populacional e saneamento básico.
METODOLOGIA:
A área de estudo, localizada em Chapada dos Guimarães, município do Estado do Mato Grosso, é limitada pelo bairro Aldeia Velha, pelo Loteamento Dom Aquino e pelo Loteamento Samambaia. Para a realização da pesquisa foram necessários os seguintes materiais: prancheta, papel, lapiseira, máquina fotográfica, GPS Geodésico, computador com Softwares necessários para o processamento dos dados. O procedimento utilizado para construção do trabalho deu-se através do reconhecimento da área de estudo, tendo em mãos a imagem de satélite com a delimitação da microbacia, percorreu-se a área delimitada com o propósito de verificar a compatibilidade das informações da imagem com a visita in loco; do levantamento topográfico, com o auxílio do GPS de precisão, a área da bacia foi percorrida a fim de levantar dados de longitude, latitude e altitude para elaboração do mapa topográfico e para aquisição dos dados do aparelho, foi fixado o aparelho base em uma residência localizada na cidade de Chapada e com o aparelho móvel foi demarcada a área percorrida. Para análise dos dados se fez necessário: baixar os dados da base e do móvel do GPS para o computador, baixar o Relatório Descritivo da Estação de Cuiabá pelo site do IBGE, através do software EZSurv Post Processor fez-se a correção da base com valores de coordenadas do SAD 69 para posterior transferência dos pontos para o software Surfer 8 onde foi digitalizada a imagem; da quantificação e classificação das edificações, para quantificação foram percorridas todas as ruas de cada bairro contabilizando e classificando simultaneamente todas as edificações existentes em níveis de padrões alto, médio e baixo; das características das vias de acesso, durante os percursos pelos bairros em estudo, foram verificados os tipos de pavimentação existentes nas localidades; da estimativa do número de habitantes, para este fim fez-se necessário entrevista com a maioria dos moradores de cada bairro que informavam quantas pessoas ali residiam e nas residências em que não foram possíveis a realização da entrevista, por motivos adversos, essas informações foram adquiridas pela colaboração dos moradores mais próximos; e do procedimento de classificação, para este fim foram obtidos dados da imagem Google Earth 2008 da microbacia do córrego Samambaia mediante a aplicação de métodos convencionais de classificação supervisionada.
RESULTADOS:

O levantamento topográfico da microbacia do córrego Samambaia demonstrou a variação das altitudes foi de 55 metros, tendo a máxima o nível topográfico de 730 metros e a mínima de 675 metros deixando visível o segmento do fluxo do recurso hídrico no sentido Sul para Oeste do Município. Em relação ao diagnóstico habitacional verificou-se que o bairro Aldeia Velha apresenta a maior área ocupada possuindo: 83 residências, 334 habitantes (considerando 4hab/casa.), 1 quadra de esportes, 7 comércios (lan house, bares, camping, hotel, supermercado), 1 igreja, 1 comunidade Nossa Senhora Aparecida e 1 Escola Municipal Termosina de Siqueira, foi possível detectar algumas deficiências no local, sendo a falta ou deficiência relativos ao pavimento asfáltico, rede de esgoto, rede de drenagem pluvial e postos de saúde. Em relação ao Loteamento Dom Aquino verificou-se 26 residências, sendo a maioria casas de temporada, 1 marmoraria, 1 pousada, 1 poço e a utilização de fossas sépticas. O loteamento Samambaia conta com 10 casas sendo a maioria de temporada com apenas 4 moradores permanentes chegando aos finais de semana a contar com aproximadamente 21 moradores. Por serem comunidades pequenas e se situarem em pontos relativamente distante do pólo principal do município de Chapada dos Guimarães, não contam com uma infraestrutura adequada, sendo verificada a falta de saneamento básico e a coleta regular de resíduos sólidos.

CONCLUSÃO:
De acordo com a metodologia VERAH (Oliveira,2007), que considera os aspectos de vegetação, erosão, resíduos, água e habitação para a realização de um diagnóstico ambiental. Este trabalho consistiu em avaliar uma região em processo de urbanização com a finalidade de verificar os prejuízos ambientais gerados pelo uso inadequado do solo, tendo em vista uma comunidade que já nasce em uma região inadequada, pois está inserida em um ambiente hidrográfico passivo de proteção ambiental e serve como um modelo para considerar as questões que devem ser corrigidas e mitigadas. Deste modo é sugerida a criação de sistemas de informações ambientais através do uso de técnicas de geoprocessamento que merecem ser incentivadas e destacadas, a fim de que se possam obter maiores dados relativos: à preservação da qualidade dos recursos ambientais, à avaliação da vulnerabilidade dos impactos ambientais que possam nortear a aplicação de políticas e ações governamentais integradas voltadas para a proteção ambiental que envolvam os diversos setores da sociedade civil.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - FAPEMAT
Palavras-chave: Microbacia hidrográfica, Uso e ocupação do Solo, Habitação.