62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE GRADUANDOS E EGRESSOS DE LETRAS EM MÚLTIPLOS DOMÍNIOS DISCURSIVOS
Jacioneide das Virgens Silva 1
Maria das graças da Costa 1
Ana Maria de Oliveira Paz 1, 2
1. Centro de Ensino Superior do Seridó - UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Ciências Sociais e Humanas - UFRN
INTRODUÇÃO:

Letramento não é puro e simplesmente um conjunto de habilidades lingüísticas individuais. Compreende uma gama de práticas sociais ligadas ao uso da leitura e da escrita que os indivíduos se envolvem em seu contexto social para dar conta de diversas demandas (SOARES, 1998:72). Desta forma, tomamos a concepção de letramento como prática social, objetivando analisar as atividades de leitura e escrita de graduandos e egressos do curso de Letras em diferentes domínios sociodiscursivos. A relevância da pesquisa reside na construção de um perfil das práticas de letramento dos sujeitos colaboradores assim como na geração de discussões de questões que permeiam as referidas práticas, incluindo dificuldades e possibilidades de superação.

METODOLOGIA:

A abordagem da pesquisa é de natureza qualitativa- interpretativista, uma vez que se baseia no dizer dos sujeitos colaboradores sobre as práticas de leitura e escrita por eles utilizadas ou,  mais precisamente no "significado que dão às suas ações" (GODOY, 1995, p.62). Nesse sentido, lançamos mão de "técnicas do perguntar" (ERICKSON, 1986, p.37), através da aplicação de entrevistas escritas compostas por questões de respostas abertas com vistas a gerar dados para a análise da questão. Como sujeitos colaboradores, contamos com a participação de 100 graduandos e 50 egressos de Letras oriundos de universidades públicas. O corpus da pesquisa é constituído por cerca de 150 entrevistas.

 

 

RESULTADOS:

Os resultados apontam que os graduandos realizam práticas de leitura e escrita próprias da esfera interpessoal e acadêmica, ao passo que os egressos executam práticas de letramento específicas do âmbito do trabalho e da formação docente. Entre os graduandos, preponderam, na esfera interpessoal, os usos de cartas, e-mails, bilhetes, avisos, mensagens, etc. Na esfera acadêmica, destacam-se anotações de aulas, fichamentos, relatórios, dentre outros. Por parte dos egressos, observa-se maior incidência de práticas de letramento específicas da esfera do trabalho e da formação docente. Assim sendo, prevalece o uso de material didático, textos pedagógicos, redações escolares, resumos e outros. Em termos de propósitos que justificam os usos da leitura e da escrita, os acadêmicos afirmam realizar práticas de letramento objetivando melhorar a comunicação, ampliar conhecimentos e aprimorar a produção textual. Na visão dos egressos, as práticas de leitura e escrita são realizadas para atender exigências da docência, atingir um melhor desempenho na escrita e expandir saberes.

 

 

 

CONCLUSÃO:

Mediante a realização da pesquisa, pudemos gerar dados que possibilitaram delinear um perfil das práticas de letramento desenvolvidas por graduandos e egressos de Letras, bem como definir objetivos e dificuldades vivenciadas pelos sujeitos ao fazer uso da leitura e da escrita em segmentos diversos. Este perfil nos permitiu não apenas identificar aspectos que caracterizam as práticas de letramento, mas também refletir acerca de questões que permeiam essas práticas e, consequentemente, a pensar futuras perspectivas de intervenções capazes de amenizar fragilidades, fortalecer ações e expandir concepções acerca do letramento.

Instituição de Fomento: PROGRAD/PROPESQ/PROEX - UFRN
Palavras-chave: Práticas de letramento, Graduandos e egressos, Letras.