62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
ROTEIRO DE ENCANTOS: UM PASSEIO PELA HISTÓRIA CULTURAL E ARTÍSTICA DE SÃO LUIS                                      
Conceição de Maria Almeida Moscoso 1
Davi Mendes dos Santos 1
Márcia Maria Pinto Rios Leão 1
Manoel de Jesus Marinho 1
Hertz da Conceição Dias 1
Vadinilson Aires de Carvalho 1
1. UEB-Tancredo Neves.
INTRODUÇÃO:

Acreditando que o conhecimento compartilhado na escola, deva ser fundamentado em práticas que direcionem os alunos à percepção de si como sujeitos do próprio desenvolvimento cognitivo,aptos a agirem de forma crítica e criativa nas transformações do seu universo cultural e da sociedade em que vivem,foi pensado o Projeto Roteiro de Encantos: Um Passeio Pela História Cultural e Artística de São Luis. O trabalho foi realizado com o intuito de facilitar aos estudantes, um reencontro com sua cultura, reconhecendo e construindo conhecimentos e significados, sob a mediação das disciplinas Arte, Língua Portuguesa e História. Esta experiência buscou criar alternativas às tradicionais práticas de ensino, não só pelo seu ineditismo-passeios educativos e interdisciplinaridade-como também pela sintonia com o seu tempo, já que São Luis ale de seus encantos, reafirma o seu valoroso título "Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade".

METODOLOGIA:

O Projeto Roteiro de Encantos vem sendo realizado, desde o ano de 2003, em uma escola da rede municipal de São Luis, para alunos das séries dos 3o e 4o ciclos. As ações acontecem em cinco momentos: coleta de informações,quando é fundamental a participação da família,dos amigos e da comunidade, os quais podem emprestar materiais iconográficos sobre a cidade; as diferentes séries e turmas, sob orientação dos professores, discutem e elencam temas sobre o material explorado e decidem quais gostariam de conhecer melhor; estudantes, professores, funcionários e alguns pais participam das visitas a museus, ruas, igrejas, teatros e praças da cidade; encontros para discussões,quando são vivenciadas informações por meio,também, das mostras de filmes, documentários e fotos produzidos, sobretudo, por artistas locais; a culminância acontece em duas etapas: visitas entre turmas, as quais fazem intercâmbio de informações por meio de apresentação de seminários e, finalmente, exposição para convidados toda a comunidade escolar, das maquetes, pinturas, desenhos, painéis e as histórias reinventadas, produzidos ao longo do processo.

RESULTADOS:

O trabalho permitiu nesses produtivos seis anos o passeio de cerca de 2.000 alunos pelos caminhos da História da "Cidade dos Azulejos", da "Atenas Brasileira" ou da bela cidade fundada por franceses, partindo da sua origem, até os nossos dias, por meio do seu patrimônio material (casarões coloniais, ruas, becos, praças, enfim, sua história arquitetônica) e imaterial (mitos, danças, manifestações populares...). A cada nova experiência adquirida, constatou-se que cerca de 70% dos alunos envolvidos no projeto apresentaram avanços visíveis na leitura, na escrita, na capacidade de abstrair e de contextualização histórica. O "novo" olhar para a cidade gerou depoimentos mais críticos sobre personagens da história, sobre o desejo de preservação e do querer cuidar de alguma forma desse patrimônio.

CONCLUSÃO:

A continuidade do trabalho realizado no âmbito do Projeto Roteiro de Encantos, fez suscitar durante esses anos, nos alunos, o entendimento de que são cidadãos conhecedores de sua própria história, vista e entendida não só em livros, folders de turismo ou imagens de TVs, mas principalmente, vivenciada, discutida e recontada por eles e pelos próprios colegas.

Palavras-chave: Valores culturais e artísticos, Inclusão, Cidadania.