62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
A HISTÓRIA NO PAREDÃO
Maxuel Batista de Araujo 1, 2
1. Escola Municipal Irmã Arcângela
2. Secretaria Municipal de Educação - Natal/RN
INTRODUÇÃO:

Lecionar uma disciplina, considerada por muitos como "bastante chata", bem como a preocupação de reter a atenção dos educandos pelo aquilo que é transmitido em sala e, como forma de motivar e desmistificar a "chatice da História"? Se propôs de forma empirica e experimental, junto aos alunos do 6º ano da Escola Municipal Irmã Arcângela (Zona Norte - Natal/RN) a conciliação dos conceitos históricos a dinâmica de competição inspirada no programa de TV Big Brother, sendo um programa de TV dinâmico e competivo, bastante popular e comentado pelos alunos da Escola, logo eles  assimilaram o objetivo de compreender a dinâmica de estudos proposta pelo professor.  Objetivou-se demonstrar que o ensino da História pode se tornar mais fácil, acessível e próximo da realidade dos alunos, onde invés de impor padrões, formulas repetidas do ensino tradicional, sendo assim a experiência em sala de aula, revelou sua importância pedagógica e educacional quando, de maneira  progressivamente, propôs que os alunos envolvidos sejam capazes de compreender o sentido nas mensagens da linguagem televisiva nas atividades realizadas. No campo acadêmico e científico percebeu a necessidade de aliar novos conceitos, procedimentos e métodos no ensino da História.

METODOLOGIA:

Os conteúdos da disciplina História procuraram ser transmitidos de maneira que o aluno possa compreender, através de uma prática vivencial, teve as atividades semelhantes a dinâmica do programa de TV, contudo, não há um vencedor e sim uma equipe, formada por 05 participantes.   Cada equipe participará das competições e a equipe vencedora levará o troféu (obtenção da nota bimestral, sem precisar realizá-la). São 08 (oito aulas), onde possa conciliar o conteúdo da disciplina com uma tarefa, é fundamental que haja a integração do conteúdo ministrado com as provas, sendo estas realizadas no ambiente da sala, utilizando recursos como confecção de cartazes, jograis, danças, dramatização, maquetes e ainda a prova de resistência (01 aula em silêncio). As equipes estudam o tema da aula e realizam as atividades.

RESULTADOS:

A atividade desenvolvida visou na Escola Municipal Irmã Arcângela - Bairro do Igapó - Natal/RN com os alunos dos 6ºs. anos, turmas A, B e C no 2º bimestre do ano de 2009, cujo tema central foi as civilizações antigas da Mesopotâmia, Egito e Palestina.  Apresentou resultados satisfatórios, uma vez que os alunos participantes, no final do bimestre, apresentou uma melhora de 83% em relação às notas do bimestre anterior, revelando que o estímulo ao aprendizado aliado a práticas e interesses do universo do aluno, torna a transmissão do conhecimento de forma melhor, mais rentável e prazerosa.

CONCLUSÃO:

O ensino da disciplina História na educação básica brasileira sofreu várias reformulações no século XX e na primeira década do século XXI, percebe que além do texto escrito, dos documentos oficiais, da didática tradicional, não se pode mais desconsiderar o registro da tradição, dos depoimentos, das imagens fotográficas etc. E quando este ensino é acompanhado de forma contínua oferecendo elementos de análise tanto para o professor quanto para o aluno (autoavaliação), produz resultados melhores, como foi observado nesta experiência. Sendo uma observação in loco diante da dificuldade ou falta de motivação no aprendizado da disciplina História nesta série da educação básica levou aos alunos a desenvolver competências e motivando-os a correlacionar e transformar informações e dinâmicas desse tipo de programa televisivo, em conhecimento e aprendizado do saber histórico, tornando assim o ensino da História mais próximo a realidade dos alunos, numa linguagem comum e simples de compreensão.

Palavras-chave: Ensino da História, Motivação, Big Brother.