62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
avaliação da influência DO PH NA BIOMASSA DO FUNGO AMAZÔNICO hexagonia glabra (P.BEAUV) RYVARDEN
Helena Camarão Telles Ribeiro 1
Márcia Jaqueline Mendonça Maciel 1
Daniel da Silva Lima 1
Rafaelle Maria Paz Nepomucena 1
Natália Martins da Silva 1
Ademir Castro e Silva 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:
Na região Amazônica o clima quente e úmido é favorável à proliferação microbiana, especialmente os fungos que se reproduzem com grande eficiência neste habitat, e isso é constatado pela grande diversidade de espécies encontradas nesta região, uma vez que a mesma abriga várias espécies desconhecidas com grande potencial biotecnológico que pode ser aplicado de forma benéfica ao homem. Os fungos são heterotróficos, eucariontes, saprófitos, que se alimentam de matéria morta, sendo muito importantes para o ambiente por decomporem matéria orgânica, ajudando na ciclagem de nutrientes. O grupo de fungos basidiomicetos pode apresentar elevada quantidade de biomassa, utilizada na produção de enzimas, antibióticos, ácidos orgânicos, controle biológico de pragas, etc. O tubérculo cará roxo e o fruto amazônico araçá-boi são conhecidos por terem altos teores de amido, proteínas e compostos fenólicos. Para crescimento da biomassa é necessário nutrientes essenciais no meio de cultura, bem como a avaliação de influências de parâmetros físicos como o pH. Assim é de suma importância investigar o potencial deste fungo cultivado com diferentes fontes de nutrientes, bem como a avaliação da influência do pH na produção de biomassa do fungo basidiomiceto Hexagonia glabra.
METODOLOGIA:
O fungo Hexagonia glabra (UEA 093) foi obtido da micoteca do Laboratório de Biorgânica da Universidade do Estado do Amazonas. Para crescimento do fungo, este foi repicado em câmara de fluxo laminar, com um inóculo de 10 mm de diâmetro em meio BDA, e incubado por 7 dias em BOD a 28°C. Para a avaliação da biomassa, foram utilizados dois meios de cultura líquidos elaborados a partir de cará roxo e araçá boi. Os experimentos foram avaliados nos pH's 3, 4, 5, 6 e 7. Os meios de cultura foram esterilizados em autoclave a 121°C por 15 min. Após o crescimento em placa, o fungo foi inoculado em erlenmeyers, contendo 100ml de cada meio de cultura. Os erlenmeyers contendo os inóculos em meio de cultura líquida em triplicata foram mantidos em BOD por 22 dias a 28°C para crescimento da biomassa. A biomassa foi obtida através do processo de filtração do caldo de cultivo seguido do processo de secagem. Para a filtração utilizou-se o papel filtro Watman n°1 previamente pesado e a secagem foi realizada em estufa à temperatura de 50°C.
RESULTADOS:
Os fatores do ambiente têm uma profunda influência sobre o crescimento dos fungos. Temperatura, grau de umidade, pH e aeração afetam o crescimento de modo que distintas espécies tem diferentes ótimos e podem crescer dentro de uma determinada faixa para cada fator. Para determinação da biomassa foi empregado o método de medida direta do peso seco, com a fórmula: peso final menos o peso inicial, dividindo pelo peso inicial, multiplicando por cem, o resultado que se obtém em porcentagem. O fungo apresentou maior quantidade de biomassa no meio de cultura de cará roxo em todas as faixas de pH, quando comparadas com o meio de cultura de araçá-boi, destacando-se o pH 6 do meio de cará roxo e pH 5 no meio de cultura de araçá-boi. A menor produção da biomassa tanto para o meio de cultura de cará roxo como para o de araçá boi foi no pH 3. 
CONCLUSÃO:
Conforme o exposto, pode-se afirmar que a faixa de pH ótima necessária ao crescimento do fungo Hexagonia glabra é de 5 a 6 nos meios de cultura testados. Os fatores ambientais podem se converter em fatores de estresse para os fungos. Ao se afastarem da faixa que favorece seu crescimento, o mesmo pode ser restringido, como o obtido nestes experimentos, onde a menor produção de biomassa para os dois meios de cultura testados foi no pH 3.
Instituição de Fomento: CAPES, FAPEAM, CNPq, MURAKI,UEA
Palavras-chave: Influência do pH, Biomassa, Hexagonia glabra.