62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE O ESPORTE NA ESCOLA MUNICIPAL NATIVIDADE SALDANHA - JABOATÃO DOS GUARARAPES- PERNAMBUCO
Vanessa Samara Menezes da Silva 1
1. Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes- SEDUC/PMJG/PE
INTRODUÇÃO:

Observando a história da Educação Física praticada na escola, vemos que o esporte, desde que foi inserido no ambiente escolar, vem desempenhando um papel importante nas aulas, se tornando, na maioria das vezes, o conteúdo principal. Ele pode ser visto em diversas manifestações como a escolar, a do lazer e a do rendimento. Aqui, foi tratada especificamente a manifestação escolar, onde os alunos da turma de treinamento de futsal da Escola Municipal Natividade Saldanha, do ano letivo de 2009, foram observados na intenção de perceber a possibilidade de utilização do conteúdo esporte de maneira pedagógica como meio de formação dos alunos como cidadãos. O esporte coletivo, em torno de suas características, táticas e regras, gera uma série de atitudes em seus participantes que são imprescindíveis para uma boa vivência não só no momento do jogo como no seu cotidiano. Este trabalho teve como objetivos estimular atitudes positivas evidenciadas através do esporte, contribuindo na formação da cidadania; Despertar o interesse pela prática esportiva regular saudável, através de atividades que possibilitem interação e socialização e ressaltar a participação nos jogos escolares municipais e a superação individual e coletiva do grupo de alunos envolvidos, independente dos resultados obtidos.

 
METODOLOGIA:

O estudo foi sistematizado em decorrência da realização dos Jogos Escolares Municipais, que ocorreram em maio de 2009 e contou com a participação de 20 alunos dos 8ºs e 9ºs anos. A princípio, durante o diálogo com a turma, foi sondado a respeito de suas expectativas e motivações com relação ao treinamento na escola. Em seguida, já durante a execução dos jogos, foram realizadas observações das suas participações em treinos e jogos. Promoveram-se pequenas discussões onde eles pudessem perceber suas reais necessidades, indicando os aspectos positivos e apontando as dificuldades encontradas com relação as suas aptidões físicas e possíveis fatores externos limitantes à prática desta atividade. Em outubro, diante da realização dos Jogos Interclasses, discussões comparativas em torno destas necessidades e dificuldades foram elaboradas, traçando um paralelo comportamental após esse período de treinamento.

RESULTADOS:

O esporte, enquanto conteúdo trabalhado na escola, sob o aspecto da iniciação desportiva e do treinamento, possibilita aos alunos praticantes uma representação sócio - cultural perante a instituição escolar e a própria comunidade de uma maneira geral. Atrelados aos jogos estudantis municipais e competições paralelas, os alunos/atletas destacam-se de acordo com suas desenvolturas nas respectivas modalidades. Outro aspecto importante observado é a promoção da saúde. A aquisição de hábitos saudáveis logo foi detectada entre os praticantes. A busca por novas modalidades e a inserção da atividade física cotidiana, resultam no aumento da performance e uma conseqüente melhora da qualidade de vida do grupo envolvido. A detecção de talentos é uma realidade, pois potencialidades são afloradas e descobertas a partir das especificidades da modalidade. O esporte no ambiente escolar atinge então objetivos variados e mudanças significativas na vida de seus participantes.

CONCLUSÃO:

A partir das respostas dos alunos a questionamentos específicos após os eventos esportivos do ano em questão, traçamos um perfil comportamental destes. Quando se fala em formação de uma equipe para treinar semanalmente em uma modalidade esportiva específica, o pensamento principal por parte dos alunos é a participação em competições estudantis e muitas vezes a expectativa é gerada em torno essencialmente desses eventos. Porém, mudanças de comportamento foram evidenciadas através de observações e relatos de pais e professores. O respeito às normas da escola e a cooperação mútua entre os participantes foram aspectos fundamentais observados nesse processo. A busca por novas modalidades e a diminuição no número de conflitos internos também fizeram parte dessa análise. Portanto, o que se procurou trabalhar com os alunos foram as possibilidades e experiências diversas oriundas da prática esportiva a fim de que sua motivação não se limitasse apenas ao fato da representatividade e dos resultados advindos das competições, mostrando que a prática esportiva na escola é mais que uma manifestação ou simples exibição de aptidões físicas.

 

Palavras-chave: Educação Física, Treinamento, Prática Esportiva.