62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR PARA TURMAS DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA.
Mayara Lustosa de Oliveira 1
Thiago Lopes Rocha 1
Adriana Maria Antunes 1
Simone Maria Teixeira de Sabóia-Morais 1
1. Universidade Federal de Goiás
INTRODUÇÃO:
A disciplina de Biologia Celular possui um conteúdo essencial e de extrema importância para a total compreensão das disciplinas seguintes no curso de Biologia, visto que seu objeto de estudos envolve as células, unidades básicas de formação dos seres vivos. Sendo assim, estudá-la torna-se fundamental para compreensão da Biologia como um todo. No entanto, o estudo dessa e de várias outras disciplinas, torna-se realmente efetivo quando associado a aulas práticas que, além de auxiliarem na fixação do conteúdo, trazem ao graduando novas experiências e concepções científicas. Porém, as aulas práticas em Biologia Celular requerem uso de equipamentos de alto custo, que nem sempre são disponibilizados na instituição de ensino. O objetivo do presente estudo é demonstrar que algumas práticas podem ser realizadas com metodologias diferenciadas e de baixo custo, dessa forma, analisamos comparativamente a aceitação destas práticas para as turmas de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, observando também a visão dos graduandos sobre a importância das aulas práticas para a formação do biólogo. Sendo assim, as análises pautaram-se pelas diferenças entre as turmas de Bacharelado e de Licenciatura, com relação às preferências sobre as atividades práticas da disciplina em estudo.
METODOLOGIA:
Para realização do estudo foram utilizadas 2 turmas do curso de Ciências Biológicas, período integral (diurno), das modalidades Licenciatura (L) e Bacharelado (B) da UFG, ambas constituídas por 30 acadêmicos. Cada tópico da disciplina foi trabalhado com uma metodologia diferente: . Aulas com práticas experimentais, . Visita ao laboratório de Biologia Celular, . Aulas expositivas com data show, . Aulas com análises ao microscópio de luz, . Aulas com filmes e animações, . Análise de imagens/eletromicrografias, . Aulas expositivas com esquemas no quadro negro e eletromicrografias, . Discussão em grupo e análises de pranchas, . Gincana. Nas aulas práticas ministradas fez-se uso de metodologias de baixo custo possibilitando aos graduandos a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos mesmo na ausência de equipamentos especializados. Após estas aulas, foi aplicado um questionário, composto por 12 questões variadas, tanto de múltipla escolha quanto dicotômicas, com o objetivo de levantar dados acerca da opinião dos estudantes sobre as metodologias utilizadas e a importância da disciplina. Os dados obtidos por meio do questionário foram analisados e expostos com porcentagem e desvio padrão, a fim de considerar a margem de variação e torná-los mais claros e evidentes aos leitores.
RESULTADOS:
As respostas aos questionamentos permitiram-nos observar que todos os estudantes de Biologia (100%), de ambas as modalidades - Bacharelado (B) e Licenciatura (L), consideraram importantes as aulas práticas de Biologia Celular para a sua formação acadêmica. Ao se analisar as mudanças de concepções dos graduandos sobre a célula, observou-se que a visão dos estudantes do B (80%) e da L (100%) sobre a Biologia Celular foi modificada ao se abordar a célula através das distintas metodologias práticas. Além disso, os graduandos em B (93,33%) e em L (100%) veem as aulas práticas como auxílio para o entendimento dos conteúdos transmitidos nas aulas teóricas. A Turma B afirmou, através de manifestações orais e escritas, que as metodologias práticas que mais agradaram foram as aulas com práticas experimentais e com análises ao microscópio de luz (ML). Já a Turma L declara que prefere aulas expositivas com data-show, com filmes e/ou animações. Não se observou variabilidade significativa entre os estudantes de uma mesma modalidade. Novas pesquisas devem ser realizadas a fim de aprimorar e desenvolver alternativas de ensino mais eficientes e baseadas na realidade sócio-cultural da universidade e dos graduandos.
CONCLUSÃO:
Através das análises acima descritas, pode-se concluir que os graduandos consideram a disciplina de Biologia Celular de essencial importância para compreensão de conceitos futuros, e veem as aulas práticas como suporte fundamental no sentido de despertar a curiosidade e o interesse para a teoria ministrada, visto que estas facilitam a observação de fenômenos estudados nas aulas teóricas. Porém, apesar de concordarem quanto à importância da disciplina e das práticas, existe diferença nas preferências quanto às metodologias utilizadas. Dessa forma, foi possível observar a relevância da aplicação de recursos didáticos e metodologias diferenciadas para estimular a aprendizagem participativa e a construção do conhecimento pelo estudante. Além disso, as aulas mostraram aos graduandos uma visão diferenciada do conhecimento científico, transformando o conceito das práticas mecânicas e convencionais para aulas dinâmicas que possibilitaram o uso de diversas ferramentas lúdicas para socialização do saber científico.
Palavras-chave: Biologia Celular, Aula Prática, Metodologias diferenciadas.