62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 6. História Moderna e Contemporânea
HISTÓRIA MODERNA E SEU ENSINO: RELATOS DE UMA DISCUSSÃO SOBRE FELICIDADE EM SALA DE AULA
Heider Victor Cabral de Moura 1
Max Rodolfo Roque da Silva 1
Adriana Maria de Araújo Santos 1
Lúcia Falcão Barbosa 2
1. Depto. de Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal Rural de Pernambuco
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Letras e Ciências Humanas - UFRPE
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é resultado de atividades elaboradas e desenvolvidas para atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o PIBID, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito localizada na região metropolitana de Recife, com turmas de 8º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio nas aulas de História. O principal objetivo do PIBID é o de propiciar um trabalho de caráter interdisciplinar entre os componentes curriculares que o constituem, possibilitando uma maior e melhor participação dos estudantes frente aos conteúdos estudados. Quanto ao componente curricular de História, se procurou desenvolver ações através das quais os conteúdos não fossem abordados isoladamente. Diante disto, discutiu-se em sala de aula com os estudantes sobre o tema "felicidade" a partir de conteúdos ministrados em História Moderna, como a Revolução Científica e a Revolução Industrial, por exemplo. Por meio de atividades como essa, de reflexão e debate de temas determinados pelo currículo escolar, entretanto através de novas abordagens e pontes com o presente, nosso objetivo como bolsistas do programa PIBID foi de participar da formação desses estudantes e de proporcionar seu melhoramento nas futuras avaliações que participem.
METODOLOGIA:
Para realização das atividades, foram feitas reuniões antecipadas de orientação para o planejamento das atividades. Por fim, o encontro com os alunos ocorria sempre com a participação do supervisor do programa na escola, em sala de aula, ou em outro espaço adequado. Enfatizando as atividades específicas desse trabalho, nos 1º anos, com base na temática da "Revolução Industrial", houve um pedido prévio para que os estudantes fizessem uma pesquisa com pessoas de sua comunidade sobre a ideia de "ser feliz", e que levassem para a aula. Partimos de recursos áudios-visuais com trechos do filme "tempos modernos" e discutimos a revolução industrial e burguesa, relacionando-as com a idéia de felicidade. Nos 8ª anos, com a temática da revolução científica, decidimos utilizar a obra "Frankenstein", para fazermos uma analogia com a história do livro e os sonhos de ciência que estiveram presentes na História para obtenção de uma felicidade coletiva. Para essas e todas as outras atividades, tínhamos um suporte teórico sobre a utilização de outras linguagens no ensino de História, bem como a discussão de obras literárias, filmes e outros documentos que pudessem ser associados com as temáticas dos conteúdos aplicados pelo professor de História da Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito.
RESULTADOS:
Partindo dos objetivos esperados pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, acreditamos ter conseguido resultados satisfatórios a partir da discussão sobre o ideal de felicidade característico do período da modernidade, relacionando-o com os conteúdos ministrados na referida escola. Ao se discutir sobre Revolução Industrial e Científica com esse enfoque, abrimos espaço para uma reflexão substancialmente mais ampla acerca do quanto o conhecimento histórico é passível de diferentes abordagens que não apenas as tradicionalmente realizadas. Durante a atividade nos 8ª anos, por exemplo, ressaltamos como a carga horária do trabalhador inglês no século XIX tinha aumentado consideravelmente e a situação de vida do cidadão havia piorado. O "sonho" de alguns havia se tornado um "pesadelo" para outros. A percepção do que foi esse "sonho" e de que foi o "pesadelo" ficou clara, já que houve a identificação com aspectos da atualidade como a ameaça da tecnologia desenfreada. Problematizar a ânsia pela felicidade em temas como esses proporcionam uma maior visibilidade dos processos históricos para os educandos, já que as discussões de tempos passados e tempos presentes se permeiam e fazem com que a aula se torne um elemento de crítica e de valores sociais do contexto atual.
CONCLUSÃO:
A realização de atividades como estas em sala de aula, numa escola pública, permite que nós, como estudantes e futuros professores de História, tenhamos experiências significativamente enriquecedoras em todos os sentidos, já que nos permitem o contato com os alunos e professores de uma maneira bastante efetiva. Apesar de enfrentarmos algumas dificuldades no que diz respeito às oportunidades e condições de desenvolvimento do projeto, acreditamos ter feito grande parte do que esteve ao nosso alcance. Em nossas atividades, não buscamos dar conta da amplitude e complexidade do período moderno, daí termos explorado apenas alguns conteúdos que compõem o estudo de História Moderna. Quanto às ações desenvolvidas no tocante a discussão sobre a perspectiva de felicidade presente no imaginário moderno a partir das temáticas da Revolução Industrial e Cientifica, pudemos notar uma boa participação dos alunos nas atividades propostas. Acreditamos que os estudantes que participaram das atividades compreenderam melhor como as transformações sociais podiam ser associadas a algo tão universal como a busca pela felicidade, e foi através das conseqüências mostradas e percebidas por eles no dia-a-dia que houve a percepção de como eles são agentes de sua história.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Ensino de História, Iniciação à docência, História e Felicidade.