62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
APROVEITAMENTO INTEGRAL DO CAJU: ALTERNATIVA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Vanier Leite Santiago 1
Carolina de Abreu Peixoto 1
Eliane Rodrigues da Silva 1
Maria Ivonete Guerra 1
Valneide Melo Lima 1
Vanesca Leite Santiago 1
1. Escola em Tempo Integral Joaquim Antônio da Silva
INTRODUÇÃO:

A escola em Tempo Integral Joaquim Antônio da Silva é situada na localidade do Catu, Zona Rural no município de Horizonte - CE. A comunidade é carente e sobrevive de agricultura familiar, porém a renda das famílias oriundas dessa atividade não supre suas necessidades básicas o que muitas vezes torna sua alimentação precária e nutricionalmente deficiente. No entanto, o caju é um alimento abundante na região e não valorizado em todo seu potencial, uma vez que apenas a castanha é utilizada e o pedúnculo descartado. A partir dessa realidade e conhecendo o alto valor nutricional do caju, realizamos o Projeto Aproveitamento Integral Do Caju com o objetivo de conscientizar as crianças e a comunidade sobre a importância do uso integral do caju no sentido de evitar o desperdício da polpa e a utilização da fibra no preparo de diversos pratos. O projeto teve como objetivo divulgar hábitos alimentares saudáveis de custo baixo utilizando o alimento que é próprio da região, rico em vitaminas e proteínas e capaz de transformar a realidade nutricional dessa população carente.

 

METODOLOGIA:

A alimentação é um tema constante no currículo da escola em Tempo Integral. A partir do projeto municipal "Alimentação e cidadania. Ingredientes indispensáveis" procuramos realizar atividades diferenciadas que valorizassem os produtos da região, enfocamos o caju por seu alto valor nutricional e pela abundância no local. A prioridade foi divulgar entre as famílias a importância do caju no que se refere as suas qualidades nutricionais, para isso, socializamos com a comunidade escolar através de panfletos explicativos, palestras da nutricionista do município, vídeos, documentários e slides a riqueza de vitaminas A, B, B1, B2 e C e fósforo, ferro, miacina e sais minerais existentes na totalidade do alimento (castanha e pedúnculo). No segundo momento convidamos os moradores e merendeiras da escola para participarem de oficinas onde aprenderam a preparar vários pratos tendo como base a fibra do caju, entre eles carne do caju, hambúrguer, sopas, arroz, vatapá, omelete, pizza, rocambole, estrogonofe, bolo, doces, sorvetes, sucos, entre outros, incorporando assim novos hábitos alimentares saudáveis em casa e na escola.

 

RESULTADOS:

As ações realizadas a partir do projeto: Aproveitamento Integral do Caju trouxe benefícios concretos para a escola e comunidade. A conscientização dos moradores a respeito do valor nutricional do caju e sua importância na alimentação foram a primeira conquista. A partir disso o desperdício da polpa não é mais uma realidade na comunidade, as famílias coletam o caju e do pedúnculo retiram a fibra para o preparo de alimentos doces e salgados. Na escola, semanalmente as merendeiras preparam pratos tendo como base o caju e percebemos a aceitação das crianças na inovação do cardápio escolar.  Algumas famílias já preparam receitas a base do caju para serem comercializadas na localidade o que incentivou a economia local e melhorou a renda das famílias. A alimentação à base de caju foi incorporada na comunidade proporcionando alimentação saudável de baixo custo.

CONCLUSÃO:

Pensando na escola que trabalha o ser humano de forma integral, a alimentação saudável é um componente indispensável para o desenvolvimento do estudante. A escola que está inserida numa comunidade carente precisa encontrar alternativas de trabalhar alimentação saudável a partir das demandas locais. O projeto Aproveitamento Integral Do Caju foi uma solução criativa onde pudemos proporcionar a conscientização da alimentação saudável e torná-la concreta a partir do aproveitamento integral do caju. O projeto confirmou que é possível trabalhar temática como alimentação utilizando os recursos disponíveis na localidade. Concluímos que o projeto trouxe benefícios reais, como o não desperdício do pedúnculo, o conhecimento a respeito do valor nutricional do caju, a utilização da fibra na elaboração de vários pratos e o incentivo da economia local. 

 

Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal de Horizonte-CE
Palavras-chave: Alimentação saudável, Ações pedagógicas, Comunidade escolar.