62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
PIMENTA-DE-MACACO (Piper Aduncun L.): AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOMASSA EM 11 CULTIVARES
Luiz Carlos Neves da Fonseca 1
Bruno Calzavara Flores 1
Josias Nunes do Nascimento 1
Susana Silva Conceição 1
Ana Regina Araújo Martins 1, 2
1. Universidade Federal Rural da Amazônia / UFRA
2. Profª. Drª./Orientadora - Instituto de Ciências Agrárias (ICA)
INTRODUÇÃO:

Pimenta-de-macaco (Piper aduncum L.) é uma planta da família Piperaceae, nativa da região Amazônica, que possui destaque na agricultura, devido ao elevado teor de dilapiol contido no óleo essencial desta espécie. Possui importância medicinal devido ações: anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas, adstringentes, diuréticas e, também, apresenta atividade inseticida, bactericida e fungicida (Correa; Penna, 1984; Maia et al., 1998; Vieira, 1991; Veras, 2000; Morandim et al., 2003; Figueira et al., 2003; Bastos et al., 2003).

Além disso, esta cultura apresenta elevado potencial para a recuperação de áreas degradadas, pois além da frutificação prolongada e fácil dispersão (Barrese, 2005), é colonizadora de áreas alteradas, proporcionando a maior regeneração natural e densidade relativa alcançada ao longo do tempo (Alvarenga et al., 2006).

Neste contexto, objetivou-se determinar e avaliar a produção de biomassa em 11 (onze) cultivares de Piper aduncun.
METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido no Banco de Germoplasma de Pimenta-de-macaco, pertencente ao Instituto de Ciências Agrárias, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) em Belém/PA, durante o período de setembro de 2009 a fevereiro de 2010.

O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com 3 repetições. O fator de variação foi 11 cultivares de Pimenta-de-macaco, com 4 repetições, no espaçamento de 60 x 60 cm.

Em 2003, foi implantado o Banco de Germoplasma. Após 6 anos, foi feito o corte e o replantio (estacas) de alguns clones. 30 dias depois do corte e replantio, foi realizado adubação de NPK com formulação 30-0-15 (66,66g Uréia/ planta e 25g KCl/planta). Após cinco meses, no início da frutificação, foram medidos: altura, diâmetro na altura do peito (1,30 m do solo) e número de perfilhos de cada cultivar/repetição, bem como realizado novo corte a 30 cm do solo para determinação do peso fresco total e do peso por compartimento (haste, folha e flor).
RESULTADOS:

A cultivar 4 apresentou maior produção de biomassa total (4,8 kg), de haste (3,3 kg) e flores (0,068 kg). A cultivar 5 teve maior produção de folhas (1,6 kg). Já a cultivar 8 obteve menor peso fresco total (0,6 g) e de folhas (0,3 kg). A cultivar 6 apresentou menor produção de haste (0,3 kg) e de flores (0,005 kg).

Entretanto, a cultivar 4, maior produtora de biomassa, não foi a que mais se desenvolveu em altura, diâmetro e número de perfilho, o que pode ter ocorrido devido ao arraste de partículas de solos e de nutrientes, pois há leve declividade no campo, proporcionando possível competição por nutrientes, água e luz. Logo, acredita-se que a maior produção seja devido ao potencial genético desta cultivar.

A cultivar 8 apresentou número de perfilhos médio e maior diâmetro, porém teve menor produtividade, o que pode se dar ao seu menor potencial genético, já que as cultivares foram submetidas às mesmas condições.

As cultivares 4 e 8 produziram, respectivamente, um total de biomassa por hectare de 133 t/ha e de 16 t/ha. Segundo Gaia (2008) a grande variação nas medidas de matéria fresca pode estar relacionada com a alta variabilidade das plantas e as características edáficas e climáticas, dentre outras, o que está de acordo com os resultados encontrados neste trabalho.

CONCLUSÃO:

A cultivar 4 apresentou maior produção de biomassa total, de hastes e de flores.

A cultivar 5 obteve maior produtividade em folhas.

A cultivar 8 obteve menor peso fresco total e de folhas.

A cultivar 6 apresentou menor peso na produção de haste e de flores.

Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazônia / UFRA
Palavras-chave: Piper aduncun, biomassa, cultivar.