62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 1. Sociologia da Saúde |
DISCURSO E PRÁTICA DE HUMANIZAÇÃO NO CURSO DE MEDICINA DA UFRN |
ANTONIA NÚBIA DE OLIVEIRA ALVES 1 CLIDENOR BARRETO DA SILVA FILHO 1 LORE FORTES 1 |
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN |
INTRODUÇÃO: |
A pesquisa discute o processo de introdução do discurso diante da prática na formação médica humanizada. Nessa perspectiva, a humanização entra como um processo fundamentado no respeito e na valorização da pessoa humana. |
METODOLOGIA: |
Foi realizado um estudo descritivo, numa perspectiva qualitativa, com o objetivo de compreender o que se capta com o discurso e o que se aplica na prática sob a ótica da humanização em sala de aula. Os dados foram coletados por meio de entrevista com grupo focal e observação participativa dos estudantes do último período do curso de medicina da UFRN. |
RESULTADOS: |
A pesquisa pautou-se na técnica de análise de conteúdo temática categorial e foi realizada a partir da identificação da categoria: Ensino e Aprendizagem na Saúde. Desse modo, foi possível destacar que o ensino da humanização na formação médica se torna fundamental para a conscientização do tema em todos os âmbitos nos quais se dá o aprendizado. Assim, é preciso perpassar as dificuldades para realizar a humanização no cotidiano da vida institucional e no ensino médico. |
CONCLUSÃO: |
Portanto, apesar do discurso sobressair-se à prática, constatou-se que a importância de se prestar uma assistência integral ao ser humano ultrapassa as inúmeras dificuldades para efetivar uma assistência humanizada. |
Instituição de Fomento: COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES |
Palavras-chave: HUMANIZAÇÃO, ENSINO, APRENDIZAGEM. |