62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
APRENDIZAGEM E LUDICIDADE: A PRÁXIS EM UMA BRINQUEDOTECA PÚBLICA DE BELÉM
Adriane Giugni da Silva 2, 1
Karina Nayara Rego Portal 2
Milena Ferreira da Silva 2
1. Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Filosofia e Ciências Sociais/DFCS/UEPA
2. Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Educação e Inclusão Social/GPPEIS - UEPA
INTRODUÇÃO:

Este estudo buscou analisar a práxis promovida em uma brinquedoteca de uma escola pública de Belém por intermédio do exame das atividades lúdicas implementadas nesse processo com crianças de 4 a 6 anos de idade. Para alcançar este objetivo analisaram-se as atividades propostas pelas brinquedistas na escola em questão no intuito de averiguar se a brinquedoteca examinada propiciam a formação global das crianças como sujeitos sociais. Nesse intento, procedeu-se o a investigação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, a fim de conhecer as concepções teórico-filosóficas de sua gestão. Realizou-se também o exame do planejamento das professoras brinquedistas tendo em vista identificar no processo didático-pedagógico a práxis das referidas professoras. Além disso, procedeu-se a observação do processo ensino-aprendizagem nas atividades desenvolvidas pelas brinquedistas com as crianças, no intuito de identificar se tais atividades promovem a formação global das mesmas, tornando-as mais críticas e criativas. A pesquisa é relevante, pois possibilita apropriação do conhecimento científico às pesquisadoras, assim como visa contribuir para formação de futuros sujeitos sociais críticos e criativos que por meio da práxis e da cultura tornam-se capazes de promover a transformação social.

METODOLOGIA:

Para proceder este estudo realizou-se pesquisas bibliográficas que visaram à apropriação de conhecimentos relacionados ao assunto e que subsidiaram a discussão e análise em questão. Também se realizaram levantamentos documentais relacionados à escola e à brinquedoteca em estudo, procedimentos que auxiliaram a análise dos dados coletados e observados. A partir dos objetivos delineados, mediante a abordagem qualitativa, elencou-se o estudo de caso como tipo de pesquisa que melhor corresponde às particularidades deste estudo, o qual deve ser, segundo Lüdke e André (1986, p.17), "[...] sempre bem delimitado, devendo ter seus contornos claramente definidos no desenrolar do estudo". Como técnicas, utilizaram-se a observação participante, entrevistas e questionários, direcionados a professores e diretores, além de um roteiro que subsidiou a observação das atividades realizadas com as crianças de 4 a 6 anos de idade, visando examinar a formação global crítico- criativa promovida nas atividades lúdicas trabalhadas com as crianças. Como meio de ilustrar os procedimentos adotados na brinquedoteca procedeu-se o registro formal e fotográfico do espaço examinado, das atividades desenvolvidas, do mobiliário e dos equipamentos didático-pedagógicos disponibilizados pela escola.

RESULTADOS:

A partir do cruzamento das informações e das análises procedidas detectou-se que a escola investigada possui uma prática comprometida com a educação, buscando auxiliar e propiciar uma formação de qualidade à comunidade a qual atende. Apesar disso, alguns dos resultados já identificados no processo investigativo revelaram que não há uma unidade de ação entre os diversos profissionais que atuam na instituição. Quanto às brinquedistas, a despeito de haver um PPP que rege o processo educativo, verificou-se que há um distanciamento entre teoria e prática, o que compromete o planejamento e a execução das atividades. As atividades lúdicas desenvolvidas por meio da práxis na brinquedoteca da escola pública examinada em Belém denotam a existência de um planejamento e de uma proposta de formação de qualidade pautada em uma perspectiva crítica da realidade, porém tais intentos não são concretizados em sua totalidade, tendendo ao improviso, motivo pelo qual as metas planejadas são parcialmente alcançadas. Nesse sentido, verificou-se que a formação global é prejudicada e que a práxis, ainda que seja foco de interesse, não é realizada.

CONCLUSÃO:

As investigações já efetivadas detectam uma fragmentação entre a teoria e a prática promovida na brinquedoteca examinada. Diante das características do contexto escolar capitalista, que fragmenta o conhecimento intelectual do conhecimento prático, considera-se que a formação global das crianças não será efetiva se estes procedimentos permanecerem. A sociedade, historicamente, aceita receber uma educação reprodutora dos interesses dominantes sem perceber que a escola e a brinquedoteca podem ser consideradas também como instrumentos contra-ideológicos, à medida que contribuem para desvelar o real, mediante a formação global de um sujeito crítico-político através da práxis lúdica que transforma o indivíduo por meio do brincar. As atividades lúdicas que se desenvolvem por meio da práxis fornecem condições favoráveis para a formação do sujeito crítico-social, pois segundo Bottomore (1988, p. 292) é na práxis social que o brincar se constitui na "[...] atividade livre, universal, criativa e autocriativa, por meio do qual o homem cria, (recria) e transforma seu mundo humano e histórico e a si mesmo". Nessa perspectiva a presente pesquisa permite-nos rever os conceitos sobre a importância das atividades lúdicas como instrumento facilitador da aprendizagem por meio da práxis.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/UEPA
Palavras-chave: Brinquedoteca, Aprendizagem, Práxis Social.