62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO DOCENTE SOBRE MEIO AMBIENTE E SUA RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL.    
Johara Fernanada Borges do Camo 1
Maria Edeluza Ferreira Pinto 1
1. Escola Normal Superior,Curso de Pedagogia,Universidade do Estado do Amazonas,UEA
INTRODUÇÃO:

Partindo da definição de Imaginário como um conjunto de imagens que se formam por representações, reproduções, percepções e lembranças, o tema "A Construção do Imaginário Docente Sobre Meio Ambiente e sua relação com as práticas em Educação Ambiental" vem, como aprofundamento de uma pesquisa de campo desenvolvida entre os anos de 2008 e 2009, compreender como o imaginário construído sobre o Meio Ambiente e Educação Ambiental podem influenciar a prática docente. Desse modo faz uma análise de como esse imaginário docente pode exercer influência no modo de pensar dos discentes. Há neste projeto o entendimento da necessidade de superação do senso comum que reproduz uma análise adormecida de meio ambiente e daí o entendimento da importância de uma análise crítica dentro de um enfoque sócio-ambiental, do imaginário sobre meio ambiente como contribuição na construção de um novo significado para a Educação Ambiental, a partir de reflexão teórica frente às estratégias multifacetárias do modo de produção e de sua influência nos processos educativos, que tendem a fazer com que a Educação Ambiental se resuma em informações sobre a natureza sem perspectivas de formação crítica dos sujeitos em seu ambiente.

 

 

METODOLOGIA:

 

A pesquisa realizada está dividida em dois momentos: de campo e bibliográfica, recorrendo-se de uma perspectiva qualitativa, sendo as técnicas utilizadas para a sua realização: leituras e fichamentos de obras partindo da bibliografia sobre o tema de modo a contribuir com a pesquisa. Assim representa uma continuidade de uma pesquisa já realizada em ano anterior em uma dada escola da rede municipal de Manaus com o propósito de fundamentar teoricamente a análise dos dados coletados e que representam uma mostra significativa de como as questões Ambientais tem sido representadas nas práticas pedagógicas que envolvem o tema ambiental. Os dados resultantes das informações mediante ao objeto de estudo desta pesquisa visam contribuir na complementação dos estudos teóricos da Problemática investigada. A análise dos dados buscará atender os objetivos do projeto, assim como será base de aprofundamento teórico sobre o tema que, posteriormente, submeter-se-ão a divulgação e comunicação científica.

 

RESULTADOS:

O imaginário é formado pela imaginação, que é uma função ou um produto que se constrói por meio das representações que fazemos das coisas e dos objetos. Tal representação que fazemos se dá por meio das vivências, lembranças e percepções passadas, e estas são produzidas socialmente e devem ser levadas em consideração de acordo com o contexto em que está situada. Analisando os dados coletados fica evidente que as práticas em educação ambiental realizada pelos docentes refletem um entendimento de Meio Ambiente acrítico e estático, uma vez que o homem não é considerado sujeito que faz parte e constrói o meio ambiente. Verifica-se então que o imaginário docente é na verdade a representação de como o professor entende as questões ambientais e da mesma forma é a maneira como os discentes entendem, uma vez que o modo como o docente entende a educação ambiental reflete diretamente em suas práticas em sala de aula, ocorrendo uma espécie de inculcação de idéias que não apresentam significados e nem reflexos no agir cotidiano das pessoas.

CONCLUSÃO:

Entender o imaginário e como este é formado é de enorme complexidade, uma vez que se processa no nível das idéias. Nesse sentido, é possível entender o imaginário docente sobre as questões ambientais à medida que observarmos as práticas pedagógicas, o que não significa dizer que possamos entendê-las de imediato, como afirma Jodelet ao dizer que fácil é reconhecer uma relação social, difícil é entendê-la, quanto mais as suas implicações dentro da sociedade. O imaginário dos docentes em relação às questões ambientais segundo análise desta pesquisa se mostra equivocado e empobrecido, uma vez que tem uma percepção reducionista do que é o Meio Ambiente. Esse imaginário detectado nos professores é um conjunto de conceitos que vem se homogeneizando e solidificando dentro da sociedade, ainda que erroneamente, mas que acaba por atingir um grande número de pessoas e que vai influenciar de maneira direta nas ações realizadas por estas, posto que um dos maiores problemas ambientais está justamente nessa falta de entendimento das relações ambientais em sociedade.

 

Instituição de Fomento: : Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Imaginário docente , Educação Ambiental, Práticas pedagógicas.