62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
UTILIZAÇÃO DOS SOFTWARES LIVRES OCTAVE E GNUPLOT NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE FÍSICA, NA ÁREA DE TERMODINÂMICA
willyam rodrigues e siva 1
1. instituto federal do piaui
INTRODUÇÃO:
Discute-se neste trabalho a utilização dos softwares livres OCTAVE E GNUPLOT para resolução de problemas de Física, em particular os problemas em Termodinâmica, e a plotagem de gráficos referentes aos resultados obtidos, respectivamente. A área da Termodinâmica envolve assuntos, como por exemplo, termologia, dilatação de corpos e transformação de gases. Todos esses assuntos são comumente explorados em Ensino Médio, na maioria das vezes de forma teórica. Portanto, diversos são os métodos de aprendizagem desses assuntos, visando sua facilitação, como por exemplo, a abordagem de simulação numérica e sua respectiva apresentação gráfica. A informática vem sendo usada, atualmente, como ferramenta de grande auxílio no processo ensino-aprendizagem, e no ensino de Física não é diferente. Softwares livres que resolvam equações, que construam cenários para análise de problemas e que plotem gráficos, estão cada vez mais sendo usados no ensino de Física com o objetivo de se alcançar uma aprendizagem significativa. Softwares livres como OCTAVE, um software que auxilia na resolução de equações e funções de 1º e 2º graus e GNUPLOT, software muito usado para a plotagem de gráficos estão sendo muito usados na resolução de problemas de física e em especifico nesse trabalho, em Termodinâmica com a finalidade se calcular as conversões de escalas em graus: Celsius, Kelvin e Fahrenheit.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado inicialmente com uma pesquisa sobre o assunto, em seguida definimos os seguintes cenários: conversão de escalas em graus Celsius, Kelvin e Fahrenheit, com modelagem em OCTAVE e suas respectivas visualizações gráficas em GNUPLOT
RESULTADOS:
Nesse trabalho foi possível observar com a utilização do OCTAVE e GNUPLOT uma dependência linear entre as escalas Celsius, Kelvin e Fahrenheit, como encontrado na literatura. Portanto esses programas podem facilitar no entendimento dos assuntos comumente abordados em Física do Ensino Médio Os resultados obtidos surpreenderam todos os envolvidos neste trabalho, pois após a definição dos cenários e dos problemas propostos pelos mesmos (cenários), conseguimos resolver tais desafios com o auxílio do software OCTAVE, que resolveu as equações propostas e com o GNUPLOT conseguimos plotar os gráficos referentes aos resultados obtidos, percebendo assim o quanto se torna mais simples o aprendizado dos assuntos.
CONCLUSÃO:
Com isso constatamos que com a utilização de softwares livres, no nosso caso, OCTAVE E GNUPLOT, é possível dinamizar o ensino de Física em diversos assuntos, entre eles, Termodinâmica e com isso conseguir uma aprendizagem significativa que reflita na formação do aluno de um modo geral, além de promover uma interação entre aluno e informática, ou seja, uma interação entre o aluno e a tecnologia. Palavras-chave: Termodinâmica Ensino de Física Softwares Livres
Instituição de Fomento: ifpi
Palavras-chave: ensino, fisica, software livre.