62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
CÍRCULO HERMENÊUTICO-DIÁLETICO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA TRABALHAR AS QUESTÕES RELATIVAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
José Pedro Guimarães da Silva 2
Romildo Albuquerque Nogueira 3
Maria Marly de Oliveira 4
Adelmo Fernandes de Araújo 1
1. Mestrado em Ensino das Ciências-UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
2. Mestrado em Ensino das Ciências-UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
3. Mestrado em Ensino das Ciências-UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
4. Mestrado em Ensino das Ciências-UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
INTRODUÇÃO:
O círculo hermenêutico-dialético (CHD) é uma técnica de entrevistas que permite a interação dos entrevistados entre si (sujeitos da pesquisa) e destes com o pesquisador. Nesta técnica, o pesquisador, mesmo realizando entrevistas individuais com cada sujeito da pesquisa, possibilita que suas falas possam ser lidas pelos outros entrevistados, que elaboram uma síntese da sua e das demais respostas, conduzindo ou não modificações na sua resposta original. Os subsídios desta pesquisa estão fundamentados em Oliveira (2005); Silveira e Oliveira (2009); Silva e Oliveira (2009) e Araújo, Oliveira e França (2009). Dentro desta perspectiva, realizamos uma pesquisa em uma turma da 2ª série do ensino médio, com 19 estudantes, de uma escola da rede pública de Pernambuco, na disciplina de Biologia, com o objetivo de responder a seguinte questão: como o CHD, originalmente uma técnica de pesquisa, pode ser utilizado como uma ferramenta didática no contexto da educação ambiental no ensino médio?
METODOLOGIA:
A metodologia aplicada consistiu em dividir a turma em quatro grupos (1 a 4). Em cada grupo, os estudantes foram designados pela ordem (1o ao 5o), para posteriormente responderem a pergunta: O que você entende por educação ambiental? Após cada membro do grupo ter respondido, foi aplicada a cada grupo a seguinte dinâmica: o primeiro sujeito entregou a sua resposta ao segundo sujeito, que a analisou em relação a sua resposta, e em seguida elaborou uma síntese que pode ou não ter levado em consideração a resposta do primeiro sujeito. A dinâmica seguiu até que o quinto sujeito entregou a sua síntese ao primeiro, que fechou o círculo, estabelecendo o "consenso" do grupo. Salientamos que o termo "consenso" representa uma concepção final da turma. Após as diversas mudanças na elaboração das concepções anteriores, chegam-se as respostas mais próximas da "realidade" do grupo. Por fim, aplica-se a mesma dinâmica, agora com os "consensos" dos grupos, ou seja, o primeiro grupo passou a sua resposta ao segundo, que elaborou uma nova síntese. O CHD segue até que o quarto grupo, que passa a sua síntese ao primeiro, elaborando assim o "consenso" da turma. Finalmente foi solicitado aos alunos que respondessem a pergunta: quais as contribuições e dificuldades que você identifica na aplicação da técnica do CHD em sala de aula?
RESULTADOS:
Com respeito à pergunta um dos alunos respondeu "a técnica proporcionou ao grupo respeitar as opiniões das outras pessoas; cada um expôs sua opinião podendo assim aproximar uma ideia da outra e o nível da aula foi elevado." A partir desta fala estabelecemos a seguinte categoria empírica: colaboração e respeito às opiniões, na qual 52,65 % dos participantes se enquadraram. De maneira semelhante, as outras falas permitiram outras categorizações: aula diferente e divertida (10,52%); consciência no processo de aprendizagem (21,05%); colaboração e conscientização no processo de aprendizagem (15,78 %). Com respeito às contribuições do método, foi observado que 100 % dos participantes (19 sujeitos) a avaliaram como positiva. Um único aluno considerou que o tempo (2 horas - aula, cerca de 1 hora e 40 minutos) foi inadequado para desenvolver toda atividade, apesar de ter considerado a técnica como positiva. Nesse sentido, a técnica do CHD se mostrou uma ferramenta que propiciou a realização de uma aula diferente, cujo exercício de construir e reconstruir as falas dos estudantes proporcionou uma reflexão sobre as questões ambientais. Todo esse processo nos sugere que o CHD pode ser usado em futuras abordagens que possam contemplar uma visão mais global dos problemas e ações humanas no ambiente.
CONCLUSÃO:
A técnica do CHD, apesar de originalmente ter sido proposta como uma técnica de pesquisa se mostrou uma ferramenta didática eficiente para ser usada no ensino médio. A técnica propiciou, segundo nossa investigação, a realização de uma aula diferente, cujo exercício de construir e reconstruir as falas dos estudantes proporcionou uma reflexão adequada sobre o conceito trabalhado: a educação ambiental.
Palavras-chave: Círculo Hermenêutico-Dialético, Educação Ambiental, Ensino Médio.