62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
DIETA E MORFOMETRIA DE Physalaemus cuvieri E Physalaemus kroyeri ( ANURA: LEIUPERIDAE) EM UMA FLORESTA DECÍDUA (MACAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE)
Anne Karenine Bezerra da Penha Dantas 1
Adrian Antonio Garda 1
Alexandre Vasconcellos 1
1. Departamento de Botânica, Ecologia e Zoologia - DBEZ
INTRODUÇÃO:
A competição pode determinar quais espécies coexistem em um habitat. O resultado da competição entre espécies depende das eficiências relativas nas quais elas utilizam seus recursos em comum. A competição interespecífica é expressada como a redução nas capacidades suporte das populações em competição e, ao extremo, pode levar à extinção de uma determinada espécie. Populações simpátricas competem se utilizam recursos em comum e da mesma forma em determinadas dimensões de seus nichos. Abundância e variedade de recursos podem exercer forte influência sobre a estrutura das taxocenoses de anuros de serapilheira. A compreensão da distribuição e da forma de utilização dos recursos pelas espécies pode exclarecer como a coexistência simpátrica é possível. Neste contexto, os estudos sobre a morfologia, uso de microhabitats, tempo de forrageamento e recursos consumidos podem ser úteis para explicar a coexistência. No presente trabalho nós estudamos o uso de recursos alimentares e a morfometria de duas espécies de anuros do gênero Physalaemus: P. cuvieri e P. kroyeri. Para tanto, nós avaliamos as seguintes questões: 1) existe diferença na dieta entre as duas espécies? e 2) existem diferenças morfométricas entre os machos reprodutivos?
METODOLOGIA:
Esse estudo foi realizado na Escola Agrícola de Jundiaí (25M 0237271, 9349201), Macaíba - RN, Brasil. Nós coletamos 51 indivíduos de P. cuvieri e 49 de P. kroyeri entre Março-Agosto de 2009, em diversas localidades na região. Os espécimes foram imediatamente fixados em formol (10%) e armazenados em álcool 70%. Nós medimos 10 variáveis morfométricas nos machos reprodutivos das espécies. As diferenças morfométricas foram avaliadas por meio de uma TESTE T para tamanho de corpo. Para avaliar diferenças na forma do corpo, utilizamos uma MANCOVA com tamanho do corpo como co-variável, para excluir o efeito do tamanho do corpo sobre as outras medidas corpóreas. Em seguida, uma análise discriminante foi usada para determinar quais variáveis foram mais importantes na separação entre as espécies. Os estômagos foram retirados para a análise de seu conteúdo. Medimos, com auxílio de um paquímetro digital, largura e comprimento das presas intactas para estimar o seu volume pela fórmula da elipsóide. O conteúdo estomacal foi identificado até o menor nível taxonômico possível (geralmente ordem). A importância de cada presa foi estimada por meio do índice de importância (II) de presas, que é uma média aritmética entre as porcentagens numéricas, volumétricas e individuais de presas.
RESULTADOS:
Foram analisados cem estômagos ao todo. Ambas espécies tem larva como item principal na dieta, com II 32,65 (P. cuvieri) e 32,88 (P. kroyeri). Outros itens em comum com base no II são Acarina, Formicidae, Coleoptera e Homoptera. Algumas presas só foram encontradas em uma espécie, tais como Ixodidae, Diptera, Isopoda, Mantodea e Orthoptera (II pequenos, de 8,30 a 0,77) em P. kroyeri e Crustacea, Diplopoda e Gastropoda (II pequenos, de 3,53 e 1,00) em P. cuvieri. O item larva, embora seja o maior II, não foi o com maior frequência em nenhuma das duas espécies. Os outros itens de presa são menores e possibilitam ao animais ingerir grandes números. Isopoda, por exemplo, chegou a 47 presas em um único estômago, mas não alcançou nem um volume e nem um II alto. Morfometricamente, não houve diferença significativa no tamanho do corpo (t1,70 = 2,973, P = 0,083) entre espécies. Entretanto, houve uma diferença significativa na forma do corpo entre as duas espécies (F9, 55 = 18,60, P < 0,001). A análise discriminante mostrou que P. cuvieri é caracterizado por ter mãos, largura da cabeça e pés proporcionalmente menores que P. kroyeri.
CONCLUSÃO:
Apesar das diferenças pontuais em alguns ítens, a dieta das duas espécies é relativamente similar e baseada em presas sedentárias, evidenciando o caráter ativo do comportamento de forrageio. Desse modo, não existe uma segregação aparente no uso de recursos alimentares entre essas espécies na Escola Agrícola de Jundiaí. Morfometricamente, os machos reprodutivos de P.cuvieri e P. kroyeri tem diferenças, não de tamanho, mas de forma, onde as variáveis largura da cabeça, comprimentos da mão e do pé são as mais importantes nessa diferenciação. A função discriminante produzida foi rubusta e permanceu com grande sucesso de classificação após a eliminação de 25% dos dados (Jackknife). A relação entre as diferenças na forma do corpo e aspectos intrínsecos da ecologia das espécies, se existente, não é facilmente inferida. Uma análise de sobreposição dos nichos alimentares e estrutura morfométrica de toda taxocenose de anuros da área, levando-se a filogenia das espécies em consideração, pode fornecer uma visão mais precisa sobre os fatores que influenciam a co-ocorrência dessas espécies na área.
Instituição de Fomento: Pró-Reitoria de Pesquisa - PROPESQ (IC)
Palavras-chave: Physalaemus cuvieri, Physalaemus kroyeri, Sobreposição de nicho.