62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA, COLETA E BENEFICIAMENTO DE FRUTOS E SEMENTES DE Virola pavonis (A. D. C.) A. C. Smith (Myristicaceae)
Sheylla Fontes Pinto 1, 3, 2
Maria da Glória Gonçalves de Melo 1, 3, 2
Ângela Maria da Silva Mendes 1, 3, 2
1. Universidade do Estado do Amazonas/ UEA
2. Escola Superior de Tecnologia/ EST
3. Laboratório de Sementes Florestais
INTRODUÇÃO:

Virola pavonis (A. D. C.) A. C. Smith é uma árvore que pode atingir até 30m de altura, muito comum em matas de terra-firme, podendo às vezes ser encontrada em caatingas, mata pantanosa e igapós. No Brasil esta espécie se distribui nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia, podendo também ser encontrada no Equador, Peru, Venezuela e Colômbia. A madeira desta espécie pode ser usada em substituição a V. surinamenis na confecção de laminados e compensados. O presente estudo objetiva descrever os caracteres externos e internos do fruto e da semente, assim como a característica da coleta e do beneficiamento da espécie V. pavonis.

METODOLOGIA:

Os frutos foram coletados de matrizes em floresta primária de terra-firme, na base de extração petrolífera Geólogo Pedro de Moura, no município de Coari (AM). A caracterização da coleta foi realizada por meio de observações diretas dos padrões morfológicos dos frutos e sementes. O método manual foi utilizado para beneficiar frutos e sementes. Para a caracterização morfológica dos frutos e sementes uma subamostra de 50 unidades foi selecionada aleatoriamente. Os métodos e termos empregados para descrever os aspectos morfológicos foram baseados nos trabalhos de Barroso et al (1999), Font-Quer (1963), Kuniyoshi (1983) e Martin (1946).

RESULTADOS:

A coleta dos frutos deve ser realizada diretamente da árvore em pé quando apresentarem coloração amarela esverdeada e/ou quando iniciar a deiscência. O beneficiamento dos frutos é realizado por meio da secagem a sombra para que ocorra a deiscência natural. As sementes necessitam de molho em água por 24h, seguida de maceração em peneira sob água corrente, até a total eliminação do arilo. O fruto é um folículo deiscente, oblongo elíptico, de cor amarela esverdeada, com exocarpo cartáceo, mesocarpo carnoso e endocarpo membranoso. A semente é estenospérmica, elíptica, bitegumentada, sendo o tegumento externo coriáceo, de cor acinzentada e o interno cartáceo de cor amarronzada, ambos com superfície glabra, irregular com estrias longitudinais elevadas; hilo basal, punctiforme e plano; embrião diminuto, com cotilédones foliáceos, obovais, de cor amarela; eixo hipocótilo-radicula reto, curto, com plúmula indiferenciada.  

CONCLUSÃO:

Os frutos de Virola pavonis devem ser coletados quando a coloração dos mesmos modificar para amarelo esverdeado.

Os frutos da espécie são folículos deiscentes e as sementes são estenospérmicas bitegumentadas com embrião diminuto.

Instituição de Fomento: CNPq, FINEP, PETROBRAS
Palavras-chave: Virola pavonis, coleta, morfologia.