62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
MONITORAMENTO DE VARIÁVEIS FÍSICO-QUÍMICAS DA SUB-BACIA DO BAIXO JAGUARIBE NAS ADJACÊNCIAS DE LIMOEIRO DO NORTE, CEARÁ.
Thiago Martins de Sousa 1
Eduardo Chaves de Sousa 1
Bridget Janaina Rodrigues Dias 1
Lisianne Mara Rabelo de Oliveira 1
Monalisa Maria Almeida Coelho 1
Janaina Andrade dos Santos 1
1. Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Ceará - UECE.
INTRODUÇÃO:

A qualidade da água de uma bacia hidrográfica depende de condições naturais e do uso e ocupação do solo. Essa qualidade pode ser monitorada por meio de parâmetros que traduzem as suas principais características físicas, químicas e biológicas. O presente trabalho teve por objetivo determinar temperatura, pH, transparência, oxigênio dissolvido e correlacionar essas variáveis com a precipitação da sub-bacia do baixo Jaguaribe nas adjacências de Limoeiro do Norte, Ceará.

METODOLOGIA:

As análises físico-químicas foram realizadas mensalmente no período de maio/ 08 a abril/ 09, em pontos a montante e a jusante da barragem das Pedrinhas. As análises foram realizadas com o auxílio de um termômetro, um peagâmetro portátil e um disco de Secchi. O método de Winkler foi utilizado para determinar o oxigênio dissolvido. Os níveis de precipitação foram obtidos do "site" da Fundação Cearense de Meteorologia - FUNCEME. O teste t de Student (p≤0,05) foi utilizado para análise das médias. A correlação entre as variáveis físico-químicas e a precipitação foi realizada pela correlação de Pearson (p<0,05).

 

RESULTADOS:

A precipitação variou entre 0 e 325,1 mm. O clima predominante no Estado do Ceará é o semi-árido, caracterizado por chuvas irregulares no tempo e no espaço, com longos períodos de escassez e curtos períodos de incidência de chuvas. Os valores médios de temperatura, pH, transparência e OD nos pontos a montante e a jusante da barragem das Pedrinhas foram de 28,8 ± 0,9 C° e 27,8 ± 1,1 C°, 8,2 ± 0,7 e 8,5 ± 0,7, 63,8 ± 39,6 cm e 66,5 ± 28,6 cm, 6,7 ± 1,7 mg/ L e 9,6 ± 1,6 mg/ L, respectivamente. Os parâmetros temperatura e oxigênio dissolvido, nos pontos a montante e a jusante da barragem, apresentaram diferença estatística significativa (p = 0,026 e p = 0,000, respectivamente). Os resultados da análise de pH mostram que os valores estão de acordo com a Resolução 357, 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. O oxigênio dissolvido apresentou em alguns meses valores abaixo ou no limite inferior dos padrões recomendados pela resolução 357/ 05 do CONAMA para águas doces da Classe I. Os resultados indicam que no período monitorado não existiu correlação (p<0,05) entre a precipitação e as variáveis físico-químicas analisadas.

CONCLUSÃO:

O uso e ocupação do solo parece ser um fator que influencia a qualidade da água nos pontos de amostragem.

Instituição de Fomento: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP
Palavras-chave: Qualidade da água, Parâmetros físico-químicos, Rio Jaguaribe.