62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
BRACHYURA E ANOMURA (CRUSTACEA - DECAPODA) EM AMBIENTE RECIFAL DA PRAIA DE PAU AMARELO, LITORAL NORTE DE PERNAMBUCO, BRASIL.
Gleydson Neri de Santana 1
Marcos Souto Alves 2
1. Universidade Federal Rural de Pernambuco
2. Prof. Dr. /Orientador - Depto.de Ciências
INTRODUÇÃO:
A fauna de crustáceos decápodos se associa com grupos de animais e algas, colaborando com o crescimento, desenvolvimento e diversidade dos ambientes recifais, expandindo e distinguindo sua diversidade em ambientes estuarinos, planctônicos e terrestres. A praia de Pau-amarelo localiza-se no litoral norte de Pernambuco, no município de Paulista, a 15 km da cidade do recife, onde foi realizado o presente estudo. Esta pesquisa tem por objetivo conhecer a biodiversidade de crustáceos decápodos no ambiente recifal da praia de pau-amarelo.
METODOLOGIA:
A praia de Pau-amarelo localiza-se no litoral norte de Pernambuco (7°53'53.45''S e 34°49'48.90''O), no município de Paulista, a 15 km da cidade do recife. O litoral apresenta temperatura média de 25ºC, variando de 18ºC a 31ºC, com precipitação pluviométrica de 1000 a 2000/ano. Seu clima são quente e úmido, do tipo AS' pela classificação de KOPPEN (CPRH, 2001). As coletas foram realizadas bimestralmente durante o período de maio a novembro de 2007, durante baixa mar diurna. As amostras foram coligidas utilizando o método de line transects. Três transects de 25 m de comprimento, paralelos a linha da costa designados de Frente recifal (FR), plataforma recifal (PR) e costa recifal (CR). Em cada transect serão demarcados quadrados de 20 cm x 20 cm a cada 5 m de distância entre eles. Todo o material incluído nos quadrados foi recolhido manualmente utilizando espátulas e acondicionado em recipientes com água do próprio local. O material foi devidamente etiquetado e mantido sob refrigeração para anestesiar a fauna. Em seguida as amostras foram fixadas com formol salino a 4% e conduzidas ao Laboratório de Invertebrados Marinhos e Limnéticos da Área de Zoologia da UFRPE. Amostra de água foi recolhida para determinação da salinidade e temperatura.
RESULTADOS:
Dos grupos taxonômicos observados no ambiente recifal, destacam-se por sua densidade absoluta e abundância, os moluscos: (39 exemplares Polyplacophora, 971 Gastropoda, 4 exemplares de Bivalvia); Anelideos (858 Polychaetas); Equinodermatas (10 Ophyuroidea e 3 Equinoidea) . Dentre os crustáceos destacam-se vários grupos com os seguintes quantitativos: Ostracoda no quantitativo de 98 indivíduos, Copepoda com 995 exemplares, Decapoda (17 Caridae, 9 Anomuras e 103 Brachyura , Cumacea com apenas 3 exemplares, Amphipoda com 352 , Isopoda com 101 espécimes e 566 tanaidacea) . Os crustáceos Decapoda pertencente as infra-ordens Brachyura e Anomura do litoral de Pau-amarelo estiveram representados por 9 espécies, dos quais 7 pertencem aos Brachyura: Aratus pisonni A. MILNE EDWARDS, 1837; Pilumnus caribeus DESBONNE & SCHRAMM, 1867; Aepinus septempinosus A. MILNE EDWARDS, 1879; Microphrys antillensis RATHBUN, 1920; Hexapanopeus schmitti RATHBUN, 1930; Acanthonyx dissimulatus COELHO, 1991-1993; Eriphia gonagra FABRICIUS, 1781 e 2 espécies de Anomura da Infra-ordem Paguridae: Clibanarius sclopetarius HERBST, 1796; Calcinus tibicen HERBST, 1791.
CONCLUSÃO:
Os Decapoda Brachyura foram dominantes em todos os meses de coleta, dos quais se destacaram as espécies Hexapanopeus schmitti, Microphrys antillensis e Pilumnus caribeus com 100% de frequência nos períodos de coleta, podendo ser caracterizadas como espécies típicas deste ambiente recifal; Quanto a Infra-ordem Paguridae, foram coletadas as seguintes espécies: Clibanarius sclopetarius e Calcinus tibicen como representantes dos Anomura no ambiente recifal;Hexapanopeus schmitti e Microphrys antillensis apresentaram porcentagem significativa quanto a abundância relativa nas linhas de costa recifal.
Palavras-chave: Hexapanopeus schmitti, Brachyura, Anomura.