62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
FATORES ASSOCIADOS À PERCEPÇÃO DOLOROSA DOS PACIENTES SUBMETIDOS À ESTERNOTOMIA
Gutembergue Lucena de Azevedo 1
Thaiza Teixeira Xavier 1
Luciana Araújo dos Reis 2
João Carlos Alchieri 3
Gilson de Vasconcelos Torres 4
1. FACISA - UFRN
2. Dpto. de Saúde - UESB
3. Dpto. de Psicologia - UFRN
4. Dpto. de Enfermagem - UFRN
INTRODUÇÃO:
No período do pós-operatório, a dor aguda é uma resposta natural ao ato cirúrgico e quando mal-controlada gera sofrimento desnecessário e pode ser deletéria à pessoa, contribuindo para o aumento da morbidade pós-operatória, do tempo de internação e elevação dos custos do tratamento (Lima et al, 2008). Destacaremos neste estudo a queixa dolorosa dos pacientes submetidos à esternotomia, uma vez que, o quadro doloroso é um dos mais intensos no período pós-operatório (Xavier et al, 2005), caracterizado por uma diminuição da expansibilidade da caixa torácica, levando a uma maior dificuldade para a ventilação profunda e eliminação das secreções do trato respiratório, podendo ocasionar atelectasias e infecções respiratórias (Pedroza et al, 2007), desta forma o objetivo deste estudo foi investigar a presença de fatores associados ao comportamento doloroso dos pacientes submetidos à esternotomia.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo descritivo, prospectivo e transversal. A amostra foi composta por 172 pacientes submetidos a cirurgia cardíaca, sendo 57,6% pacientes do sexo masculino e 42,4% do sexo feminino, com idade variando de 19 a 78 anos. Os instrumentos utilizados foram a ficha de avaliação fisioterapêutica, composta dos dados sócio-demográficos e clínicos dos pacientes e a escala numérica de dor, que varia de zero a dez pontos. Os procedimentos foram realizados, após aprovação pelo Comitê de Ética da UFRN, através da aplicação dos instrumentos. Os dados categóricos foram submetidos a estatística descritiva e os quantitativos ao Teste Mann-Whitney, no programa SPSS versão 15.0.
RESULTADOS:
Predominou em 65,7% dos pacientes a presença de fatores associados ao aumneto da dor pós-operatória, sendo estes: respirar fundo (32%) ,tossir(16,9%), movimentar-se (5,8%) e retirar o dreno torácico (18%) combinação de dois ou mais fatores (27,3%). A média da dor referida pelos pacientes foi de 3,96 (±3,07) ao respirar fundo, 3,86 (±2,9) para quem apresentou tosse, 3,70 (±2,9) ao movimentar-se e 3,26 (±2,51) na retirado dos drenos torácicos. Ao comparar a média da intensidade dolorosa em relação a presença ou não de fatores associados, no teste Mann-Whitney, não observou-se significância. Em outro estudo que avaliou o comportamento doloroso em pacientes submetidos à esternotomia e à toracotomia póstero-lateral (Xavier, 2005; Rocha, 2001), foram encontrados resultados semelhantes a nossa pesquisa na qual os pacientes demonstraram uma dor moderada com tendência a intensa.
CONCLUSÃO:
Foi notório que os pacientes deste estudo referiram maior queixa dolorosa durante a presença da tosse, dos movimentos, ao respira fundo e ao retirar os drenos torácicos. Desta forma, a identificação, prevenção e controle dessas condições clínicas, bem como o conhecimento da dor decorrente dos procedimentos cirúrgicos, são fundamentais para a compreensão mais integral dos pacientes, uma vez que, aliviar a dor é responsabilidade dos profissionais da saúde, contudo, vários fatores contribuem para o controle inadequado do processo doloroso.
Palavras-chave: cirurgia cardíaca , pós-operatório, medição da dor.