62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
ESTUDO TEÓRICO DE COMPOSTOS DE NEOLIGNANAS COM POTENCIAL ATIVIDADE ANTILEISHMANIOSE
Maria Carolina Lima do Carmo 1
Josenaide Pereira do Nascimento 2
Lourivaldo Silva Santos 3
Jerônimo Lameira Silva 5
Cláudio Nahum Alves 4
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
2. Departamento de Pós-Graduação em Química
3. Departamento de Pós-Graduação em Química
4. Departamento de Pós-Graduação em Química
5. Departamento de Ciências Biológicas - UFPA
INTRODUÇÃO:
A importância do estudo de neolignanas ocorreu no momento em os tratamentos atuais para a leishmaniose se encontram com alto custo, longa duração e efeitos colaterais durante o tratamento levando o paciente a desistir do mesmo. É observada uma elevada resistência parasitária entre pacientes, dentre esses e outros fatores vem se enfatizando a busca por novos fármacos. A análise estrutural da neolignanas partiu de estudos que comprovam suas atividades biológicas: entre elas a antileishmaniose. A Leishmaniose é uma doença infecciosa, causada por protozoário do gênero Leishmania que acomete pele e mucosas e é um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil, pelas dificuldades terapêuticas, deformidades e seqüelas que acarreta. Neste sentido, as neolignanas são apresentadas como alternativa para o tratamento da Leishmaniose. Neolignanas correspondem a dímeros do acoplamento oxidativo entre alil e propenil fenóis gera os diferentes tipos de esqueletos neolignânicos. Logo, o objetivo deste trabalho foi a partir da sintetize dos derivados de neolignanas do tipo α-bromocetonas um conhecimento de suas estruturas, e o estudo da sua relação estrutural com a atividade biológica dos compostos. 
METODOLOGIA:

Os compostos foram sintetizados a partir da reação de condensação entre o α-bromocetonas com fenol, descritos na literatura. O produto obtido da reação e de conhecida sua estrutura, foram selecionados e sendo usados como ponto de partida para cálculos de freqüência realizados no programa Gaussian 03W utilizando o método da teoria do funcional de densidade DFT com o conjunto de bases funcionais B3LYP/6-311++G ** todas as estruturas foram calculadas na forma neutra, no vácuo sem qualquer restrição geométrica em comparação com as estruturas cristalográficas  obtidas a partir de dados recolhidos do difratômetro Enraf-Nonius CAD4. As estruturas foram comparadas de acordo com os resultados obtidos entre dois métodos obtivemos propriedades moleculares importantes com as estruturas otimizadas pelo método AM1 foram realizados cálculos teóricos para a determinação dos parâmetros físico-químicos: porizabilidade (POL), energia de Hidratação (EH), coeficiente de partição (Log. P), etc. Os parâmetros eletrônicos como: orbital molecular ocupado de mais alta energia (HOMO), orbital molecular desocupado de menor energia (LUMO), Cargas de Mülliken e Cargas do Potencial Eletrostático, para as neolignanas e derivados em estudo.

RESULTADOS:
As moléculas foram sintetizadas a partir da reação do α-bromo-3,4-dimetoxipropiofenona e 4-clorotiofenol em etilmetilcetona anidro, de acordo com o método descrito na literatura. (Aveniente,2007). A geometria obtida por difração de raios-X foi usada como ponto inicail para os cálculos de frequência, realizados no programa Gaussian utilizando a teoria de densidade funcional (DFT), com método hibrido funcional B3LYP/6-311++G**. O cristal foi visualizado através de representações gráficas no programa ORTEP3, utilizando fatores de vibração térmica com 50% de probabilidade. Os valores correspondentes aos ângulos da estrutura otimizada e da cristalografia não apresentaram diferenças significativas entre ambas. Pode-se verificar isto observando as distâncias entre C-S corresponde a 1.84 Å para cristalografia e 1.88 Å para a estrutura otimizada. A ligação C-O corresponde a 1.35 Å, tratando-se de um valor idêntico para as estruturas e formas mencionadas anteriormente. A frequência vibracional das moléculas corresponde a um mínimo de energia, sendo assim, os valores estão próximos aos valores experimentais. A diferença estrutural mais relevante é que algumas moléculas são quase planas, com o ângulo diedro entre os dois planos benzenos de 2,8(1)°, enquanto outras moléculas são torcidas para fora do plano dos anéis aromáticos, como pode ser visto a partir do ângulo de torção C1-C2-S-C9 de 123,3(5)°. O ângulo diedro entre os anéis A e B é 34,4(1)°, o que provavelmente reflete uma certa flexibilidade da molécula, permitindo a rotação e deformação, a fim de minimizar quaisquer interações intramoleculares desfavoráveis, devido à presença do grupo metil. Além disso, na molécula como o ceto átomo é mais coplanar em relação ao anel A e o ceto átomo O1 está 0,254(3) Å fora do plano do anel A. No mesmo ceto átomo outra estrutura está 0,464(2) Å fora do plano do anel A.
CONCLUSÃO:
As estruturas das moléculas estudadas de forma teórica são bem próximas às estruturas determinadas de forma experimental, pois não foram encontradas diferenças significativas entre as distâncias e ângulos de ligação das duas metodologias, o que demonstra que a utilização do método B3LYP/6311++G** descreve de forma satisfatória os dados experimentais. Os resultados obtidos são bastante promissores uma vez que os compostos apresentaram estrutura semelhante com um conjunto de neolignanas que apresentam atividade antileishmania. Desta forma, estes compostos serão submetidos a testes biológicos de atividades e análises toxicológicas contra a leishmaniose. Como perspectivas, sugerimos a síntese e análise biológica e toxicológica de novos derivados neolignanas, com intuito de garantir a maior estabilidade do composto no meio biológico e obtenção de drogas ativas e com baixa toxicidade frente à Leishmaniose.
Instituição de Fomento: CNPQ/PIBIC
Palavras-chave: Síntese , Neolignanas , Antileishmaniose.