62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
INCIDÊNCIA DE CÂNCER DE COLO UTERINO EM MULHERES QUE REALIZARAM EXAME PREVENTIVO, NA UNIDADE MUNICIPAL DE SAÚDE DO BAIRRO DO JURUNAS, BELÉM - PA
Patrícia dos Santos Lobo 1
Bruno Barauna da Silva 1
Alexandre Nunes Aquime 1
Breno Maués de Resende 1
Ellen Jaqueline Anjos dos Santos 1
Karla Tereza Silva Ribeiro 1
1. Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará - UFPA
INTRODUÇÃO:
O câncer de colo uterino é a segunda neoplasia que mais afeta mulheres no mundo, sendo ultrapassada apenas pelo câncer de mama. No exame Papanicolau, método preventivo do câncer uterino, são encontrados com freqüência, diferentes tipos de agentes infecciosos, entre os quais o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), seguido das bactérias Gardnerella vaginalis e Mobiluncus sp. Além dos agentes infecciosos, as neoplasias de colo uterino, estão associadas a outros fatores como a idade do início da atividade sexual, números de parceiros sexuais, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e a promiscuidade. O câncer uterino é uma doença caracterizada inicialmente pela evolução lenta e passagem por estágios pré-malignos, denominados de neoplasia intra-epitelial cervical (NIC), até chegar à forma invasora. No Brasil, existe uma grande variação nas taxas de incidência, sendo altas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e segundo estudos epidemiológicos, o câncer de colo uterino foi mais incidente em Belém. Com o exposto, o trabalho tem por objetivo verificar a ocorrência de doenças pré-malignas do colo uterino, associadas ou não a agentes patogênicos, na Unidade Municipal de Saúde, bairro do Jurunas, Belém-PA, em mulheres. Tendo em vista subsidiar ações na prevenção da doença na população.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido para identificar a ocorrência de câncer pré-maligno e/ou associado a agentes patogênicos, utilizando uma relação de porcentagem entre os casos de NIC e o total observado. O estudo teve como público alvo mulheres que procuraram a Unidade Municipal de Saúde do Jurunas, Belém-Pará, nos meses de janeiro a julho de 2008, de acordo com a variável idade. Após autorização da direção da unidade de saúde, foi permitida a consulta ao livro de registros de Preventivo de Câncer de Colo Uterino (PCCU) onde foram obtidos 217 casos amostrais de forma aleatória, e plotados no programa Microsoft Office Excel 2007. A variável idade foi classificada do seguinte modo: até 30 anos, de 31 a 59 anos e de 60 anos em diante. Todas as mulheres da amostra fizeram o exame do PCCU e o material coletado foi analisado através da técnica do Papanicolau. Para a classificação do câncer pré-maligno utilizou-se a classificação de Richart (1967), que divide a neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) em três categorias: NIC I (corresponde à displasia leve ou LSIL), NIC II (displasia moderada) e NIC III (invasiva ou HSIL). No presente estudo foram utilizados apenas casos de NIC I associados a agentes patogênicos, NIC II e NIC II associados a agentes patogênicos.
RESULTADOS:
A partir do estudo realizado obtivemos uma taxa de incidência de NIC I associados aos agentes patogênicos até 30 anos em 26 (11,98%) casos; 31 a 59 anos 31 (14,28%) casos; 60 em diante 1 (0,46%) caso. Em NIC II ocorreram 31 casos (14,28%) nas idades até 30 anos, 44 casos (20,27%) de 31 a 59 anos, 4 casos(1,84%) nas idades de 60 anos em diante, e em casos de NIC II associados aos agentes patogênicos foram 24 casos (11,05%) em idades até 30 anos, 52 casos (23,96%) na faixa etária de 31 a 59 anos e 4 casos (1,84%) na faixa etária de 60 anos em diante. Segundo nossos resultados, casos de NIC II associados ou não a agentes patogênicos são mais incidentes no diante do público alvo estudado. Dados semelhantes foram obtidos no trabalho de FLORÊNCIO et. al. em 1992, onde analisou 75 casos e encontrou 34,67% de casos de NIC II. Através de nossos resultados, observamos que as taxas de incidência de NICs elevam devido a presença de agentes patogênicos nos exames citológicos, resultados que corroboram com os obtidos por MURTA et. al. em 1997, onde concluiu que as pacientes com alteraçäo citopática ocasionados por agente patogênicos têm maiores chances de apresentarem lesäo intra-epitelial de alto grau.
CONCLUSÃO:
Segundo valores das taxas de incidência obtidos foi observado que a maiores valores de doenças pré-malignas em mulheres do tipo NIC I, NIC II e NIC II associados a agentes patogênicos ocorrem na faixa etária de 31-59 anos, podendo ser explicado pela maior procura aos postos de saúde e maior atenção a saúde nessa faixa etaria. Já o tipo NIC I ocasionado pela ação de agentes patogênicos encontrou-se em segunda maior incidência na faixa etária até 30 anos. Considerando os casos aumentados de NIC encontrados na faixa etária até 30, verifica-se a necessidade de campanhas de conscientização das mulheres mais jovens, particularmente, para que esse público tenha o diagnóstico preditivo rápido, para que o tratamento seja mais eficaz de qualquer neoplasia nos órgãos reprodutores, reduzindo os riscos de que esta seja descoberta em idades mais avançadas.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Pará - UFPA
Palavras-chave: Neoplasia intra-epitelial cervical (NIC), Taxa de Incidência, Belém.