62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 5. Zootecnia
PRÁTICAS DESENVOLVIDAS POR APICULTORES DO MUNICÍPIO DE IGACÍ-AL
Diogo de Barros Mota Mélo 1
José Harlisson de Araujo Ferro 1
Ademar da Silva Paulino 1
José Jonas de Melo Alves 1
Jakes Halan de Queiroz Costa 2
Roger Nicolas Beelen 2
1. Instituto Federal de Alagoas
2. Universidade Federal de Alagoas
INTRODUÇÃO:
Algumas práticas de manejo podem influenciar diretamente a produtividade da apicultura, como por exemplo, a substituição de rainhas e o uso da suplementação alimentar. Para a difusão de uma técnica de produção, devemos considerar, além dos aspectos climáticos, os aspectos culturais, o nível de desenvolvimento do sistema de produção existente na região e o conhecimento técnico dos produtores. Muito mais do que considerar o clima da região, deve-se ter conhecimento sobre a cultura e tradição dos apicultores. Diante disto, podemos considerar que, na apicultura, muitas práticas de manejo são realizadas conforme a percepção de cada apicultor em conjunto com os fatores culturais do meio no qual está inserido. Sendo assim, a importância dada a uma determinada prática pode ser variável para distintas regiões, tanto pelas condições físicas do meio, como pelas condições culturais que atuam nesta localidade. Neste trabalho pretenderam-se relatar as práticas desenvolvidas, os cuidados que os apicultores têm com a atividade, tentando identificar os pontos limitantes da atividade, além de conhecer um pouco os problemas enfrentados pelos mesmos na região.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi realizado no município de Igací/AL, no período entre dezembro de 2007 a junho de 2008. Foram entrevistados 10 dos 23 apicultores envolvidos diretamente com a Associação dos Apicultores do Município. Os 10 entrevistados correspondem a 66,67% do universo populacional considerado oficialmente associado da Associação de Apicultores. As informações coletadas foram feitas à base de observação participativa através do convívio com os apicultores realizando cursos, palestras, visitas técnicas, reuniões, entre outros. Os resultados foram tabulados em planilha do Excel e representados em gráficos e tabelas. A partir dos dados coletados foi feita sistematização a fim de serem identificadas as limitações e as potencialidades.
RESULTADOS:
Foi constatado que 50% dos entrevistados realizavam controle de custos e zootécnicos e que 80% tinham conhecimento sobre a produção das caixas. Outro item foi à prática de substituição de rainhas, onde apenas 20% aplicam o método da puxada natural, de uma forma irregular. Sobre o produto explorado 60% mel e 40% mel e cera. Questionados sobre a capacidade de realizar uma revisão 90% disseram que faziam, porém 70% não sabiam quais os parâmetros utilizados para esta prática. Onde processa o mel 90% deles realiza esta prática em uma casa do mel e 10% na própria residência. Questionados sobre a procedência do mel 60% responderam que não conhecia e os outros 40% não souberam responder qual seria esta procedência. Sobre se realizavam análise, nenhum dos entrevistados pratica, porém, todos teriam vontade de analisar seu mel, mas não souberam responder qual seria a análise. Quanto ao conhecimento dos produtos das abelhas, 80% disseram que sim, da mesma maneira que quando questionados sobre o maior benefício da abelha para o homem.
CONCLUSÃO:
O desconhecimento de técnicas adequadas de manejo apícola afeta de forma efetiva na produtividade da apicultura região de Igací. Possíveis problemas com a comercialização do mel ocorrem devido ao não conhecimento da qualidade do mesmo. O despreparo técnico e educacional prejudica a divulgação e aumento de criadores na região, pois gera uma incerteza na atividade. A falta de capacitação periódica limita a expansão da atividade. Entretanto para o fortalecimento do grupo na região algumas práticas poderiam ser feitas para tentar minimizar os problemas do grupo: como a existência de unidade de beneficiamento e capacitações periódicas no que diz respeito a manejo, doenças, alimentação, beneficiamento, controle entre outros, a fim de serem solucionados os problemas existentes.
Instituição de Fomento: Associação de Agricultores Alternativos
Palavras-chave: Apicultura, Manejo, Desenvolvimento.