62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
AVALIAÇÃO DO EFEITO DO RESULTADO ESTÉTICO DE TRATAMENTOS DE REPARAÇÃO PRESTADOS ÀS VÍTIMAS DE TRAUMA DENTOALVEOLAR ATENDIDAS PELO SISTEMA DE ATENDIMENTO DE TRAUMAS E EMERGÊNCIAS NA CIDADE DE MARINGÁ-PR NO PERÍODO DE 2004 A 2006
Cintia Santana Dias 1
Marcello Soda 2
Simone de Campos Vieira Abib 3
Angelo José Pavan 4
Vítor Marques Sapata 5
1. Depto. de Odontologia - UEM
2. Depto. de Medicina - EPM - UNIFESP
3. Depto. de Medicina - EPM - UNIFESP
4. Profº. Dr./Orientador - Depto. de Odontologia - UEM
5. Depto. de Odontologia - UEM
INTRODUÇÃO:

O trauma dentoalveolar é considerado um problema de saúde pública. A falta de um dente tem alto impacto na relação social do indivíduo, em especial quando atinge os dentes anteriores.

A prioridade do atendimento pré-hospitalar, principalmente em casos de acidentes por meio de transporte, é a manutenção da vida e o trauma dentoalveolar não representa um risco à vida da vítima, não sendo assim uma prioridade para o atendimento, o que em geral faz com que a lesão tenha necessidade de atendimento posterior para a reparação da mesma, com um quadro odontológico piorado.

Nesta contradição entre estética e função, deve-se considerar que, atualmente há uma grande preocupação com a qualidade de vida, e a estética facial é de extrema importância para o restabelecimento da vítima atendida.

Em função desta observação este estudo se propõe a realizar um levantamento para verificar o grau de satisfação de vítimas de trauma dentoalveolar no que diz respeito ao resultado estético dos tratamentos de reparação da lesão sofrida e qual a possível interferência na qualidade de vida causada pela perda total ou parcial do dente lesionado.

O conceito de estética do paciente muitas vezes é diferente do conceito do profissional, e isto é mais acentuado no paciente oriundo de um trauma dentoalveolar.

METODOLOGIA:

Foram avaliados todos os registros do banco de dados do SIATE (Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) na cidade de Maringá-PR, no período de 2004 a 2006 e separados os registros que continham trauma dentoalveolar.

O SIATE realiza o serviço de atendimento pré-hospitalar e está sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros do Paraná, corporação ligada à Polícia Militar.

Foram encontrados 138 registros de trauma dentoalveolar, dos quais 30 foram selecionadas de acordo com a possibilidade e sucesso de contato com a vítima. Foi realizada entrevista com as mesmas na forma de um questionário via contato telefônico, de forma que eram 10 vítimas de cada ano.

O questionário consistiu de quatro perguntas que avaliavam os seguintes parâmetros: a realização ou não do tratamento de reparação; a utilização do serviço público ou privado para a execução do tratamento; a causa para a não realização do tratamento; o grau de satisfação no que diz respeito ao resultado final do tratamento executado, levando em consideração o padrão de estética do paciente; a influência causada pela perda parcial ou total do dente lesionado na qualidade de vida das vítimas deste tipo de lesão pela falta de tratamento; a importância do resultado estético num possível futuro tratamento de reparação.

RESULTADOS:

Do total de 30 vítimas selecionadas, 17 eram do gênero masculino e 13 do gênero feminino, com idade variando de 15 a 40 anos.

Foi observado que 70% das vítimas realizaram o tratamento de reparação. Destes, a grande maioria foi realizado na rede privada de atendimento, o que correspondeu a 85,7%. Quanto ao grau de satisfação com relação ao resultado estético do tratamento, somente 23,8% relataram estar satisfeitos. Ao se questionar a importância do resultado estético na escolha do tratamento de reparação realizado, 95,2% considerou o resultado estético um fator muito importante.

Dos 30% que relataram ainda não ter realizado tratamento de reparação, 15,4% eram do gênero feminino e 41,20% do gênero masculino e todos declararam que o único motivo foi a falta de condição financeira, porém todos consideraram o resultado estético um fator muito importante no tratamento a ser executado.

Os resultados obtidos mostraram ainda que a perda total ou parcial do dente lesionado alterou a qualidade de vida das vítimas que não haviam realizado ainda o tratamento de reparação.

A alta incidência de vítimas que buscou o tratamento de reparação (70%) demonstra que de um modo geral as vítimas de trauma dentoalveolar ficam de certo modo constrangidas pela falta total ou parcial do dente lesionado.

CONCLUSÃO:

Os resultados apresentados permitem concluir que os cursos de graduação e pós-graduação devem estar aptos a capacitar adequadamente, profissionais e futuros profissionais para suprir de modo adequado às vítimas de trauma dentoalveolar, uma vez que foi constatado considerável grau de insatisfação das vítimas com os resultados estéticos dos tratamentos de reparação.

O trauma é um problema de saúde pública, portanto se faz necessário que as autoridades competentes supram o sistema público para tornar este serviço também uma opção de tratamento de reparação de qualidade, pois 100% das vítimas que afirmaram não ter realizado o tratamento de reparação não o fizeram por questões financeiras, reafirmando a necessidade de aparato do sistema público de saúde para esse tipo de tratamento.

A lesão apesar de não oferecer risco à vida é um grande fator limitante social e profissional, o serviço público de saúde deve ser oferecido a todos de forma a oferecer o tratamento adequado para as vítimas de trauma dentoalveolar.

Palavras-chave: Trauma dentoalveolar, Estética, Qualidade de vida.