62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 5. Zootecnia
PERFIS SOCIAIS ECONÔMICOS DE APICULTORES DA ASSOCIAÇÃO DE APICULTORES DO MUNICÍPIO DE IGACI-AL
Mucio Batista Ramos 1
Diogo de Barros Mota Mélo 2
Jakes Halan de Queiroz Costa 1
1. Universidade Federal de Alagoas
2. Instituto Federal de Alagoas
INTRODUÇÃO:

A apicultura desperta interesse em diversos segmentos da sociedade por englobar o social, o econômico e o ambiental que caracteriza o tripé da sustentabilidade. É uma atividade de inclusão social que fixa o homem no campo e dá uma vida cada vez mais digna para toda a família, que acaba envolvida na comercialização dos produtos resultantes desta atividade, além de ajudar a desenvolver o meio ambiente. A cadeia do mel, exemplo das várias iniciativas isoladas em setores produtivos que não está no topo do PIB agropecuário e muito menos possui tradição no Estado de Alagoas, é o indicativo de que há caminhos viáveis para o desenvolvimento sustentável e a diversificação das culturas. O sucesso dessa cadeia produtiva é resultado dos esforços dos produtores na busca pela superação dos gargalos que obstruem o bom desempenho da apicultura em solo alagoano, juntamente com a interação de órgãos do governo e entidades como o Sebrae, que tem um papel fundamental na capacitação desses produtores e na divulgação das potencialidades da apicultura em Alagoas.

O mel alagoano e seus derivados ainda não possuem um volume de produção expressivo, e muito menos uma participação de peso na pauta de exportações, mas esta realidade está sendo mudada desde a implantação, em 2004, do Programa de Arranjos Produtivos Locais. Do ponto de vista extensivo, este trabalho tem como objetivos coletar e analisar dados relativos aos aspectos da vida social e econômica dos apicultores do município de Igaci - AL.

METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido durante os meses de julho a dezembro de 2007, no município de Igaci do Estado de Alagoas, período no qual foram coletados e analisados dados obtidos no município de Igaci junto aos filiados da Associação de Apicultores do município. A coleta dos dados se deu a partir da realização de entrevistas com os apicultores e da utilização de um questionário elaborado com 70 questões objetivas e descritivas para obter o maior número possível de informações sobre a apicultura e apicultores no município. A associação de apicultores do município de Igaci conta atualmente com 23 associados, onde apenas 15 estão exercendo de maneira assídua a atividade. E deste total, apenas 10 associados foram entrevistados e responderam aos questionários. Cabe salientar que os 5 associados, que não foram encontrados no momento das entrevistas e aplicação dos questionários, justificaram sua ausência a imprevistos de caráter pessoal (viagens, desencontros, etc.). Os 10 entrevistados correspondem a 66,67% do universo populacional dos associados. O tamanho da amostra se encontra de acordo com os parâmetros definidos por Shimakura (2006) em sua teoria de limite central, considerando-se a homogeneidade pesquisada. Durante os meses de outubro a dezembro, juntamente com a aplicação dos questionários, que foi a última etapa da pesquisa, ocorreram observações participativas através do convívio com os produtores realizando cursos, palestras, visitas técnicas, reuniões, etc.
RESULTADOS:
A análise descritiva dos dados revelou que todos os apicultores entrevistados são do gênero masculino, o que caracteriza, de maneira provável, por parte dos integrantes uma possível falta de interesse do universo feminino ou então exista algum tipo de rotulação atribuindo a apicultura como atividade para homens. Foi observado, também, que a média de idade dos apicultores entrevistados era de 27 anos. Encontrando-se assim desde adolescentes (15 a 19 anos), ocupando 20% do total dos apicultores do município, até a faixa etária de 40 a 44 anos que também ficou representada por 20% do total. Apenas 10% dos associados se encontram na faixa etária de 30 a 34 anos. Em relação à situação conjugal dos apicultores entrevistados 80% são casados. O nível educacional dos apicultores é um fator importante a ser considerado. Acredita-se que esse é um fator que apresenta uma forte relação no processo de adoção de tecnologias. O resultado mostrou que, a maior parte dos entrevistados declarou possuir o Ensino Médio Incompleto (40%). A pesquisa ainda revela que 30% cursaram apenas o Ensino Fundamental Incompleto, 20% possuem o Ensino Fundamental Completo e apenas 10% do total dos apicultores entrevistados possuem curso superior. Na entrevista foi verificado que não existem dificuldades de acesso à escola para 60% do total dos entrevistados.
CONCLUSÃO:
Pela análise dos dados foi visualizado que os apicultores do município de Igaci possuem qualidade de vida regular no que diz respeito às condições básicas necessárias para o bem estar humano. As formas cooperativistas são, ainda, as melhores alternativas para avançar os meios de produção dos produtores rurais. E a assistência técnica recebida é outra vantagem analisada dos resultados obtidos.
Instituição de Fomento: : Associação de Agricultores Alternativos
Palavras-chave: Apicultura, Associação, Sustentabilidade.