62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 4. Genética Molecular
IDENTIFICAÇÃO DE Fusarium proliferatum EM SOLO DA MARGEM DO RIO SOLIMÕES PELA ANÁLISE DAS REGIÕES ITS
Ellen Karla Nobre dos Santos 1
Monica Stropa Ferreira-Nozawa 1
Rubens Tomio Honda 1
Sérgio Ricardo Nozawa 1
1. Centro Universitário Nilton Lins / UNINILTON LINS. Manaus, Amazonas, Brasil.
INTRODUÇÃO:

Fusarium proliferatum é um fungo filamentoso pertencente ao filo Ascomycota, também referido como Cephalosporium proliferatum ou Gibberella intermedia. É encontado no solo e, tradicionalmente, apresenta-se como patógeno vegetal. É considerado um patógeno humano emergente, acometendo pacientes imunocompetentes com infecções secundárias e pacientes imunocomprometidos com infecções graves de difícil diagnóstico e resolução, apresentando disseminação hematogênica. F. proliferatum produz uma grande variedade de metabólitos biologicamente ativos, destacando-se as fumonisinas, micotoxinas que contaminam os grãos, prejudicando a agricultura e provocando reações biológicas importantes quando ingeridos por animais e humanos. Em adição, as fumonisinas são associadas à neoplasia esofágica em humanos. Do ponto de vista industrial, linhagens de F. proliferatum (MUCL 31970 e NRRL 31071) associam-se à degradação de Lignina, uma importante atividade biotecnológica, sendo F. proliferatum MUCL 31970 isolado do solo. No presente estudo, a presença de Fusarium proliferatum em solo da margem do Rio Solimões foi avaliada através de sequenciamento e análise das regiões ITS, contribuindo para a compreensão da diversidade microbiológica amazônica.

 

METODOLOGIA:

Foram coletadas 03 amostras de solo da margem do Rio Solimões em uma área com menor influência antrópica em relação à cidade de Manaus, Amazonas, Brasil (S 03°13'20.4" W 059°59'16.6"). O DNA genômico foi extraído diretamente do solo coletado e foi amplificado por PCR (Polimerase Chain Reaction) com oligonucleotídeos iniciadores, ITS1 e ITS4, para as regiôes ITS (Internal Transcribed Spacer). O produto da PCR foi clonado em vetor pGEM®-T Easy, utilizando-se Escherichia coli (Mos blue) para Transformação e Clonagem. Os clones foram sequenciados nos sentidos forward e reverse e, após a eletroforese capilar, submetidos ao programa Sequencing Analysis 5.3.1. As sequências foram processadas, gerando-se contigs consensus. Após a remoção do vetor através da ferramenta vecscreen, os contigs foram submetidos à consulta de similaridade de nucleotídeos na base de dados não redundante do NCBI (National Center for Biotecnology Information), através da ferramenta BLAST (Basic Local Alignment Search Tool) - megablast - e do programa BLASTN 2.2.22.

RESULTADOS:

53 clones apresentaram sequências válidas nos sentidos forward e reverse. 20 contigs foram gerados e 02 contigs (2 clones / 4 sequências) foram similares a Fusarium proliferatum com máxima identidade de 100% e E value 0.0. As sequências analisadas (557 e 558 bases) apresentaram cobertura de 100% em relação à sequência parcial dos genes 18S rDNA e 28S rDNA e à sequência completa de ITS 1, do gene 5.8S rDNA e de ITS 2 de Fusarium proliferatum (Número de Acesso: FJ040179.1).

CONCLUSÃO:

Os resultados sugerem a detecção de Fusarium proliferatum em solo da margem do Rio Solimões em área com menor influência antrópica em relação à cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.

Instituição de Fomento: FAPEAM, CNPq, CAPES, UNINILTON LINS
Palavras-chave: Fusarium proliferatum, Micro-organismos de solo amazônico, Rio Solimões .