62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
história ambiental: o estudo da Fazenda Santa Terezinha (1940-1980).   
Júlia Amabile Aparecida de Souza Pinto 1
Jozimar Paes de Almeida 2
1. Departamento de História, Universidade Estadual de Londrina - UEL
2. Profº. Dr./Orientador, Departamento de História - UEL
INTRODUÇÃO:

Partindo do pressuposto que a história ambiental caracteriza-se pelo estudo que aborda as questões ambientais no tempo concatenada com as relações entre os seres humanos pudemos constituir um estudo histórico destas atividades estabelecidas com a natureza. Nesta pesquisa, em andamento, realiza-se uma pesquisa com abordagem em história ambiental tendo como objeto a antiga fazenda Santa Terezinha, localizada no distrito de Warta, cidade de Londrina (PR). Atualmente esse espaço pertence a Embrapa Soja (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, sendo esta uma das unidades que compõe a instituição federal). A partir destas considerações sobre a pesquisa e, os encaminhamentos de análises das fontes sobre o tema, temos como objetivos: compreender o processo de modificação que o espaço "natural" da fazenda sofreu pela ação humana; entender como ocorreu o processo histórico ambiental de construção e transformação da referida fazenda, como uma referência para a compreensão da dinâmica sociedade natureza na região norte do Paraná. O recorte temporal estabelecido para esta pesquisa foi de 1940 a 1980.

METODOLOGIA:

As fontes escolhidas são principalmente imagens: fotos e mapas.  A metodologia adotada preocupa-se com a realização de análise destas imagens, procurando entender o processo de reocupação humana e as transformações do ambiente, assim, foi realizado um levantamento das mesmas e selecionadas aquelas que apresentassem este processo histórico ambiental sobre o local e, detectado a implantação de atividades produtivas, neste caso, o café.  Entendemos que as imagens não são meras ilustrações do espaço, elas são um produto cultural da época que possuem significados. Também é realizada a pesquisa bibliográfica sobre o contexto histórico do "Norte do Paraná", para compreender o processo de forma mais ampla das modificações ambientais visto que a antiga fazenda faz parte da região especificada. A análise de documentos e registros (relatórios, gráficos, matérias publicadas em revistas e jornais da época, escrituras) também são aproveitadas para o melhor cruzamento de informações com as imagens que dizem respeito às modificações causadas nesta fazenda no período de 1940 a 1980. A pesquisa bibliográfica é guiada, portanto, pelo levantamento de obras (livros, artigos, teses e dissertações) que abordem o tema escolhido na interface sócio-ambiental e história de Londrina.  

RESULTADOS:

Detectamos inicialmente que na fazenda ocorreram transformações importantes, já que a mesma produziu café nas décadas de 1950, 1960 e 1970, em um período que o norte do Paraná foi uma das regiões mais destacadas no Brasil em relação a este gênero alimentício. Esse crescimento da produção cafeeira ocorreu paralelamente aos fluxos migratórios para a região, em um contexto que o norte do Paraná era idealizado como o novo Eldorado e, assim, estes fluxos foram atraídos pela ideia de riqueza que a região trazia. Nesse processo, o ambiente natural e a biodiversidade foram profundamente modificados com a monocultura do café. A partir dos anos 1980, a fazenda após ser adquirida pela Embrapa Soja realiza pesquisas com a soja, trigo e girassol. A realização de uma análise econômica e política desta fazenda em um contexto histórico são de fundamental importância, para o enriquecimento do estudo das relações que a sociedade estabelece com a natureza, modificando-a segundo suas atividades. Entretanto não é somente o homem que modifica a fazenda, esta também é modificada e atingida por influências naturais, com as geadas, doenças e erosão que afetaram intensamente os produtores agrícolas.

CONCLUSÃO:

Até o momento da pesquisa, o estudo do caso da Fazenda Santa Terezinha se torna relevante, portanto, para uma maior compreensão das modificações que envolveram o homem e a natureza na região norte do Paraná, como a reocupação desse espaço, a produção do café e a passagem para a soja. Entendemos que tais transformações são construídas pela sociedade de acordo com suas necessidades, interesses e, sua localização no tempo e como são recíprocas as transformações que sociedade e natureza sofrem no decorrer desse processo.

Palavras-chave: História Ambiental, Fazenda Santa Terezinha, Norte do Paraná.